O 23º Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) vai rolar entre os dias 7 e 11 de novembro, de maneira 100% online. Realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (SEMESP), o CONIC – SEMESP busca identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar projetos apresentados pelos estudantes. Já imaginou apresentar o seu projeto e ainda disputar uma premiação em dinheiro?
O que é o CONIC – SEMESP?
A CONIC – SEMESP é o maior congresso de iniciação científica do Brasil e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos alunos do Ensino Superior, incentivando a pesquisa, a arte e a cultura. Logo, busca-se facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, além de promover visibilidade e valorização dos trabalhos apresentados.
O evento é um grande estímulo para as Instituições de Ensino Superior (IES), como a UNISUAM, e principalmente para os estudantes de Graduação em processo de investigação científica, que têm a oportunidade de se preparar e se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho. A contribuição científica agrega valores sociais tanto para a UNISUAM, quanto para os estudantes.
Objetivos do CONIC – SEMESP
- Despertar vocação para os campos da Ciências e carreiras tecnológicas, incentivando talento entre alunos de Graduação;
- Qualificar os estudantes de Graduação para ingressos em programas de Pós-Graduação, além de aprimorar o processo de formação dos profissionais para atuar em diversos setores da sociedade;
- Estimular Professores Pesquisadores a engajarem estudantes em processos de investigação científica, otimizando a capacidade da Instituição de Ensino Superior na formação de profissionais altamente qualificados;
- Incentivar o interesse da pesquisa nos campos da Ciência e Tecnologia;
- Estimular a pesquisa científica relacionada à busca por alternativas sustentáveis para a preservação ambiental.
Como se inscrever no CONIC – SEMESP
As inscrições para o evento estão abertas desde o dia 01 de junho e se estendem até 31 de agosto. Após as inscrições, é feita uma pré-seleção e a partir de 03 de outubro, os candidatos serão informados sobre a aceitação do seu trabalho e no dia 10 de outubro, os estudantes serão comunicados sobre o gradeamento das apresentações em salas e painéis virtuais.
A inscrição do trabalho implica na aceitação geral das normas e condições previstas no edital, por isso, é importante conferir o Regulamento do CONIC – SEMESP antes de iniciar o processo de inscrição.
Confira o passo a passo para realizar sua inscrição
- Para se inscrever, basta clicar neste link;
- Caso o trabalho seja em grupo, é necessário escolher um autor-administrador;
- Faça o cadastro dos dados pessoais e fique atento: todas as informações serão mantidas durante as etapas do evento;
- Preencha os campos obrigatórios: título do trabalho, forma de apresentação, categoria, área, subárea e resumo;
- Se todos os membros do grupo forem alunos do Prouni, FIES e/ou beneficiários da lei de cotas, assinale a caixa correspondente à isenção de pagamento. Só haverá isenção se TODOS comprovarem seu vínculo com os programas citados;
- Faça upload do seu trabalho, que deve estar em formato PDF ;
- Ao submeter o seu trabalho, confira as informações novamente e, se necessário, faça correções.
Instituições de Ensino Superior
- Selecione sua Instituição de Ensino Superior.
Autores/Convites
- Caso o trabalho seja em grupo, o autor-administrador deve convidar, via sistema, todos os alunos-autores que integram o trabalho.
Orientadores
- Cada trabalho deve ter obrigatoriamente ao menos um Professor Orientador, sendo possível convidar mais de um;
- O aluno-administrador deve convidar o professor orientador através do mesmo e-mail que o professor possui cadastrado no CONIC – SEMESP. Caso ele não possua, será necessário criar um.
Colaboradores
- Caso seu trabalho possua algum colaborador, seja pessoa física, empresa ou instituição, pode ser cadastrado no mesmo sistema.
Documentos
- Cada aluno cadastrado deverá encaminhar um documento recente com foto e um comprovante de matrícula, com dados do estudante, assinatura e carimbo da Instituição;
- Os documentos devem ser anexados em até 10 dias úteis.
Pesquisa Socioeconômica
- É recomendado que todos os alunos-administradores preencham a pesquisa socioeconômica disponível no sistema de inscrição.
Concluir minha inscrição no CONIC – SEMESP
- Apenas o aluno-administrador pode finalizar/concluir a inscrição do trabalho;
- Antes de concluir, confira se todas as informações estão corretas. Uma vez finalizado, nenhum dado poderá ser alterado.
Pagamento/Isenção da taxa de inscrição
- O pagamento da taxa será liberado após a conclusão do processo de inscrição Apenas o aluno aluno-administrador terá acesso aos dados de pagamento;
- O pagamento poderá ser efetuado através de cartão de crédito ou boleto bancário;
- Reforçando: só haverá isenção caso TODOS os alunos estejam devidamente matriculados em um Curso de Graduação por meio do Prouni, Fies e/ou sejam beneficiários da lei de cotas.
Valor da Taxa de Inscrição
- 01/06 a 30/06: R$ 70,00;
- 01/07 a 31/07: R$ 90,00;
- 01/08 a 31/08: R$ 110,00;
- Atenção: os alunos da UNISUAM possuem 50% de desconto.
Alunos Autores
- Faça o cadastro e preencha os dados necessários;
- Verifique os convites recebidos e aceite-os;
- Caso haja mais de um convite, aceite apenas um e recuse os demais;
- Caso receba o convite de um um trabalho que não faz parte ou deseje submeter outro projeto, recuse o convite;
- Selecione a Instituição de Ensino Superior e o Curso ao qual está matriculado;
- Envie os documentos com foto e o comprovante de matrícula, com dados do, assinatura e carimbo da Instituição de Ensino Superior;
- Os documentos precisam ser anexados em até 10 dias úteis;
- É necessário preencher os dados do e-mail do Professor Orientador e nome dos Colaboradores, se houver.
Datas
- Período de Inscrições: 01 de junho a 21 de agosto
- Resultado da pré-seleção e notificação de aceitação:
- Gradeamento das Apresentações: 10 de outubro
- Data do evento: 07 a 11 de novembro
- Premiação: 11 de novembro
Premiação do CONIC – SEMESP
Na categoria “Concluído”, o 1º colocado de cada área, recebe o valor de R$ 3.000,00, como premiação. Na categoria “Em Andamento”, o 1º colocado de cada área, recebe o valor de R$ 1.250,00.
Há também uma premiação para o trabalho da categoria “Concluído”, para o projeto que esteja diretamente relacionado a questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), no valor de R$ 2.000,00.
A premiação será o único momento do evento realizado de maneira presencial, na sede do SEMESP, na Rua Cipriano Barata, 2432 – Ipiranga, em São Paulo.
Modelo de Formatação
Os trabalhos da categoria concluído não podem exceder 10 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver. Não deve conter título, nome dos autores, orientadores, colaboradores e da Instituição de Ensino Superior na primeira folha, uma vez que o sistema automaticamente irá criar uma folha de rosto com todos esses dados.
Os trabalhos da categoria em andamento não podem exceder 5 páginas, incluindo figuras e/ou anexos, se houver. Não deve conter título, nome dos autores, orientadores, colaboradores e da Instituição de Ensino Superior na primeira folha, uma vez que o sistema automaticamente irá criar uma folha de rosto com todos esses dados.
Perguntas frequentes
Estou no 8º semestre. Posso participar?
Sim! Apenas alunos que já concluíram a Graduação não podem participar
Não encontrei a minha subárea durante o processo de inscrição. Como proceder?
Clique aqui para buscar a subárea correspondente. Caso não encontre, envie um e-mail para conic@semesp.org.br ou ligue para (11) 2069-4449.
Perdi meu comprovante de pagamento. Posso participar?
Sim! Basta levar um documento com foto (RG ou CNH).
Tem mais dúvidas? Acesse o FAQ da CONIC – SEMESP.
Venha para UNISUAM e volte alto!
Deixe um comentário