Agenda / Rolou por aqui
14/06/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
O I Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica (EPIC) da UNISUAM rolou entre os dias 17 e 18 de maio, nas Unidades Bangu, Bonsucesso e Campo Grande, com o tema “Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Trabalho Humano”. As áreas temáticas abordadas foram a gestão de pessoas, sustentabilidade e inovação.
O evento Stricto Sensu contou com diversas palestras super relevantes e 7 minicursos, com o objetivo de promover a cooperação da pesquisa na Iniciação Científica como condição empreendedora do desenvolvimento humano sustentável.
? Muito aprendizado e absorção de conhecimentos: Carreiras Talks: inovação, tecnologia, liderança e desenvolvimento local
Ao todo, mais de 800 pessoas assistiram às palestras, que ocorreram de maneira presencial, em Bonsucesso, e através do nosso canal do YouTube, nas Unidades de Bangu e Campo Grande. Além das palestras, mais de 250 alunos da UNISUAM participaram dos minicursos.
Cátia Regina, responsável pelo evento, falou sobre a importância do Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica UNISUAM para a vida acadêmica e profissional:
“A Iniciação Científica promove o compartilhamento do conhecimento acadêmico fomentando a ciência e a pesquisa. É um programa que permite o ingresso de estudantes de Graduação na pesquisa científica e, com isso, proporciona ao aluno aprendizado extra, além de despertar a vocação científica incentivando novos talentos potenciais entre os acadêmicos.”
Pela manhã, a abertura oficial aconteceu no Auditório Sylvia Bisaggio, em Bonsucesso, com o Professor André Luis Azevedo Guedes como palestrante, abordando o tema “Iniciação Científica: pesquisa em prol do futuro comum”.
? Da UNISUAM para o mercado de trabalho: Bootcamp da Empregabilidade: alunos da UNISUAM brilham e conquistam lugares no mercado
O Professor André Guedes, coordenador dos Cursos de TI, falou sobre o evento:
“Um importante ponto atingido foi mostrar que as pesquisas podem se tornar produtos que sejam bons para todos os envolvidos, ou seja, professores, alunos e toda nossa comunidade. A missão de levar essa mensagem gratifica a todos, pois esse conhecimento qualificado é fundamental para incentivar nossos alunos atuais e futuros a participarem dos novos projetos que a UNISUAM vem preparando para os mesmos, seja no Mestrado ou no Doutorado. Muitos novos produtos surgirão!”.
O palestrante e professor citou ainda o exemplo de um programa de grande sucesso: “Uma referência é o Programa Favela Inova que foi fruto do Programa em Desenvolvimento Local (PPGDL) com cooperação do Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM, das prefeituras e das comunidades. Nos dias atuais, se transformou em uma referência de tecnologia social que poderá ser aplicada a toda sociedade, principalmente as mais vulneráveis.”
? Inclusão e empregabilidade: Bootcamp da Empregabilidade: UNISUAM contrata quatro alunos PCD
A segunda palestra foi conduzida pelos professores Dr. Wladmir Henriques Motta, do CEFET, e pela Professora Dra. Carla Mota, abordando o tema: “Economia Circular e o Futuro que Queremos”, também no Auditório Sylvia Bisaggio, com transmissão pelo YouTube.
? UNISUAM presente: UNISUAM participa do XV Congresso Brasileiro de Educação Superior (CBESP)
Já os minicursos foram realizados no dia seguinte, 18 de maio, confira:
Minicurso: “Correlação entre força muscular respiratória e mobilidade diafragmática em indivíduos com lesão medular”
Professora: Dra. Patricia Vigário
Minicurso: “Gerenciamento do tecido neural adicionado a orientação para manter-se ativo nas medidas clínicas e na neurodinâmica do nervo ciático em pacientes com ciatalgia crônica: um ensaio clínico randomizado controlado”
Professor Dr. Alberto Calazans Nogueira
Fisioterapeuta Luiza Moreira
Fisioterapeuta Louise Fernandes
Minicurso: “O efeito do biofeedback do balanço postural sobre a atividade muscular na postura ortostática em jovens adultos”
Professor Dr. Fabio Oliveira
Minicurso: “Avaliação da capacidade funcional ao exercício através do teste AVD-Glittre incorporando as medidas de ventilação pulmonar em obesos”
Professor Dr. Agnaldo José Lopes e Dr. Carlos Eduardo Santos
Minicurso: “Fotojornalismo: entre a força noticiosa e o documento do imaginário social”
Professora Dra. Maria João Palma e Professor Dr. Paulo Cesar Ramos
Minicurso: “Geoprocessamento na análise espacial da relação entre casos de Leishmaniose e condição socioambiental”
Professora Dra. Patricia Billota e Nathaniela da Motta Pirahy Farias
Minicurso: “Combinação de diferentes técnicas de terapias manuais e exercícios de força nas respostas autonômicas, hemodinâmicas, neuromusculares e hormonais em indivíduos treinados e destreinados”
Professor Dr. Estevão Rios
Venha para UNISUAM e desenvolva sua carreira!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário