Carreiras
08/02/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
No ensino superior, existem diversos recursos didáticos que buscam promover a aprendizagem e a iniciação científica é uma delas. Caso você não saiba, é uma excelente oportunidade para alunos de Graduação, mesmo que não tenham o desejo de se tornarem pesquisadores.
A iniciação científica permite o desenvolvimento habilidades básicas, como escritas e investigação, que são importantíssimas para o futuro de qualquer profissional.
A iniciação científica é oferecida por diversas instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas. Dessa forma, a universidade permite o aprofundamento de conhecimentos em determinados temas.
Nesse sentido, a iniciação científica necessita da aplicação prática de diversos processos metodológicos de investigação. Assim, com foco nos métodos científicos, é possível encontrar soluções para determinados problemas, além de potencializar o processo de aprendizagem durante as etapas de investigação.
As instituições de ensino possuem diferentes maneiras de inscrever o estudante em programas de iniciação científica. Então, é necessário buscar o setor correto e atentar-se às etapas do processo seletivo.
Um programa de iniciação científica exige a entrega de um projeto de pesquisa sobre algum tema, definindo como será o desenvolvimento do trabalho. Portanto, é importante procurar professores que estudem temas interessantes para submeter uma proposta de pesquisa em conjunto.
Ainda é possível participar de um projeto de iniciação científica em outras instituições. Essas oportunidades são importantes para vivenciar essa atividade em outros ambientes.
Integrar projetos de iniciação científica são fundamentais para quem deseja seguir a carreira acadêmica. Isso se deve ao fato de ser o primeiro passo para ingressar em um mestrado ou doutorado.
Dessa forma, o estudante tem mais chances de ser aprovado em uma programa de pós-graduação stricto sensu, em relação aos que não possuem uma iniciação científica no currículo.
A iniciação científica é uma ótima forma de desenvolver habilidades, que com certeza serão importantíssimas em um futuro próximo. Além disso, ela ainda garante destaque em um processo seletivo.
A iniciação científica garante um networking importantíssimo para a carreira. Em contato com professores e demais profissionais durante as pesquisas, o aluno potencializa a aprendizagem e desenvolve boas oportunidades para a carreira.
Você sabia que a iniciação científica garante horas complementares? Pois é! Além de desenvolver habilidades que vão garantir destaque no futuro, ainda conquista horas complementares, tão necessárias para a conclusão da graduação.
Estão abertas as inscrições de trabalhos no IX Congresso Internacional da Rede ACINNET
Na UNISUAM, a formulação e organização é de responsabilidade da Diretoria de Pesquisa, que atua em parceria com o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em grupos de pesquisa cadastrados no CNPq. Aqui, o objetivo é formar cidadãos com alto nível de qualificação e disseminação da produção científica, técnica, artística e cultural.
Quer conhecer mais sobre alguns programas de iniciação científica e descobrir como participar? Clique aqui e saiba tudo!
Inscreva seu projeto de iniciação científica na Congresso Internacional Rede Acinnet
Em 2024, a UNISUAM sediará o IX Congresso Internacional da Rede ACINNET, entre os dias 12 e 13 de junho. O evento é uma grande oportunidade para professores, acadêmicos, profissionais da educação e diversos profissionais de redes parceiras da ACINNET compartilharem seus conhecimentos e experiências.
O tema central do Congresso é Justiça Social e Desenvolvimento Sustentável, que é de grande relevância para a comunidade científica e para a sociedade em geral. Além de palestras com renomados pesquisadores de todo o mundo, o congresso receberá inscrições de trabalhos científicos para serem defendidos e debatidos.
Já pensou que incrível apresentar e debater a sua pesquisa científica? Então, não perca tempo, clique aqui para inscrever o seu trabalho!
Ficou com alguma dúvida? Confira o edital!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário