Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Mestrado
05/11/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Se você quer fazer a diferença na sua região por meio da pesquisa e da educação, o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local é o impulso ideal para suas ideias. Esse curso capacita profissionais a identificar e potencializar as condições locais, sempre com foco em inovação, empreendedorismo e associativismo. Além disso, possui avaliação de excelência pela CAPES e promovendo ações transformadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Durante o curso, você será preparado para realizar pesquisas aplicadas com o objetivo de resolver problemas concretos e contribuir para a redução das desigualdades sociais, melhorando a saúde, a moradia, a educação e a qualidade de vida da comunidade.
Nosso corpo docente é formado por profissionais com experiência no mercado. As aulas acontecem presencialmente na UNISUAM, campus Bonsucesso. É um programa interdisciplinar destinado a todos os profissionais que buscam aprofundar seu conhecimento.
Desenvolvimento local é um conceito criado por Muhammad Yunus, economista e empreendedor social de Bangladesh, conhecido como “banqueiro dos pobres”, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2006. Grande parte devido ao seu trabalho com Grameen Bank e o conceito de microcrédito como ferramenta para o desenvolvimento local. Envolve nada mais que empoderar comunidades pobres e indivíduos, oferecendo a eles recursos financeiros mínimos para que possam investir em pequenos negócios e iniciativas que melhorem suas condições de vida.
No Desenvolvimento Local, a ideia é que se promova a inclusão social e fortaleça a democracia através do combate à pobreza, fazendo os representantes da região sejam os protagonistas na elaboração de estratégias, tomada de decisão e por fim, colocando-as em prática.
Envolve pelo menos seis importantes dimensões
Confira as linhas de pesquisa
Sociedade e Ambiente
O modelo de produção atual é excludente e agravador das desigualdades, da exclusão social e da crise ambiental. Esta linha desenvolve pesquisas que versam sobre o trabalho digno, inclusivo e sustentável, constituindo um ambiente propício para reflexões críticas sobre questões relacionadas ao desenvolvimento local, contemplando atualizações do arcabouço político-jurídico (nacional, regional e local), transformações sociais sustentáveis, direitos humanos, estudos e tecnologias voltados para o aprimoramento na área da saúde e da educação.
Cadeias Produtivas e Sustentáveis
Esta linha concentra estudos para a criação de soluções aplicadas no setor econômico, visando a geração de renda e a redução das desigualdades para o desenvolvimento local sustentável. Assim, pesquisas são realizadas no âmbito das cadeias produtivas sistêmicas, entendidas como um processo que envolve todas as etapas de produção de um bem ou serviço, desde o planejamento até a entrega ao destinatário final, e as relações entre as diferentes áreas da economia. Sistemas produtivos sustentáveis são aqueles em que, durante todo o processo, há sempre a preocupação com o meio ambiente, com vistas a mitigar o impacto de cada ação, e ao mesmo tempo gerar riquezas para o setor produtivo. As pesquisas nesta linha resultam em intervenções de diferentes formas, desde as mais simples, como a diminuição dos custos de produção, e das condições adversas do trabalho, até a agregação de valor a produtos ou subprodutos existentes com o emprego de tecnologias limpas.
Inovação e Empreendedorismo
Nesta linha, as pesquisas se destinam a estudar a relação direta entre inovação, empreendedorismo e seu impacto socioeconômico e ambiental positivo. Compreende-se que o desenvolvimento local sustentável está associado às inovações geradas por diferentes grupos de empreendedores (individuais, cooperados, corporativos, associados, entre outros) e que tais iniciativas devem ser entendidas dentro de um processo amplo, que acrescenta valor à atividade humana. Por isso, pesquisas para aprimorar os processos de inovação, ampliar e apoiar o empreendedorismo sustentável são de grande relevância como estratégia proativa de combate à pobreza, redução das desigualdades sociais e mitigação de impactos ambientais negativos.
As inscrições para o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local estão abertas até 22/11/2024, com prova escrita prevista para 23/11 das 9h30 às 11h30. O resultado da prova será divulgado em 26/11. O início do curso está previsto para fevereiro de 2025.
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário