Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Programa de Ciências da Reabilitação realiza o VIII Simpósio Paradesportivo Carioca

O Simpósio discutiu a inclusão e reabilitação no esporte para pessoas com deficiência, reunindo profissionais e estudantes.

  • Agenda / Rolou por aqui

03/10/2024 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 3 minutos

No último dia 18 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da UNISUAM (PPGCR) realizou o VIII Simpósio Paradesportivo Carioca. O objetivo do simpósio foi apresentar e discutir, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais e pesquisadores nas diferentes áreas de conhecimento, questões relacionadas ao esporte para pessoas com deficiência, englobando reabilitação, inclusão e alto rendimento. 

O impacto do Simpósio Paradesportivo Carioca supera o âmbito acadêmico e científico, pois aborda questões sociais de um grupo reconhecidamente marginalizado em todo o mundo: pessoas com deficiência.

Palestras e trabalhos apresentados

Cerca de 250 pessoas assistiram às palestras e mesas-redondas que abordaram os temas “O esporte Paralímpico na perspectiva da inclusão”, “A atuação do fisioterapeuta no Esporte Paralímpico”, “Atividades esportivas adaptadas ao ar livre: inclusão e natureza”, “As especificidades do exercício físico e dos esportes para pessoas com deficiência” e “A criação de materiais didáticos para a divulgação e estímulo à prática de esportes adaptados”.

Mesa redonda “Atividades esportivas adaptadas ao ar livre: inclusão e natureza” 

Destaca-se que a palestra de encerramento “A criação de materiais didáticos para a divulgação e estímulo à prática de esportes adaptados Esporte e reabilitação da pessoa com deficiência” foi ministrada pela discente de fisioterapia Thamires de Jesus Holmes, aluna de iniciação científica, que apresentou o produto técnico do seu projeto desenvolvido junto à Profa. Dra. Patrícia Vigário – uma cartilha sobre a utilização da Bocha Paralímpica como uma ferramenta para a reabilitação de pessoas com paralisia cerebral. A cartilha está disponível gratuitamente para download no Observatório do PPGCR.

A sessão de temas livres contemplou a apresentação de 56 trabalhos em formato de pôster, desenvolvidos por discentes da UNISUAM e de instituições externas, que serão publicados no livro de Anais do VIII Simpósio Paradesportivo Carioca e disponibilizados no site do evento. Este foi o maior número de trabalhos apresentados desde a primeira edição do evento, em 2014. A comissão científica avaliadora dos trabalhos contou com a participação de docentes, egressos e discentes do PPGCR e de docentes de duas instituições externas – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx).

A importância do Simpósio

Segundo a Profa. Dra. Patrícia Vigário, a 8a edição do Simpósio Paradesportivo Carioca ocorreu em um momento bastante especial. Poucos dias após o Brasil ter conquistado a 5ª colocação no quadro geral de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris. “O Brasil buscava alcançar esse objetivo há alguns ciclos Paralímpicos e finalmente esse momento chegou em 2024. O recorde de 89 medalhas é uma marca histórica para o esporte Paralímpico brasileiro e consagra o país como uma das grandes potências no cenário mundial. Não podemos deixar esse momento se perder. É fundamental que os investimentos, as pesquisas, e as ações de modo geral que contribuam para o desenvolvimento dos atletas sejam mantidos”, complementou a professora.

O Seminário contou com o apoio da UNISUAM, da Academia Paralímpica Brasileira (APB) e das agências Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Apresentação de temas livres

A realização do VIII Simpósio Paradesportivo Carioca é uma das ações que fazem parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 do PPGCR, de modo a contribuir para o aumento da visibilidade do programa pela divulgação das pesquisas e pelo estímulo ao ingresso de novos discentes e às parcerias interinstitucionais. 

Visite o Observatório CR para mais informações sobre o Programa, nossos pesquisadores, alunos e egressos, produção técnico-científica e processo seletivo para ingresso.

Por Arthur de Sá Ferreira

#BORAFAZER UNISUAM

Outras sugestões de postagens pra você...

Imagem de anfiteatro vazio para divulgar curso de Pós-graduação em Arquitetura Cenográfica
A Pós-Graduação em Arquitetura Cenográfica está chegando!
Estamos a poucos dias da aula inaugural da pós-graduação em...
Veja mais
Você já ouviu falar em Biblioterapia?
Pensar nos efeitos terapêuticos da leitura pode parecer comum. Afinal,...
Veja mais
Descubra os temas mais vistos nas provas do Enem
Enem 2023: confira dicas e informações
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi criado em...
Veja mais

Por Dianne Caamaño

Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X