Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

A importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico precoce

  • Viver Bem

03/03/2021 por Nathalia Pimenta

Tempo de Leitura: 2 minutos

Você sabe qual a importância dos exames laboratoriais para o diagnóstico precoce de doenças mais graves? Este é o assunto das próximas linhas . Abaixo, destacamos estudos sobre o tema, previsões para o futuro e falamos de sua importância para a área de análises clínicas. 

A demanda por estudos laboratoriais deve dobrar até 2030. É o que diz uma pesquisa realizada pelo Instituto de Saúde Suplementar – IESS e podemos dizer que isso se deve em parte pelos avanços tecnológicos, mas, principalmente, pela grande importância que os exames laboratoriais possuem para diagnosticar, o quanto antes, doenças mais graves. 

Através de exames e do diagnóstico precoce é possível ter mais segurança na hora da tomada de decisões médicas.

 

A demanda por exames laboratoriais deve dobrar nos próximos anos

 

Afinal, diagnósticos como diabetes, câncer e, mais recentemente, o COVID-19 – só para citar alguns dos principais – dependem de coleta e análises de materiais por parte dos laboratórios para prover um diagnóstico mais assertivo.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% das decisões médicas são com base em resultados de análises laboratoriais. No entanto, esse número é ainda maior quando falamos no ambiente cirúrgico, com participação de 97% nos procedimentos.

Ainda que o diagnóstico e prognóstico sejam as principais razões que vêm em mente quando falamos do assunto, é importante entender que os exames também têm grande participação na etapa de prevenção. Através deles, torna-se possível a detecção precoce de indicadores de enfermidades, evitando a realização de procedimentos mais invasivos e complexos, além de facilitar o tratamento.

 

A Importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce

Atualmente, cerca de 95% das doenças poderiam ser identificadas nos primeiros estágios, ou seja, com maior chance de cura e, claro, melhor qualidade de vida para os pacientes. Por este motivo, é possível reafirmar a importância dos exames laboratoriais no diagnóstico precoce de doenças graves. 

Para atingir esse padrão de eficácia e qualidade é que a UNISUAM desenvolveu a Pós-Graduação em Análises Clínicas e Patológicas, voltada aos profissionais das áreas de Farmácia, Biologia, Biomedicina e outros que já atuem na área de análises laboratoriais.

A especialização concilia teoria, visitas técnicas e vivência prática de Mestres e Doutores na área. Sendo assim, os estudantes podem aprofundar os seus conhecimentos técnicos e desenvolver novas habilidades. 

 

E aí, quer se tornar um(a) Especialista em Análises Clínicas? Conheça a Pós em Análises Clínicas e Patológicas UNISUAM!

Outras sugestões de postagens pra você...

Pratique a sua profissão, venha para a UNISUAM
Pratique a sua profissão, venha para a...
Uma das grandes preocupações de quem ingressa em uma universidade...
Veja mais
Fachada de prédio de Brasília
Formações acadêmicas essenciais para atuar em campanha...
Neste último domingo, 06/10, chegou ao fim mais uma campanha...
Veja mais
Inteligência Artificial: a capacidade de pensar das tecnologias
Inteligência Artificial: a capacidade de pensar das...
Quando há muitos anos nossos pais ou avós assistiam filmes...
Veja mais

Por Nathalia Pimenta

Jornalista apaixonada criação de conteúdo, internet, memes, e comunicação em tempo real! Mãe de Pet, viciada em Netfilx, geminiana e autora dos livros "Jornalismo Literário e o Drama das Narrativas Reais" e “Vermelho Intenso”

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X