Coruja em Ação
22/10/2024 por Dianne Caamaño
[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Os alunos da Escola de Comunicação da UNISUAM, do curso de Design Gráfico, participaram de uma visita técnica realizada na última quinta-feira (10) à Holográfica, uma gráfica com mais de 30 anos de tradição no Rio de Janeiro. A atividade fez parte do módulo Embalagem, proporcionando aos estudantes uma experiência em campo dos conceitos aprendidos em sala de aula e praticados nos projetos integradores.
Acompanhados pelo professor Rodrigo Piá, os alunos conheceram todas as etapas do processo de produção gráfica, desde a criação de protótipos de embalagens, passando por testes de impressão até a finalização da embalagem para a entrega final, sendo etapas fundamentais para garantir a fidelidade das artes finais. Além disso, observaram de perto projetos realizados para grandes clientes, como Rock In Rio, L’Oréal, Colorama, Prada e Granado e compreenderam como a criatividade e o rigor técnico se encontram no mercado promocional.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi descobrir que 90% das embalagens promocionais são montadas manualmente, destacando o valor da precisão e do trabalho em equipe. Segundo o professor Rodrigo Piá, “essa experiência é essencial para que os alunos entendam na prática como o design e a produção gráfica se complementam e quais são os desafios do mercado”.
O contato presencial e o entendimento de todas as etapas, aumentam o repertório dos alunos e auxiliam diretamente no processo criativo de projetos de design como um todo, não somente de embalagens. Os alunos passam a compreender que projetar não se inicia com a estética do produto final, mas com todas as preocupações de funcionalidade, praticidade, descarte, aproveitamento de material entre outros.
Com essa vivência, os estudantes voltaram para a sala de aula mais motivados e com uma nova perspectiva sobre os desafios do setor. Iniciativas como essa reforçam o compromisso da UNISUAM em oferecer uma formação em um modelo de ensino baseado em projeto, que vai além da teoria, preparando seus alunos para o mercado de trabalho de forma completa e integrada.
Por Raphael Figueira, aluno do curso de jornalismo
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário