Coruja em Ação
13/12/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Estudantes do curso de comunicação social visitaram os estúdios da Rádio Tupi, no Castelo, zona central do Rio de Janeiro. Sob orientação do professor Alexandre Ferreira, radialista da emissora, os alunos conheceram todas as instalações, inteirando-se sobre as etapas de produção nos estúdios de gravação, redação e esportes.
Os alunos acompanharam, ao vivo, a apresentação de um dos programas mais tradicionais da programação, o Patrulha da Cidade. No ar desde 1960, o Patrulha carrega o posto de programa mais longevo da rádio. Ao longo de uma hora de duração, utiliza de bom humor ao noticiar fatos com rádio atores, apresentadores e sonoplastia.
A visita trouxe aos estudantes a experiência de enxergar a produção jornalística de dentro, passo a passo e em tempo real, apresentando o processo de pré-produção e preparação até que o material vá ao ar, além da dinâmica por trás de um programa ao vivo.
Ao final da visita, o aluno de jornalismo Natan Moreira registrou sua experiência. “Visitar a rádio Tupi foi uma enorme satisfação, pois seu papel na sociedade é histórico na comunicação. Foi de grande valia escutar de pessoas que estão construindo constantemente esse legado, de compromisso com o povo.”
O professor Alexandre Ferreira, que neste semestre leciona o módulo Jornalismo e Suas Linguagens, considerou a visita um aprendizado enorme. “Sempre um prazer levar a turma para ver de perto os profissionais trabalhando em tempo real. E ver os olhos dos alunos brilhando e imaginando seu futuro na profissão não tem preço. Nosso trabalho é estimular o crescimento e a capacidade de cada um, além de inspirá-los para um futuro de realizações e sucesso.”
Para o coordenador dos cursos de Comunicação Social, esta é uma rica oportunidade, que marca a trajetória acadêmica dos nossos corujas: “Valorizamos muito as visitas técnicas como esta porque colocam o aluno em uma posição que vai além do espectador. Eles passam a conhecer processos que envolvem a produção, os bastidores e tudo o que acontece antes do programa ir ao ar. Com isso, podem ter insights que enriquecem também os projetos em que atuam dentro da Unisuam, sejam projetos integradores ou extensionistas.”, afirmou o prof. Gercton Coitinho.
Por Beatriz Soares, aluna do curso de Jornalismo
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário