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Nota 10
06/04/2021 por Luanda Luiza
Tempo de Leitura: 3 minutos
A curadoria de conteúdo digital educacional tem um papel importante, principalmente nesse cenário pandêmico: trazer para o aluno não só o conteúdo certo, mas no formato que seja mais interessante.
Esse post é pra você, Professor, Pedagogo, Psicopedagogo ou outro profissional que atua diretamente no processo de aprendizagem. Vamos começar diferente. Esqueça, por um minuto, o seu papel como profissional.
Vamos fazer o exercício de pensar no mundo atual. Cada vez mais multidisciplinar (com o perdão da palavra que pode te remeter de volta à sala de aula, foco no exercício), em que conceitos que antes faziam parte da realidade de um nicho muito específico acabam expandidos, pulverizados, povoando outros espaços e sendo apropriados por outras áreas do conhecimento.
Exemplos não faltam: Design Thinking, que surgiu do Design, hoje ocupa realidades desde o mundo corporativo, em variados níveis, as áreas de Tecnologia adotam fortemente e até a área da Educação. Falando em tecnologia, muitos conceitos originais dela também já ganharam o mundo, como as metodologias ágeis, que hoje são usadas até por times de RH.
Bom, essa é a primeira anotação mental dessa leitura: apropriar conceitos de outras áreas é uma tendência e pode ser muito benéfico.
Agora, voltando para o assunto da tecnologia, precisamos começar com algumas obviedades que precisam ser ditas.
É verdade que o mundo digital aumentou exponencialmente o acesso à informação e a quantidade de dados que precisamos processar diariamente. E que ele mudou a forma como nos comunicamos, nos informamos, aprendemos, resolvemos coisas…
Sabemos também que isso tem vantagens e desvantagens. Não é porque tem muita (MUITA) informação de fácil acesso na internet que toda ela é confiável, útil ou faz sentido para todos.
Quem trabalha com marketing digital e SEO já está cansado de saber que não basta um conteúdo estar na internet. Ele tem que ser atrativo para o seu público, despertar o engajamento dele, atingir o objetivo dele enquanto informação. Tudo isso para se tornar relevante e ser cada vez mais buscado e utilizado.
As nossas redes sociais estão aí para nos mostrar que quanto mais se investe em personalização do conteúdo, mais sucesso ele faz com quem consome. Especialmente para as gerações nativas digitais, que são grande parte do público de quem trabalha com educação hoje.
Então, já fica a nossa segunda anotação mental: curar o conteúdo, mostrar a coisa certa para cada pessoa, é uma forma poderosa de gerar engajamento. Especialmente nos meios digitais.
E aí entra em cena o ano de 2020, a pandemia de COVID-19 e você que, acostumado com a sala de aula e, na maioria dos casos, um formato de transmitir conhecimento pouco digital, viu a vida mudar da noite para o dia.
Foram momentos intensos (e ainda estão sendo). Aprender a utilizar ferramentas de conferências virtuais, reprogramar as aulas e a forma de ensinar, lidar com a mudança de comportamento dos alunos em salas digitais, buscar recursos para gerar engajamento e reduzir a evasão nesse novo canal. Tudo isso passou a fazer parte da realidade do profissional de educação.
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Pode ser até que ele já fosse o caminho natural, mas certamente foi bruscamente acelerado pela condição da pandemia. E pegou todo mundo de surpresa.
Então, é hora de buscar ressignificar conceitos de quem já trabalha com internet e já conhece o caminho e a forma de fazer, apropriar para o nosso contexto e tentar encontrar o que há de semelhante e divergente entre as situações, o que pode ser aproveitado e o que teremos que descobrir tentando.
A curadoria de conteúdo digital educacional, que já vinha ganhando espaço nas discussões e aprendizados da área de Educação, tem um papel importante nesse cenário: trazer para o aluno não só o conteúdo certo, mas no formato que seja mais interessante, com uma roupagem que engaje, que se conecte com a realidade e os interesses dele e também com o conteúdo que precisa ser ensinado.
Como já foi dito, a curadoria digital já vinha surgindo como pauta no contexto dos educadores, mas o momento acelerou e trouxe a urgência desse conhecimento.
Para ser capaz de oferecer o melhor conteúdo e gerar um produto educacional de qualidade no ensino online, é importante buscar capacitação acerca do tema.
A UNISUAM oferece uma Pós-Graduação exatamente sobre Curadoria Digital de Conteúdo, que prepara o profissional para lidar com essa tarefa na sua instituição de ensino.
Se formou em Comunicação - Produção Editorial achando que ia fazer o e-book bombar no Brasil, mas acabou aproveitando essa paixão por tecnologia e pela palavra e hoje é focada em trabalhar com Experiência do Cliente em startups de tecnologia. Crossfiteira raiz, é fácil fazer ela feliz: larga no mato com cachorro, cachoeira e levantamento de peso. Num mundo pandêmico, acabou virando mãe de planta também.
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