Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Estude na UNISUAM
31/05/2021 por Tais Leal
Tempo de Leitura: 3 minutos
Publicidade, em sua simples essência, é o ato de tornar algo público em relação a uma marca. No passado, era uma profissão rodeada de glamour, mas agora está evoluindo com as novas tecnologias e ganhando novos contornos. É uma carreira para pessoas que se consideram criativas e buscam algo dinâmico, sem rotinas e desafiador.
Esses foram alguns dos pontos abordados na live Como é o curso de Publicidade, que faz parte da Maratona Muito Mais Futuro, realizada pela UNISUAM para ajudar você na decisão de qual carreira seguir.
É comum confundir os dois termos e usá-los como sinônimos, afinal ambos têm o lado comercial, porém existe uma ligeira diferença.
A propaganda possui um lado mais ideológico e vem da ideia de propagar alguma informação, que não necessariamente precisa ser paga. Já a publicidade trabalha de forma similar, porém com a mensagem associada a uma marca/anunciante e, frequentemente, é paga.
O Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda UNISUAM, Diogo Duarte, exemplificou a diferença entre os dois termos com a seguinte situação: o Governo, por exemplo, pode querer divulgar a mensagem de “não deixe o mosquito da dengue proliferar” e isso é propaganda. Mas, a partir do momento em que uma marca de repelentes está associada, aí já se torna publicidade.
Essa é aquela pergunta que todos querem fazer, mas que não existe uma resposta definitiva. Porém, uma coisa é certa: as marcas continuarão precisando de espaço e as pessoas seguirão precisando das marcas.
Para Diogo, é importante manter atenção ao mercado digital, que segue em expansão e entender que, hoje, vivemos na era da performance e não do glamour. Termos como marketing digital, mensuração de resultados, ROI, planejamento, pesquisa, relacionamento com clientes, entre outras, deverão fazer parte do seu arsenal publicitário.
O ex-aluno e, atualmente, Executivo de Soluções de Negócios da Rede Globo, Guilherme Ribeiro, destacou como a prática vivenciada por ele na UNISUAM o ajudou a encontrar o seu espaço no mercado e aconselhou os alunos a não ficarem ansiosos, mas, sim, aproveitarem o máximo possível o tempo na Graduação para experimentar as diferentes áreas.
“Aproveitem a prática e o mercado irá se apresentar”, disse Guilherme.
Eles também discutiram sobre os benefícios de cursar Publicidade na UNISUAM, com grande destaque para o MUDE e o NHD.
O MUDE é uma das grandes inovações nos cursos de Graduação da Instituição e funciona em módulos que conectam teoria à prática. Funciona assim: os saberes são divididos por temas, por exemplo, no módulo de Influência e Comunicação Multiplataforma, o aluno(a) terá que desenvolver um projeto real com influenciadores ao longo do semestre e assim acontece em cada um dos módulos.
? O Globo aponta: UNISUAM é TOP 10
Já o Núcleo Hans Donner, conhecido como NHD, é o prédio destinado aos cursos da área de Comunicação e Marketing e abriga laboratórios de editoração, agência de publicidade, estúdio de rádio, TV, sala de edição etc.
“Eu comecei no Jornal Fonte como contato publicitário e nem imaginava que um dia seguiria essa carreira. Mas, foi lá que descobri o meu dom e essa experiência me levou ao meu emprego atual, como Executivo de Negócios da Rede Globo”, relembrou Guilherme.
Quer saber sobre o que mais eles conversaram? Então, assista à live completa no vídeo abaixo:
Você pode conferir mais vídeos da Maratona Muito Mais Futuro na nossa playlist do Youtube clicando aqui. (link para playlist)
Jornalista e fotógrafa apaixonada por viagem, boa comida e cerveja artesanal. De alma inquieta e livre, como boa aquariana, largou tudo, pegou a estrada e, desde então leva um estilo de vida nômade, produzindo conteúdo e tentando quebrar alguns tabus.
Deixe um comentário