fbpx

O que está procurando?

EXTENSÃO

EXTENSÃO

O que é a Extensão Universitária?

A Extensão é compreendida como um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a articulação entre a instituição de ensino superior e os diversos setores da sociedade, através da produção e da aplicação do saber acadêmico e científico na transformação da realidade social. Em conjunto com o Ensino e a Pesquisa, a Extensão contribui diretamente na formação profissional, ética e cidadã do discente, uma vez que as atividades extensionistas possibilitam o aprendizado sociocultural de saberes e valores democráticos e populares, garantindo o respeito à igualdade e aos direitos humanos. É por meio da Extensão que as demandas e as questões sociais podem ser mapeadas, possibilitando que o conhecimento produzido pela comunidade acadêmica, durante as atividades de ensino e pesquisa, possa ser aplicado na sociedade, assim, promovendo impacto social e superando as desigualdades sociais existentes.

VÁ AINDA MAIS LONGE

Desenvolva sua veia inovadora e prepare-se para os desafios do mercado de trabalho

Desenvolva sua veia extensionista e prepare-se para os desafios do mercado de trabalho. Na UNISUAM, você potencializa e fortalece as competências e as habilidades essenciais para a formação profissional e social, garantindo o aprendizado e o respeito aos valores democráticos e a igualdade de direitos.

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

A extensão universitária no Brasil é regulamentada pela Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes, define princípios, fundamentos e procedimentos necessários para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Este marco legal leva em consideração as diretrizes lançadas pela Política Nacional de Extensão Universitária (2012), desenvolvida pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX), e a Lei n.º 13.005/2014, que “assegura, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária” (BRASIL, 2014).

Nesse sentido, com a curricularização da extensão, todo aluno ingressante a partir de 2023 deverá cumprir, obrigatoriamente, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação na realização de atividades extensionistas.

POR QUE PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA?

participe dos
Projetos de Iniciação Científica

Como participar

Projetos de extensão

FISIOUNISUAM RECOVERY

O FISIOUNISUAM Recovery é um projeto de extensão que visa ajudar estudantes e fisioterapeutas a desenvolver habilidades e competências fundamentais para a prática da fisioterapia esportiva e atividade física. Para isso, foi criada uma atmosfera de aprendizagem e oportunidades para profissionais fisioterapeutas.

Por meio de desenvolvimento contínuo e oportunidades de atuação profissional, este projeto auxilia estudantes e fisioterapeutas a aprimorar suas habilidades profissionais e atingir o alto rendimento na carreira, de forma fácil e objetiva.

Além da capacitação contínua, todos mentorados realizam atividades práticas de atendimentos fisioterapêuticos em eventos esportivos e corporativos para promoção, prevenção e recuperação de dores e lesões musculoesqueléticas, por meio de procedimentos e técnicas fisioterapêuticas atuais e com evidências científicas.

Todos os mentorados serão capacitados a realizarem os atendimentos com as técnicas descritas abaixo:

> Bota de compressão pneumática
> Eletroestimulação
> Ventosaterapia
> Liberação miofascial instrumental
> Criomassagem
> Massagem mecânica
> Massagem esportiva manual
> Alongamento.

A UNISUAM, em consonância com sua missão institucional, entendeu a relevância de promover em suas Unidades de ensino a Universidade Aberta à Terceira Idade, pois acredita que deve participar ativamente da melhoria do processo de maturidade de sua população local. A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) na UNISUAM, vem contribuir com este propósito. A UNATI não é um curso universitário propriamente dito, mas um curso programa, o qual está vinculado à Extensão Universitária, cuja finalidade é propiciar a participação de pessoas da terceira idade no espaço universitário, por meio de atividades específicas voltadas para o desenvolvimento da consciência de cidadania e participação social em diferentes organizações políticas e sociais. Ademais, busca-se estimular a convivência social com vistas à superação do preconceito e discriminação em relação ao idoso, indo ao encontro da proposta descrita.

O sistema alimentar compreende as fases de produção, processamento, distribuição e consumo dos alimentos. Este complexo sistema pode influenciar na redução das desigualdades, quando há a realização do direito humano à alimentação adequada, tanto de quem consome quanto daquele que produz. Um sistema sustentável e justo pode promover melhoria do estado nutricional da população, estimular o consumo de alimentos regionais, com a valorização e manutenção da biodiversidade alimentar, preservar saberes e a cultura alimentar. (OPAS, 2017). Ao Estado cabe a realização dos direitos acima mencionados, por meio de políticas e ações que garantam a soberania e segurança alimentar e nutricional, assim como a sociedade civil possui importante papel de acompanhar, monitorar e propor ações que contribuam com a SAN. Portanto o projeto Paiol surge como espaço para troca de saberes entre aquele que produz o que distribui e o consumidor. O objetivo geral é compreender o sistema alimentar da zona norte do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas e facilitadoras da oferta e acesso a uma alimentação adequada e saudável.

Com o objetivo de compreender e descrever a realidade que os cerca, os estudantes de comunicação que participam do projeto de extensão “Pega a Visão” e que têm o olhar voltado para capturar imagens dentro do tema “Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Trabalho Humano”, vão muito além do ato de informar e documentar os fatos e acontecimentos na sociedade, para cumprirem também a função de reforçar as representações sociais e documentar as suas características. Suas imagens são registros verídicos das representações sociais, uma vez que conseguem registrar, por exemplo, o modo de vida das comunidades, revelando características individuais e coletivas, e capturando aspectos culturais e identitários das comunidades fotografadas.

O Projeto de Práticas Contábeis tem como OBJETIVO GERAL proporcionar ao discente uma vivência prática do conhecimento teórico adquirido em sala de aula através de atendimentos que contribuem para o desenvolvimento local, com a formalização de Microempreendedores Individuais; a manutenção de empresas no mercado através de consultoria contábil, fiscal e empresarial; e a orientação de pessoas físicas solucionando suas pendências junto à Receita Federal por meio da parceria com o NAF – Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal. Tem como OBJETIVO ESPECÍFICO oferecer orientação contábil, fiscal e empresarial à comunidade ao entorno da UNISUAM, permitindo a inserção social e ao mesmo tempo reduzindo os índices da economia informal, contribuindo assim para o desenvolvimento local. Ele se JUSTIFICATIVA uma vez que busca contribuir para a formalização de novos empreendimentos, trazendo o acesso a orientação e auxílio na legalização do seu negócio. A formalização do Microempreendedor Individual (MEI), instituído a partir da Lei Complementar 128 de 19 de dezembro de 2008, contribuirá de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social da região, pois um negócio formalizado contribui para a geração de emprego e renda. Além da contribuição social, o Projeto é de suma importância para que os alunos do curso de Ciências Contábeis vivenciem na prática a teoria desenvolvida em sala de aula, se adequando, inclusive, aos próprios objetivos do Projeto Pedagógico do curso, que tem um cunho bastante prático, sustentando os conceitos de Empregabilidade e formando “um profissional de acordo com as exigências de mercado e preparado para atuar de forma compatível com as suas necessidades” (FIGUEIREDO, 2018, p. 12).

O projeto propõe auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica, tratando como uma violação dos direitos humanos e se expressa de diferentes formas: violência doméstica, violência sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual, etc. A violência contra as mulheres é um fenômeno social complexo que requer uma abordagem especializada. Consideramos que as mulheres são sujeitos de direitos e protagonistas do processo de enfrentamento da violência.

A XIX Semana Internacional de Pesquisa, Extensão e Inovação da UNISUAM, é um espaço importante para se discutir as relações entre Educação, Tecnologia, Inclusão Social e Desenvolvimento. Vive-se em um momento que requer criatividade em todos os sentidos e, principalmente, na Educação Superior. A discussão sobre concepções e metodologias criativas, que possibilitem desenvolvimento cognitivo e inovação, perpassa todos os nove eixos para a inscrição de trabalhos. A perspectiva interdisciplinar é o ponto forte deste evento, que anualmente reúne professores e alunos da UNISUAM e, também, pesquisadores de outras instituições. São 3 dias de conferências, discussões, mesas de comunicações orais, apresentação de trabalhos de Iniciação Científica, Projetos de Extensão, minicursos e, também, resultados de pesquisas desenvolvidas pelos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado, além de pesquisadores de Pós-Doutorado da UNISUAM.

ATENDIMENTO

Acesse nossa central de atendimento

Ver mais

DÚVIDAS

Acesse o nosso FAQ

Ver mais

Oi, está com dúvidas?
Fale conosco!

X
X
X
X
X
X
X
X