Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Agenda / Rolou por aqui
03/12/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a Unisuam realizou a UNICOM, uma semana dedicada à comunicação. Organizada pelos alunos e professores, a edição deste ano foi especial: uma comemoração aos 50 anos dos cursos de Comunicação da instituição. Foram três dias de troca de experiências entre alunos, professores e profissionais do mercado, com palestras, oficinas e uma exposição histórica que resgatou a trajetória dos cursos por meio de equipamentos, documentos e memórias.
Em uma abertura inédita, na manhã do dia 29, o professor Pedro Pascoal, que leciona na Unisuam desde 1978 e atualmente é diretor de registro de diplomas, apresentou a autorização oficial para a criação dos cursos de comunicação e revelou que, desde então, 1.869 profissionais já se formaram pela instituição. O evento também homenageou ex-alunos, com destaque para Victor Melo, Amanda Paes e Yan Marques, que participaram do painel “Pratas da Casa”, compartilhando suas trajetórias profissionais.
No primeiro dia, os alunos assistiram a palestras de Alex Souto, fotógrafo publicitário especializado em fotografia de produtos; Rodrigo Veiga, gestor de operações, conteúdo e edição de imagens, com mais de 25 anos de experiência no audiovisual; e Marco Aurélio Veiga, Business and Service Designer e Especialista em Conteúdo e Inovação Empresarial na Firjan. No dia 30, o auditório Sylvia Bisaggio transformou-se em uma grande sala de cinema para a pré-estreia do documentário “Authentic Report”. O filme, que retrata a intensa rotina de coberturas jornalísticas em áreas de conflito, foi seguido de um debate com o diretor Zeca Esperança, o fotojornalista Betinho Casas Novas e o repórter cinematográfico Júnior Alves, proporcionando aos alunos uma visão realista e impactante do jornalismo factual.
Este primeiro dia de UNICOM também incluiu o bazar solidário Celebrazar, organizado pelos alunos do curso de Marketing, sob a orientação das professoras Claudia Val e Ediana Avelar. O bazar foi um sucesso, com toda a renda destinada à Casa Transitória, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade social e suas famílias. A professora Cláudia Val, que também é voluntária na Casa, agradeceu à Unisuam pela abertura do espaço “Para casa Transitória, é muito simbólico estar em um ambiente de educação celebrando um momento tão especial como os 50 anos do curso, pois o trabalho social realizado na casa vai além da ajuda inicial aos assistidos. Muitas vezes, são as atividades artísticas, culturais e outras iniciativas de educação que se estendem aos filhos e fazem a diferença no futuro de pessoas que não tinham mais esperança”, disse em tom emocionado.
As oficinas também foram destaques nesta Unicom. Os alunos participaram de oficina de Redação Jornalística, de Edição de Vídeo, Redação Publicitária, Fotografia, de Iniciação ao Roteiro, Gráfica Experimental, sobre o Figma e ainda uma oficina de Ilustrator.
O último dia foi marcado pela inovação. O ex-aluno Yan Marques, fundador do Chat Learning, falou sobre os desafios da criação de projetos tecnológicos, e a professora Inês Maciel ofereceu uma aula sobre realidade virtual. O encerramento também contou com a premiação de Lucas Nobre e Samara Ramos, alunos de Design Gráfico que foram os vencedores da primeira edição do concurso Design Challenge. O desafio, que foi aberto a todos os alunos de criação, teve por objetivo a criação de um selo comemorativo dos 50 anos dos cursos de Comunicação. Os alunos vencedores deste primeiro Design Challenge receberam das mãos do professor Gercton Coitinho, coordenador dos cursos da Escola de Comunicação e da professora Maria João, coordenadora do Núcleo de Comunicação Hans Donner uma mochila recheada de brindes da Unisuam, além do lindo troféu com a aplicação do selo criado, gentilmente produzido pela equipe do Espaço Maker Unisuam.
O professor Gercton fez o encerramento da Unicom agradecendo a todos que já passaram pelos cursos de Comunicação, sejam alunos ou professores, e relembrou a importância da semana de comunicação como o momento de troca de experiências multidisciplinares. Prof. Gercton anunciou ainda a chegada dos cursos de Publicidade e Propaganda e Marketing em Bangu e também na Unidade Campo Grande, já com inscrições abertas para o vestibular, reforçando o crescimento da Escola de Comunicação e o compromisso da Unisuam de levar uma sólida formação de novos profissionais às diversas áreas do Rio de Janeiro. Depois de uma edição histórica, a contagem regressiva para a próxima UNICOM já começou! Até 2025!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário