Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Agenda / Rolou por aqui
29/08/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Aconteceu no dia 19 de agosto, na Câmara Municipal de Itanhangá-MT, o “I Workshop de Cidades Inteligentes e Resíduos Verdes” da região, o mesmo foi organizado pela Professora Silvana Dalmolin Wöhl, discente do Mestrado no Programa de Desenvolvimento Local (PPGDL) e orientanda do Professor Dr. André Luis Azevedo Guedes.
O evento teve a abertura do vice-prefeito de Itanhangá, o Sr. Emerson Sabatine e teve participação ativa da comunidade local, dentre eles, representantes da gestão pública municipal, empresários, estudantes, professores, agricultores, profissionais de atividades ligadas aos resíduos verdes, representantes das cooperativas SICREDI e CoopeRita, do SEBRAE MT, além do Grupo de Escoteiros Ipê Amarelo, todos interessados em debater a temática e buscar novos caminhos para a região de Itanhangá no Mato Grosso (MT).
As palestras foram realizadas de forma híbrida e impactaram positivamente o público, a mediação foi realizada pela discente e professora que desenvolve sua pesquisa em prol do Desenvolvimento Sustentável do município e da região. Durante as exposições, foi possível traçar uma linha do tempo do projeto desenvolvido com o apoio e curadoria do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM.
O primeiro desafio foi a construção de uma rede de cooperação que permitiu a realização do 1º workshop sobre o tema no município, uma inovação proporcionada pela pesquisa, um fato até então inédito para a região.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo vice-prefeito Emerson Sabatine, na continuidade, o Professor André Guedes, pontuou o que é uma cidade inteligente e quais ações sustentáveis podem ser pensadas localmente, em consonância com a localização da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Na sequência, a fala foi do membro da Agelíder (Conselho de Desenvolvimento Regional), o Sr. João Guilherme Matté, que é Arquiteto e Urbanista tratando do “Desenvolvimento Urbano Sustentável”.
Na sequência, o tema foi a “Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS)” com a jovem empresária Letícia Becker. Após uma pequena pausa, a consultora do SEBRAE do Mato Grosso, a Sra. Edcleide Nobre apresentou o tema “Negócio de Futuro – Empreendimento Sustentável”.
Por fim, o Professor Dr. Cleber Zequetto, especialista em Culturas Contemporâneas, trouxe a essência do Cooperativismo na construção de ações e projetos de desenvolvimento nas comunidades, assunto que foi base da sua tese “O Ethos do Cooperativismo”.
A Professora Silvana, mobilizadora em prol das Cidades Inteligentes e Sustentáveis em Itanhangá apresentou aos representantes da rede de cooperação as próximas etapas, que são compostas por várias iniciativas. O Sr. Alfredo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (EMPAER) anunciou uma parceria com o secretário de Agricultura, o Sr. Leandro Pascoski para as oficinas de compostagem, visando a produção comercial e compostagem em escolas e residências.
Já a Professora. Daisy, que é presidente do Grupo dos Escoteiros Ipê Amarelo, apresentou sua proposta para a oficina de construção do material de divulgação à comunidade para fomentar uma mudança cultural em conjunto à Secretaria de Educação. Esta, por sua vez, se fez representada pela Professora Suzana Bêss, que aproveitou o “I Workshop de Cidade Inteligentes e Resíduos Verdes” para lançar o projeto das oficinas para os Educadores do município e da região.
O Prefeito de Itanhangá, Edu Laudi Pascoski esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa, principalmente para a mobilização e envolvimento de toda comunidade local, estando esta, representada por empresários, entes do poder público e universidades, para que juntos, possam “construir uma Itanhangá mais próspera, garantindo uma maior qualidade de vida aos cidadãos”.
Esta iniciativa demonstra a importância e o impacto do Programa em Desenvolvimento Local da UNISUAM que é dirigido pela Profa. Cláudia Costa e possui a coordenação da Profa. Patrícia Dusek. O Mestrado e o Doutorado permitem impactar positivamente os territórios onde a UNISUAM possui alunos.
Texto escrito pela Professora Doutora Patricia Maria Dusek
Venha para a UNISUAM e impacte a sociedade!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário