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Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa institucionais materializam o trabalho dos grupos de pesquisadores da Graduação e da Pós-Graduação, de pesquisadores isolados e dos discentes que elaboram suas monografias de conclusão de curso.

Descrição das linhas de pesquisa: 

Direitos humanos, ética e cidadania

Desenvolver estudos sobre questões relativas à justiça e à garantia de direitos civis, políticos e sociais. Pesquisar a problemática do acesso à justiça e as diferentes situações de risco social, sobretudo da juventude.

Homem, espaço e meio ambiente

Desenvolver estudo sobre a relação estabelecida entre a sociedade e o meio em que vive, focalizando as formas de ocupação do espaço, a inovação tecnológica e o impacto de tecnologias de produção sobre o meio ambiente e os diferentes grupamentos humanos. Ampliar os estudos sobre o direito urbano e ambiental.

Linguagem, comunicação e novas tecnologias

Desenvolver estudos sobre questões relacionadas à comunicação e à linguagem nas suas diferentes formas e através das mais diversificadas tecnologias. Pesquisar tecnologias da inteligência, de ensino e comunicação e o impacto dessas tecnologias nas relações intersubjetivas. Desenvolver estudos linguísticos e literários ligados ao ensino. Alargar os estudos sobre o discurso, a comunicação e as representações sociais.

Sociedade, cultura e educação

Desenvolver estudos a respeito de questões relativas à reprodução sociocultural dos grupamentos humanos, a mudança social e a socialização das novas gerações, bem como sobre a herança sociocultural e as manifestações artísticas. Ampliar os estudos sobre cultura, organização social e educação.

Violência, família e políticas sociais

Desenvolver estudos sobre o conflito social e o acirramento das lutas distributivas, bem como sobre a relação estado/sociedade e acerca da relação sociedade/comunidade. Estudar e pesquisar a violência em suas mais variadas formas, focalizando a relação desse fenômeno com a dinâmica social e familiar. Ampliar os estudos sobre o envolvimento de crianças e jovens com a criminalidade.

LETRAGUIA: Educação não formal com vistas à gestão de projetos de geração de renda em comunidades

Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e a efetivação da Lei 10639/2003

Orientação de letramento(s) e construção de percursos de leitura de jovens e adultos nos Ensinos Fundamental e Médio: o protagonismo do sujeito-leitor na constituição dos sentidos


Estudos Contemporâneos da Linguagem: Questões Socioculturais e Discursivas

Matriz de Apoio à Educação Especial MAEE

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

UNISUAM INCLUSIVA

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: O PORTADOR DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO LOCAL