fbpx

O que está procurando?

EXTENSÃO

EXTENSÃO

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) é responsável por conduzir os processos de avaliação interna da Instituição, bem como pela sistematização e prestação das informações solicitadas pelo Governo Federal. Desde a sua criação em 2004, a CPA tem se dedicado a identificar as potencialidades e fragilidades da UNISUAM, além de propor alternativas viáveis para a melhoria contínua da qualidade da Instituição.

Para que todos possam acompanhar e ter acesso às atividades avaliativas realizadas com a participação da comunidade acadêmica e as considerações feitas pela CPA, disponibilizamos o relatório completo no link "documentos". Convidamos todos a participarem ativamente desse processo, contribuindo com suas opiniões, sugestões e críticas construtivas para a melhoria da UNISUAM.

Acreditamos que uma avaliação interna efetiva e participativa é fundamental para o desenvolvimento da Instituição, garantindo a excelência acadêmica, aprimoramento dos serviços oferecidos e a satisfação de todos os membros da comunidade acadêmica. Por isso, encorajamos a participação ativa de todos os estudantes, docentes e funcionários da UNISUAM nesse importante processo de avaliação.

Contamos com a sua contribuição para a construção de uma UNISUAM cada vez melhor, mais eficiente e alinhada às necessidades e expectativas de todos os envolvidos. Junte-se a nós nessa busca constante pela excelência educacional e pela qualidade em todos os aspectos da vida universitária.

Membros

Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), o Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) instituiu a Comissão Própria de Avaliação (CPA). A CPA tem como responsabilidade conduzir os processos de avaliação interna da instituição, além de sistematizar e fornecer as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A CPA foi criada por meio da Portaria GRU nº 07/04, datada de 30 de julho de 2004. Composta por 16 membros, a comissão inclui representantes do corpo docente, corpo discente, pessoal técnico-administrativo e da comunidade externa. Essa diversidade de participantes garante uma visão abrangente e plural no processo de avaliação.

A atual CPA foi designada pela portaria interna Nº 008/23, datada de 07 de fevereiro de 2023. Abaixo, segue o quadro dos membros que compõem a comissão:

Presidente:

  • Igor Ramathur Telles de Jesus


  • Representante da Área de Extensão:
  • Luciano Teixeira dos Santos


  • Representante da Área de Pesquisa:
  • Luciano Teixeira dos Santos


  • Representantes do corpo docente:
  • Rafael Dias Ribeiro
  • Maria Auxiliadora Terra Cunha


  • Representantes do corpo discente:
  • Bruce William Pereira Bueres
  • Adriely Rodrigues da Costa
  • Ygor Teixeira da Silva


  • Representantes do pessoal técnico-administrativo:
  • Márcia Cristina Nogueira Campos
  • Gisele Tamires Vieira Lopes
  • Alessandra Freitas Pereira


  • Representantes da comunidade externa:
  • Natália Casaes Fernandes
  • Patrícia Evangelista Ribeiro
  • Agenda

    Ordem
    Data
    Ata da reunião
    Primeira reunião
    22/01/24
    Segunda reunião
    18/03/24
    Terceira reunião
    20/05/24
    Quarta reunião
    22/07/24
    Quinta reunião
    16/09/24
    Sexta reunião
    11/11/24

    Legislação

    Lei n° 10.861, de 14 de Abril de 2004 (Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências).

    Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional (Nota Técnica INEP/DAES/CONAES n° 065, de 09 de outubro de 2014).

    Decreto nº 9.235,de 15 de dezembro de 2017 (Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino)

    Instrumento de Avaliação Institucional Externa (Subsidia os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação da organização acadêmica. Ministério da Educação. INEP, outubro de 2017).

    Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação (Subsidia os atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Ministério da Educação. INEP, outubro de 2017).

    Histórico

    A Autoavaliação Institucional é um processo contínuo e fundamental para o aprimoramento do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, a IES institucionalizou em agosto de 2004 a sua Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA e vem trabalhando, de forma incremental, no aprimoramento da sua autoavaliação e na apropriação de seus resultados pela IES e pela Comunidade Acadêmica.

    A CPA é responsável por conduzir os processos de avaliação da UNISUAM, sistematizar as informações e realizar a coleta e o tratamento dos dados. Assim, realiza anualmente a autoavaliação conforme os cinco eixos indicados pela Portaria MEC nº 1.382, de 31 de outubro de 2017, que permitem uma visão ampla sobre a qualidade dos serviços educacionais prestados. Esta análise perpassa pelos seguintes pilares:

    1. Planejamento e Avaliação Institucional;
    2. Desenvolvimento Institucional;;
    3. Políticas Acadêmicas;
    4. Políticas de Gestão; e
    5. Infraestrutura.

    Além disso, a CPA da UNISUAM tem como premissas de atuação:
    - Ampla participação da Comunidade Acadêmica, objetivando garantir a diversidade no processo avaliativo e na construção colaborativa da autoavaliação; - Confiabilidade das informações; - Apropriação de resultados, objetivando o planejamento de ações com vistas à evolução institucional.

    Resultados – Relatórios de Autoavaliação

    Fale com a CPA

    Dúvidas, sugestões, comentários podem ser enviados para cpa@unisuam.edu.br.

    Oi, está com dúvidas?
    Fale conosco!

    X
    X
    X
    X
    X
    X
    X
    X