Comunicação e Tecnologia
11/10/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Sabemos que os alunos em fase de vestibular/ENEM dedicam horas aos estudos, na busca por boas notas e pela tão sonhada aprovação. Na era digital, a forma como estudamos e nos organizamos mudou radicalmente. Estão disponíveis aplicativos de gestão de estudos que se tornam aliados indispensáveis para os alunos que buscam otimizar seu tempo e aumentar a eficiência do aprendizado.
Uma das grandes vantagens de usar aplicativos é a possibilidade de ajustar sua rotina de estudos. Se surgirem imprevistos, você pode facilmente reorganizar suas tarefas, garantindo que não perca o ritmo. Vem entender como eles funcionam e os benefícios que ele pode oferecer à sua rotina de estudo.
Organização e Estruturação: O aplicativo My Study Life permite que você crie classes separadas para as matérias de estudos, definindo os dias e horários que ocorrerão. O calendário apresenta de maneira visual as tarefas do dia. Você pode organizar seu dia acadêmico, tanto para classes na escola/faculdade quanto para os dias de estudo de cursinho pré-vestibular.
Acompanhamento do Progresso: Ferramentas como Trello permitem que você crie Quadros para suas tarefas ou matérias de estudo; as listas são excelentes formas de separar visualmente os conteúdos a serem estudados. Além disso, dentro de cada lista você pode inserir checklist com progresso ou anexos, como resumos ou provas anteriores.
Na Habitica, você cria uma rotina de estudos e afazeres de forma mais criativa. Ao concluir cada tarefa, você ganha uma recompensa, como subir de nível na ferramenta, por exemplo.
Redução da Procrastinação: O Forest é indicado para quem deseja manter o foco durante uma atividade. Você pode estabelecer até 2 horas de foco no contador, além de poder indicar o tempo para pausas. É ideal para quem utiliza a técnica Pomodoro.
Revisão e Memorização Eficiente: O Anki é perfeito para quem já possui um material de estudo resumido e deseja fixar ideias. Com ele, você vai criar flashcards dinâmicos e interativos, com foco em leitura ou com resposta. Além disso, você pode separá-los em tags (assuntos), o que pode ajudar a fixar informações de forma mais eficaz, especialmente para conteúdos que exigem memorização, como fórmulas, datas e definições.
Antes de começar a usar qualquer aplicativo, estabeleça metas de estudo. Pergunte a si mesmo o que você deseja alcançar em um determinado período. Isso pode ser a conclusão de um módulo, a revisão de conteúdos ou a realização de exercícios.
Utilize aplicativos de gestão de tarefas para montar um cronograma semanal ou mensal. Distribua suas matérias ao longo da semana, garantindo que tenha tempo para revisões e exercícios. Lembre-se de incluir pausas para evitar a fadiga mental. Além disso, invista em técnicas de gestão de tempo, como por exemplo, a técnicas Pomodoro, que consistem em estudar por 25 minutos seguidos de 5 minutos de pausa.
Lembre-se de reservar um tempo para revisar seu progresso, assim como revisar o que foi realizado ou o que precisa ser ajustado. Não tenha medo de experimentar diferentes aplicativos até encontrar os que mais se adaptam ao seu estilo de aprendizado. Cada estudante é único, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Essa análise contínua ajudará a manter a motivação.
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário