Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X
X

BLOG

BLOG

Voltar

Alunos de Design Gráfico desenvolvem aplicativo para Plano de Saúde

A parceria com a Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro (CAURJ) agrega a prática do sistema MUDE da UNISUAM.

  • Coruja em Ação

19/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Uma parceria do Curso de Design Gráfico da UNISUAM com a Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro (CAURJ) está promovendo inovação e tecnologia para facilitar o fluxo entre clientes e colaboradores. O Plano de Saúde sem fins lucrativos, criado e gerido voluntariamente pelos servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  precisava da construção de um aplicativo que agregasse mais valor para as demandas que estavam surgindo. Foi quando o Professor Diogo Duarte fez contato:

“Apresentei a proposta do módulo, alinhamos nossas expectativas e começamos a trabalhar. Dividimos o projeto em 3 entregas principais: protótipo de baixa fidelidade; testes e UX Research e protótipo com UI navegável. Estamos às vésperas da primeira entrega, com apresentação ao proponente, para que possamos seguir com as pesquisas, ajustes e testes a partir dos feedbacks obtidos”, explica.

O projeto vem sendo desenvolvido dentro da proposta do MUDE, modelo próprio de ensino da UNISUAM, que proporciona a prática aos alunos para uma perfeita integração com o mercado de trabalho. Para Diogo, essa forma de trabalhar os conteúdos é um ganho para a formação dos alunos:

“Com a evolução do MUDE, nada impede que um projeto deste esteja em partes com uma turma de Design Gráfico e em partes com uma turma de Ciência da Computação ou Sistemas para Internet. A tendência é que possamos entregar projetos cada vez mais complexos e completos a partir da transdisciplinaridade. Essa interação com outras áreas e cursos é valiosíssima.”

? Saiba mais sobre o MUDE: o Modelo Único de Ensino da UNISUAM!

Alunos engajados com a proposta

Wireframe: o primeiro protótipo de baixa fidelidade

Wireframe: o primeiro protótipo de baixa fidelidade

Para o desenvolvimento do projeto, sete alunos estão envolvidos, divididos em funções e compartilhando tarefas, aplicando os conceitos e técnicas que aprendem nos módulos. Com a prática, o aluno também identifica seus potenciais e consegue melhorar a sua performance. E a inserção no mercado de trabalho tende a ficar mais facilitada, uma vez que ele passa a ter um portfólio de atividades que ele participou. 

Para Diogo Duarte, esse é um dos maiores ganhos que a metodologia traz: “Aqui não temos alunos que se formam sem saber como fazer o que precisa. Entendemos que esta é uma demanda constante do mercado, que por vezes não consegue ser atendida. É maravilhoso ver a evolução da confiança e da performance desses alunos no decorrer dos módulos. Me sinto privilegiado.”

Sentimento compartilhado pelos próprios participantes. Douglas Arêde, de 27 anos, é um dos alunos envolvidos no projeto: “Quando eu comecei o curso, eu tinha apenas a visão de que somente existia o Design Gráfico e não imaginava nada sobre o Design Digital. Dentro de UX/UI consegui conhecer mais esse outro lado do Design. Com os conteúdos disponibilizados no moodle e as aulas presenciais, estou conseguindo realizar o trabalho. A experiência está sendo bastante satisfatória e agregadora”, afirma.

A mesma experiência também está sendo vivida por João Vitor da Silva Portela, de 23 anos: “Esse projeto é desafiador. Mas com a ajuda das aulas, dos professores e colegas de turma, vejo de forma prática e interna o que estamos vivenciando todos os dias nos aplicativos, quais procedimentos necessários e como desenhá-los para atender o que queremos”, declara.

Parceria de sucesso

Satisfeito com a parceria, Rodrigo Origuela, Gerente Comercial e Marketing da CAURJ, vê a iniciativa como uma grande oportunidade: “Para nós é uma satisfação enorme ter uma instituição tão conceituada como a UNISUAM como parceira nesse projeto. Poder apoiar um projeto realizado por universitários é uma realização. Esperamos que toda a experiência vivida seja de grande valia para todos os alunos envolvidos e para nós também”.

Para Diogo Duarte, a troca é muito positiva: “Sem dúvida, os principais ganhos são a agilidade e a profundidade do processo. O projeto é uma oportunidade de ter alunos totalmente focados, aplicando em tempo real o que estão estudando nos encontros de integração. Além disso, o nosso parceiro tem a chance de aproveitar as ideias, de modo a economizar tempo e dinheiro na conclusão de um aplicativo mobile, como esse.”

Saiba mais sobre a Graduação em Design Gráfico da UNISUAM e esteja pronto para o mercado de trabalho! 

Outras sugestões de postagens pra você...

Profissionais da área da saúde atendendo na CLESAM
Conheça a Escola de Saúde e Bem-Estar...
Na Escola de Saúde e Bem-estar da UNISUAM, entendemos que...
Veja mais
Oficina Mesa Posta: um encontro entre o artesanato e a comensalidade
Oficina Mesa Posta: um encontro entre o...
No dia 11 de maio, última quinta-feira, rolou um evento...
Veja mais
Por que fazer Jornalismo?
Por que fazer Jornalismo?
Inquietos, curiosos, estão sempre atrás de saber sobre vários assuntos,...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X