O que está procurando?

X
X

BLOG

BLOG

Voltar

ECM – Enterprise Content Management

  • Nota 10

01/03/2021 por Nathalia Pimenta

Tempo de Leitura: 2 minutos

ECM – Enterprise Content Management – é o gerenciamento de conteúdos empresariais.  

ECM – Enterprise Content Management: o que isso significa e qual é a importância desse gerenciamento dentro de uma empresa? 

Para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Business Software Alliance – BSA, diariamente são criados mais de 2,5 quintilhões de bytes no mundo todo. Nesse sentido, esse número soa tão estranho aos ouvidos que é até difícil de imaginar o que ele significa, não é mesmo?  

Ok! Você quer um dado mais assustador ainda? Ainda de acordo com a mesma pesquisa aponta que cerca de 90% dos dados existentes no planeta foram criados nos últimos 5 anos! Apenas 10% de toda essa informação foi criada antes disso. 

Bem, com esse tanto de informação girando por aí, a coleta, armazenamento e a segurança desses dados precisa ser feita de maneira muito detalhista e minuciosa. 

E é aqui mesmo que o conceito de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial, ou simplesmente ECM, entra. Ele é o conjunto de ferramentas utilizadas no gerenciamento desses dados, desde a captura até a publicação ou armazenamento do mesmo. 

Conheça agora os 5 componentes do ECM – Enterprise Content Management definidos pela Associação para Gerenciamento de Informações e Imagens  e como eles funcionam! 

1 – CAPTURA

A coleta dos dados pode ser feita de várias formas: conversão de documentos em papel para o digital, dados enviados através de um aplicativo, dispositivo ou software etc. 

Porém, não vale somente coletar, mas, sim, organizar tais dados para que essas informações sejam facilmente localizadas e distribuídas de forma ordenada. 

2 – GERENCIAMENTO

Depois de capturar os dados e organizá-los, é preciso gerenciar as informações a partir de 3 pontos: a conexão, modificação e aplicação dessas informações. Tudo isso, de preferência, feito por meio de um software com possibilidade de acesso remoto. Uma nuvem, por exemplo. 

3 – ARMAZENAMENTO

Agora que os dados estão digitalizados e disponíveis online, é preciso ficar ainda mais atento na organização e segurança deles: é necessário lembrar de realizar backups recorrentes, fazer sempre as atualizações necessárias e separá-los por pastas organizadas para que todos os colaboradores tenham acesso rápido, fácil e intuitivo, minimizando, assim, a possibilidade de causar confusão nos arquivos. 

4 – PRESERVAÇÃO 

Quando se trata de informações, principalmente as sigilosas, todo cuidado é pouco. Por isso, lembre sempre de manter os dados protegidos com senhas (nada de usar aquelas clichês), criptografia, autenticação de 2 fatores e outros métodos de segurança. Cuidado também com quem você compartilha os acessos. 

5 – ENTREGA

Ok! Agora que tudo está em ordem, e seguro, os dados disponibilizados podem ser facilmente encontrados através de buscas e/ou filtros dentro da plataforma. A integração de sistemas pode ajudar e já gerir a entrega de tais conteúdos para os seus respectivos responsáveis. Dessa forma, todo o processo é agilizado e automatizado, diminuindo drasticamente a possibilidade de falha na entrega. 

E aí, que tal começar a colocar tudo isso em prática agora mesmo? Conheça o curso de Pós-Graduação em Gestão da Informação com Ênfase em GED/ECM UNISUAM e desenvolva as skills necessárias para se destacar no mercado de trabalho!

Outras sugestões de postagens pra você...

Conheça os cursos de Tecnologia da UNISUAM
Conheça os cursos de Tecnologia para se...
A escolha de uma profissão deve passar pela identificação com...
Veja mais
Por que estudar Gastronomia
Por que estudar Gastronomia?
A Gastronomia é a ciência de preparar e apreciar alimentos...
Veja mais
Treinamento da Rio quality na UNISUAM
Rio Quality realiza treinamento na UNISUAM
A Rio Quality é a maior distribuidora especialista em Food...
Veja mais

Por Nathalia Pimenta

Jornalista apaixonada criação de conteúdo, internet, memes, e comunicação em tempo real! Mãe de Pet, viciada em Netfilx, geminiana e autora dos livros "Jornalismo Literário e o Drama das Narrativas Reais" e “Vermelho Intenso”

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X