Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Chef Coruja
17/08/2021 por Leonardo Medeiros
Tempo de Leitura: 2 minutos
Por conta da pandemia da Covid-19, muitos setores tiveram que se reinventar para se manter firmes no mercado. No setor gastronômico não foi diferente, os mais diversos tipos de empreendimentos do ramo alimentício, como: os restaurantes, padarias e cafés, que atendem diretamente os clientes, precisaram inovar, treinar e capacitar sua equipe para não fechar as portas.
Sabemos que uma das formas para seguir na concorrência e se manter forte no mercado foi adotar o esquema de delivery e olhar para as inovações tecnológicas como aliadas, mantendo o cliente e o colaborador em segurança.
Diante disso, o esquema de delivery foi mais utilizado para evitar um possível fechamento das portas. Segundo o levantamento da Statista — empresa especializada em dados de mercado e consumidores — o Brasil foi destaque no segmento de delivery na América Latina em 2020. O país foi responsável por quase metade dos números do delivery: 48,77%. Muitos estabelecimentos que trabalhavam com serviço de buffet ou balcões precisaram se adaptar ao novo normal, oferecendo serviços de entrega para sobreviver à crise. Com isso, cada empresário teve que redobrar o cuidado na elaboração dos pratos até a chegada impecável ao cliente, oferecendo porções individuais ou que atendam quatro pessoas.
? O Globo Aponta: UNISUAM é TOP 10 Universidades Particulares do Rio
A inovação sempre foi importante para que as empresas do setor gastronômico conseguissem adicionar valor aos produtos e serviços ofertados, mantendo o seu destaque perante os consumidores. Todavia, mais do que nunca, inovar no atual cenário poderá significar não só vantagens a longo prazo, mas também a sobrevivência das empresas em um curto prazo. Outro fator, para garantir a permanência do negócio e manter empregos, está ligado à continuidade dos estudos, através de cursos e especializações, que mostram ao mercado a atualização às novas técnicas e tendências nos negócios e na gestão.
Valmir Farias é docente, mestre em Desenvolvimento Local, gestor do curso de Graduação em Gastronomia, de Pós-Graduação na área gastronômica. Desenvolve o Projeto de Extensão: Cozinhando o Desperdício e Auxiliar de Cozinha.
Conheça os cursos da área de Gastronomia!
Redator, Copywriter e Jornalista. Meus interesses se movem na órbita dos livros e da cultura. Dentre os amores, o café, a informação fresca e as boas conversas. "Seja a mudança que você deseja ver no mundo", Gandhi.
Deixe um comentário