Agenda / Rolou por aqui
17/04/2023 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: < 1 minuto
Nos próximos dias 19 e 20 de abril, a UNISUAM realiza mais uma edição da Jornada da Cidadania Indígena. O tradicional evento, que acontece todos os anos na semana que celebra os povos indígenas, este ano traz como tema “Identidade Cultural e Cidadania”.
Serão diversas atividades e presença de grandes nomes dos cursos de Serviço Social, Direito, Gastronomia, Psicologia, Estética e Cosmética, Educação Física, Enfermagem e Ciências Contábeis. O objetivo é valorizar a diversidade cultural e promover o diálogo intercultural para construção de uma cidadania inclusiva e plural.
✅ Veja também: Quais são as tecnologias indígenas?
Discutir a situação dos povos indígenas no Brasil tem sido pauta constante nos últimos tempos. Atualmente, existem 724 unidades de terras indígenas com 305 etnias de povos indígenas falando mais de 274 línguas diferentes no Brasil.
Historicamente, esses povos originários sempre tiveram perdas dos seus territórios, bem como dos seus elementos culturais. E até hoje lutam por terras e condições básicas de vida. Nos últimos anos, houve um aumento significativo de invasões às terras indígenas, além de queimadas e desmatamentos devido ao enfraquecimento das políticas de demarcação desses espaços.
Para o Professor João Silva, que é Coordenador do curso de Serviço Social e organizador do evento, trazer esse diálogo para a universidade é fundamental:
“A cidadania indígena também está relacionada à construção de identidades culturais e à valorização dos saberes e práticas tradicionais dos povos originários, aqui os povos indígenas. A valorização da diversidade cultural e a promoção do diálogo intercultural são considerados importantes para a construção de uma cidadania inclusiva e plural e a academia é o espaço necessário a estas discussões.”
A programação completa do evento está no Sympla e para participar gratuitamente das atividades é só se inscrever aqui.
Venha para a UNISUAM e esteja atualizado com o mundo!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário