Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Saúde do trabalhador: Pesquisa desenvolve e-Book para prevenção em ergonomia durante trabalho remoto

Saiba mais sobre a pesquisa liderada pela fisioterapeuta Jacqueline Cunha em conjunto com Matheus Mello e Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira, sobre riscos ergonômicos, desconfortos sentidos e avaliação de seu ambiente laboral.

  • Viver Bem

26/10/2021 por Julia Abreu

Tempo de Leitura: 2 minutos

Segundo o Instituto Nacional de Seguridade Social, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor e a Organização Internacional do Trabalho, o registro de doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) no Brasil aumentou 184% entre 2007 e 2016. Melhorar o ambiente laboral, reduzindo o risco e a protegendo a saúde do trabalhador, podem contribuir para atingir o Objetivo 8 para o Desenvolvimento Sustentável Trabalho Decente e Crescimento Econômico da Agenda 2030 da ONU.

Nesse sentido, a pesquisa liderada pela fisioterapeuta Jacqueline Cunha durante seu Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local (PPGDL) na UNISUAM entre 2019-2021 — incluindo Matheus Mello (graduação/iniciação cientifica) e Prof. Dr. Arthur de Sá Ferreira (orientador do PPGDL) — investigou o conhecimento dos trabalhadores da área administrativa do ensino superior sobre riscos ergonômicos, desconfortos sentidos e avaliação de seu ambiente laboral.

“Com base nos dados, verificamos que a maioria dos participantes já tinham ouvido falar nos riscos, mas poucos sabem reconhecê-los, e ainda relataram que não tiveram acesso a informações sobre os riscos em seu ambiente de trabalho, tanto presencial como remoto” comenta Jacqueline. Baseado nesses resultados, foi proposto um e-Book como parte de um programa de prevenção primária aos agravos e reconhecimento dos riscos ergonômicos, com conteúdo socioeducativo com o objetivo de conscientizar e educar os trabalhadores, tendo em vista que o formato digital, é um dos meios de disseminação de informação mais utilizados atualmente.

 

?Como é o mercado de trabalho para o fisioterapeuta?

 

Hoje, o ambiente de trabalho é avaliado por um profissional capacitado, que avalia e indica correções, porém sem a participação dos trabalhadores. “Percebe-se que, mesmo com o uso das Normas Regulamentadoras, Comissões Internas de Prevenções a Acidentes e de programas de prevenções de riscos ocupacionais, As DORT têm sido uma das principais causas de afastamento do trabalho no Brasil”, diz Jacqueline. Considera-se que a maioria dos agravos à saúde dos trabalhadores são evitáveis, de modo que a prevenção primária tem que ser o precursor dos programas e das avaliações ambientais — e o trabalhador o centro dessa mudança cultural, como detentor do saber no que tange sua atividade laboral.

“Espera-se que o e-Book, com foco na autoavaliação de seu local de trabalho, sensibilize trabalhadores desse segmento afim de que possam reconhecer, alertar e/ou sinalizar aos gestores ou autoridades competentes os fatores de risco a que estão expostos” – completam Jacqueline e Matheus.

Outras sugestões de postagens pra você...

logo oficial do g20 brasil 2024
G20: O que é, e por que...
Esse ano o encontro do G20 será em terras brasileiras!...
Veja mais
Projeto de produção de painéis sol UNISUAM
Alunos desenvolvem projeto de produção de painéis...
Durante o segundo semestre de 2023, os alunos de Engenharia...
Veja mais
Alunos da UNISUAM realizam visita técnica ao...
Uma aula diferente, mas repleta de novos aprendizados. No último...
Veja mais

Por Julia Abreu

Estudante de Publicidade e Propaganda, Estagiária em Marketing. Viciada em filmes, séries e conteúdos da área da comunicação social.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X