Mestrado
12/12/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
O painel interativo de análise da relação entre casos de leptospirose e precipitação pluviométrica, no município do Rio de Janeiro, é um projeto de autoria do mestre em Desenvolvimento Local Davi Souza de Paula e da Profa. Dra. Patricia Bilotta. É resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local oferecido pela UNISUAM, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz. O projeto tem como objetivo projetar uma ferramenta tecnológica de interpretação da relação entre casos de leptospirose e eventos hidrológicos intensos para apoiar profissionais de saúde pública, pesquisadores e decisores políticos visando auxiliar a prevenção e resposta a surtos epidêmicos.
Trata-se de um dashboard interativo construído na plataforma Power BI, que almeja proporcionar uma análise detalhada e intuitiva dos casos de leptospirose no município do Rio de Janeiro e sua relação com padrões de precipitação entre os anos de 2010 e 2022 (dados históricos), além de projeções para 2023 a 2025. O dashboard reúne dados provenientes do INMET, referentes à pluviometria nas estações Vila Militar e Copacabana, e do SINAN, com registros de casos de leptospirose baseados na data do início dos primeiros sintomas.
Os autores desenvolveram o painel utilizando a análise temporal avançada de dados pluviométricos (INMET) e ocorrência de leptospirose (SINAN), com processamento de dados pelo software R (versão 4.2.0) e aplicação do método estatístico sazonal SARIMA, para fornecer previsões e padrões temporais mais complexos.
São seis painéis, nos quais cada um oferece uma funcionalidade específica, tais como filtros de período, correlação entre os dados, e visualizações dinâmicas de tendências, sazonalidade e projeções futuras. Além disso, o painel permite ajustes pelo usuário para análises mais precisas de eventos como chuvas intensas (decorrentes de eventos climáticos extremos) e seus impactos na incidência da doença.
A pesquisa confirmou padrões claros de sazonalidade indicando um aumento esperado nos casos de leptospirose nos meses de dezembro a abril e mostrou que, para cada aumento de 1 mm na precipitação, eleva para cerca de 0,31% o risco de casos de leptospirose, pois as chuvas intensas contribuem para a disseminação da bactéria Leptospira, sobretudo em áreas urbanas com infraestrutura precária de saneamento básico, drenagem insuficiente e ocupação inadequada do solo, que contribuem significativamente para os surtos da doença. Portanto, diante dos eventos hidrológicos intensos decorrentes das mudanças climáticas, é esperado um aumento crescente do número de registros da doença em áreas de vulnerabilidade econômica e social. Os resultados obtidos na pesquisa foram transformados em um artigo científico, submetido para a Revista A1, que descreve todos os procedimentos utilizados.
3. Saúde e bem-estar;
11. Cidades e comunidades sustentáveis;
13. Ação contra a mudança global do clima.
São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local contribui para que você propague a diferença na sua região por meio da educação e pesquisa. Nosso mestrado capacita profissionais a identificar e potencializar as condições locais, sempre com foco em inovação, empreendedorismo e associativismo. Além disso, possui avaliação de excelência pela CAPES e promovendo ações transformadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Durante o curso, você será preparado para realizar pesquisas aplicadas com o objetivo de resolver problemas concretos e contribuir para a redução das desigualdades sociais, melhorando a saúde, a moradia, a educação e a qualidade de vida da comunidade. São três linhas de pesquisa, sendo elas: Sociedade e Ambiente; Cadeias Produtivas e Sustentáveis; e Inovação e Empreendedorismo
Diferença entre Mestrado Profissional e Acadêmico
Com corpo docente formado por profissionais com experiência no mercado, oferecemos o mestrado com aulas presenciais que acontecem em nossa UNISUAM, campus Bonsucesso. É um programa interdisciplinar destinado a todos os profissionais que buscam aprofundar seu conhecimento. Faça sua inscrição agora mesmo em nosso site. O início do curso está previsto para fevereiro de 2025.
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário