Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

2° Mostra de projetos e Aula Magna sobre Soft Skills para o Mercado de Comunicação

O início oficial do semestre foi marcado pela apresentação de projetos desenvolvidos por ex-calouros,

  • Agenda / Rolou por aqui

22/08/2023 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 3 minutos

Chegou o semestre 2023.2 e na última quinta-feira, 17 de agosto, aconteceu a tão esperada
comemoração oficial do início do semestre para os estudantes de comunicação. Abrindo espaço
para a 2° mostra de projetos e Aula Magna sobre Soft Skills e mercado de trabalho, o público teve a
oportunidade de acompanhar presencialmente no auditório Sylvia Bisaggio, em Bonsucesso, a
jornada profissional da Cláudia e do Jefferson, com dicas valiosas para aplicarem no decorrer da
trajetória pela universidade, e no dia a dia de trabalho com transmissão ao vivo no Youtube.

Ex-calouros de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico de 2023,1 foram convidados para
apresentar seus projetos de conclusão de período.


Com o desafio de criar anúncios e apoiar marcas que solucionassem algumas das 17 ODS
(Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU, as turmas produziram material de impacto
social para chamar atenção para as ODS.


As estudantes de Publicidade e Propaganda utilizaram a ODS sobre Erradicação da Pobreza e
produziram o documentário “Os Invisíveis”, que contou a realidade da comunidade e a origem da
pobreza no Brasil desde a abolição da escravatura.

👉 Alunos da UNISUAM lançam site e revista


Os estudantes de Design Gráfico desenvolveram uma nova logo e identidade visual completa para
ONG Compartilhar Conhecimento, com aplicação em materiais didáticos, uniformes, cartão de visita
e outros, encerrando assim a 2° mostra de projetos.

A aula magna ficou sob a responsabilidade de Cláudia Scott, publicitária com pós-graduação em
Metodologias de Aprendizagem Ativas, Marketing Estratégico Digital, Gestão de Pessoas, Liderança
e Coaching e MBA em Marketing, Jefferson Luz e a professora Claudia Val como mediadora.


Com mais de 25 anos de experiência profissional na área comercial e de atendimento, Cláudia
iniciou sua palestra ressaltando um ensinamento: “Quando estamos na frente de um cliente, ele não
é um cliente, ele é gente.” Destacando assim a primeira Soft Skill necessária para o mercado de
trabalho, o Rapport, técnica de criar relação, empatia com a outra pessoa, se colocar no lugar do
outro e trazer mais humanidade às suas ações.


Cláudia compartilhou uma pesquisa realizada pela consultoria de Recursos Humanos Page
Personnel e divulgada pela McKinsey & Company, nela aponta o interesse das empresas por
candidatos com perfil de profissional “T”, que possuem habilidades de Hard e Soft Skills em
equilíbrio. Visto que esta mesma pesquisa apontou que 90% das demissões acontecem por
questões relacionadas às habilidades comportamentais, ainda que as contratações aconteçam por
habilidades técnicas.


Falar sobre as Soft Skills no mercado da comunicação é destacar habilidades comuns entre os
profissionais da área, são: criatividade, não apenas criatividade artística, mas para sair de situações,
propor algo diferente e argumentar, empatia, capacidade de engajamento, influência entre as
pessoas, resiliência e positividade, seu jeito de lidar com seus sentimentos, não ser tóxico.


Além das citadas acima, Cláudia destaca a Inteligência Emocional e Inteligência Relacional como as
principais habilidades a serem desenvolvidas no âmbito profissional e até mesmo pessoal, servindo
também como base para outras Skills.


A Inteligência Emocional, engloba a capacidade de lidar com suas emoções e sentimentos e a de
outros indivíduos. O desenvolvimento dessa Soft Skills se dá através do autoconhecimento,
autorregulação, empatia e gerenciamento interpessoal para lidar com as adversidades diárias do
mercado de trabalho.


A Inteligência Relacional, apesar de pouco comentada, é a mais importante das Soft Skills, ela fala
sobre a capacidade de lidar consigo mesmo, respeitar suas qualidades e limitações, reconhecendo
pontos que podem ser melhorados. Essa Soft Skill é desenvolvida a partir de autoanálise,
reconhecimento de seu lugar, comunicação aberta, escuta ativa e empatia.


Para ilustrar a importância do equilíbrio e desenvolvimento das habilidades básicas para o mercado
de trabalho, Cláudia apresentou um curta-metragem intitulado como “Razão vs Emoção”, que torna
explícita a necessidade de equilíbrio entre cérebro e coração, fazendo-os andarem juntos.


Ao fim de sua palestra, Cláudia reforça que “O ser humano é complexo, ele não é linear, não é uma
ciência exata.” e indicou a leitura de livros renomados que convidam seus leitores a reflexão:
Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o que é ser Inteligente, Big Things
Done, Grande Potencial e A Coragem de ser Imperfeito.


Mostrando que um bom coruja ao ninho volta, o ex-aluno Jefferson Luz, marcou presença na Aula
Magna ao trazer sua vivência e exposição ao desenvolvimento de Soft Skills em suas experiências
profissionais. Filmmaker, estrategista de conteúdo digital, fotógrafo e social media, Luz compartilhou a importância de participar de eventos e projetos da Instituição e que foi, graças a um projeto
desenvolvido em sala, que conseguiu seu emprego em uma agência.


“O profissional que eu sou hoje diz muito sobre os professores e o que fiz”.


Questionado sobre qual Soft Skill ele considerou mais importante para seu desenvolvimento
profissional, Jefferson destacou que a criatividade e gerenciamento de crise foram primordiais para
sua carreira!


O primeiro encontro do semestre e aula magna rendeu dicas sobre o mercado de trabalho atual, do
futuro e como se preparar para desenvolver seu diferencial competitivo com habilidades para além
do seu currículo.



Texto escrito pelas alunas Maria Eduarda Vasconcelos, Natália Moura e Pamela Ferreira.

Revisão de Thais Fraguas.



Venha para a UNISUAM e desenvolva sua carreira!

Outras sugestões de postagens pra você...

Testagem gratuita na UNISUAM reforça prevenção ao...
"Dezembro Vermelho" é o mês dedicado à conscientização sobre o...
Veja mais
Gastromotiva UNISUAM
Parceira da UNISUAM realiza aula no Laboratório...
Você conhece a Gastromotiva? A Gastromotiva é uma organização que...
Veja mais
Onde trabalha o profissional de Enfermagem?
Onde trabalha o profissional de Enfermagem?
A Enfermagem é uma das profissões mais antigas e necessárias...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Juliana Lima | 22/08/2023 à11 13:41

Que artigo incrível e que orgulho das redatoras. Foi uma experiência incrível ter participado do evento e tido a oportunidade de receber insights inesquecíveis dos palestrantes. O semestre não podia ter iniciado melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X