Agenda / Rolou por aqui
17/11/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
Entre os dias 21 e 23 de novembro, a UNISUAM promove mais uma Jornada BrasileirAfro. Em sua 25ª edição, o evento tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a importância dos povos africanos, sua força, relevância, crenças e contribuições na formação do Brasil.
O Professor João Silva, Coordenador do Curso de Serviço Social, entende que o tema é fundamental para a compreensão da diversidade no país, ao passo em que propicia a valorização da história e da identidade afro-brasileira:
“Em primeiro lugar, é primordial reconhecer a importância dos povos africanos na construção da sociedade brasileira. Ao longo dos séculos, eles contribuíram de maneira significativa incorporando conhecimentos, tradições e práticas que enriqueceram o nosso arcabouço cultural e hoje fazem parte de tudo o que nós somos e vivemos”, reforça.
As Instituições de Ensino Superior são espaços voltados não apenas para a formação de profissionais, mas também para o fomento da reflexão crítica e do engajamento em causas sociais. Assim, a UNISUAM – que possui a missão de transformar vidas – busca promover cada vez mais a diversidade e inclusão ao reconhecer e prestigiar as contribuições dos povos afrodescendentes por meio de ações afirmativas e de impacto social:
“Somos comprometidos com a evolução da justiça social e dos direitos humanos em nossa sociedade, buscando exercer um papel ativo ao realizar eventos desse tipo, bem como ao garantir que essa diversidade esteja presente no nosso quadro de colaboradores, além de manter o Comitê de Diversidade e Inclusão, que se estabelece como um órgão consultivo que norteia as ações afirmativas da UNISUAM”, completa o Professor João Silva.
Assim, durante a XV Jornada BrasileirAfro, será destacada a importância de integrar atividades culturais e acadêmicas, mostrando como a interdisciplinaridade é fundamental para uma abordagem mais ampla dessas questões.
Vamos contar com o envolvimento de diversas áreas do conhecimento, como Educação Física, Arquitetura, Design de Interiores, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Psicologia, Estética e Serviço Social, trazendo palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentações culturais, stands e amostras que prometem um ambiente rico para a troca de conhecimentos e experiências. O Coordenador João finaliza com um recado:
“Gostaria de ressaltar a importância da abordagem inclusiva pensada, que envolve não apenas a comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. A XV Jornada BrasileirAfro pode ser um espaço de diálogos abertos, desconstrução de estereótipos e fortalecimento do entendimento da riqueza cultural que compõe o tecido social brasileiro, contribuindo com a reparação social tão necessária no país e no mundo”, completa.
Venha e participe!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário