Carreiras
23/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Um curso de graduação apresenta diversas possibilidades para você se tornar um profissional mais capacitado. Além do diploma, importantíssimo para qualquer carreira, a iniciação científica é uma bela oportunidade para conhecer novos profissionais e aprender muito sobre a área escolhida.
Vamos conhecer mais sobre a importância da iniciação científica?
A iniciação científica é uma ótima maneira de despertar a paixão pela pesquisa e, lógico, aprender o máximo sobre a futura carreira. Dessa forma, ela atua não apenas no processo de desenvolvimento de conhecimento, mas também prepara o estudante a buscar determinados conhecimentos e saber utilizá-los.
Assim, a iniciação científica possui dois objetivos:
Um programa de iniciação científica exige a entrega de um projeto de pesquisa sobre algum tema, definindo como será o desenvolvimento do trabalho. Portanto, é importante procurar professores que estudem temas interessantes para submeter uma proposta de pesquisa em conjunto.
Para iniciar o desenvolvimento de um projeto de iniciação científica é necessário buscar o conhecimento de acordo com a área de atuação. Com o tema escolhido, você deve formular um problema e buscar uma solução para resolvê-lo. Mas como? Com coleta e análise de dados, para que seja possível embasar a solução e obter uma conclusão em relação ao caminho seguido.
Assim, é possível notar a importância da iniciação científica durante a graduação. Afinal, esse processo é uma pequena amostragem do que será encontrado durante sua carreira profissional.
Quando encontrar um problema ou uma mudança de paradigma em sua área de atuação, a base em iniciação científica vai dar o apoio necessário para atacar o obstáculo de maneira mais organizada.
Então, podemos concluir que a iniciação científica ajuda a formar profissionais inovadores. Além de ajudar a reconhecer estudantes com perfil de pesquisador, prepara outros futuros profissionais para lidar com desafios na carreira.
Integrar projetos de iniciação científica são fundamentais para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Isso se deve ao fato de ser o primeiro passo para ingressar em um mestrado ou doutorado.
Dessa forma, o estudante tem mais chances de ser aprovado em uma programa de pós-graduação stricto sensu, em relação aos que não possuem uma iniciação científica no currículo.
A iniciação científica é uma ótima forma de desenvolver habilidades, que com certeza serão importantíssimas em um futuro próximo. Além disso, ela ainda garante destaque em um processo seletivo.
A iniciação científica garante um networking importantíssimo para a carreira. Em contato com professores e demais profissionais durante as pesquisas, o aluno potencializa a aprendizagem e desenvolve boas oportunidades para a carreira.
Você sabia que a iniciação científica garante horas complementares? Pois é! Além de desenvolver habilidades que vão garantir destaque no futuro, ainda conquista horas complementares, tão necessárias para a conclusão da graduação.
Na UNISUAM, a formulação e organização é de responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, que atua em parceria com o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Aqui, o objetivo é formar cidadãos com alto nível de qualificação e disseminação da produção científica, técnica, artística e cultural.
Quer conhecer mais sobre alguns programas de iniciação científica e descobrir como participar? Clique aqui e saiba tudo!
Em 2024, a UNISUAM sediará o IX Congresso Internacional da Rede ACINNET, entre os dias 12 e 13 de junho. O evento é uma grande oportunidade para professores, acadêmicos, profissionais da educação e diversos profissionais de redes parceiras da ACINNET compartilharem seus conhecimentos e experiências.
O tema central do Congresso é Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável, que é de grande relevância para a comunidade científica e para a sociedade em geral. Além de palestras com renomados pesquisadores de todo o mundo, o congresso receberá inscrições de trabalhos científicos para serem defendidos e debatidos.
Já pensou que incrível apresentar e debater a sua pesquisa científica? Então, não perca tempo, clique aqui para inscrever o seu trabalho!
Ficou com alguma dúvida? Confira o edital!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário