Coruja em Ação
06/11/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Dra. Ana Christina Curi e Dra. Ana Paula A. Ferreira marcaram presença na Osteopathy Australia Conference, organizada pelas entidades Osteopathy Australia, a Osteopaths New Zealand e a Osteopathic International Alliance, nos dias 25 e 26 de outubro de 2004 em Sydney, Austrália.
O evento em 2024 marca o 150º aniversário da criação da osteopatia pelo primeiro osteopata, Andrew Taylor Still. Still, um médico e cirurgião americano, que iniciou a prática da osteopatia em 1874. Em 1892, ele fundou uma universidade no Missouri, hoje conhecida como A. T. Still University, que se tornou a primeira instituição osteopática do mundo.
Saiba mais: UNISUAM abre inscrições para Programa de Pós-Graduação
Ana Curi e Ana Ferreira, ambas egressas dos cursos de Mestrado e Doutorado Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) da UNISUAM, são professoras do Instituto Brasileiro de Osteopatia (IBO).
Dra. Ana Christina Curi apresentou os resultados da sua tese de doutorado sobre COVID Longa. O protocolo do ensaio clínico foi publicado no importante periódico da área International Journal of Osteopahty Medicine (IJOM). Os resultados do ensaio clínico estão agora submetidos para avaliação por pares no mesmo periódico internacional.
“Nosso estudo investigou se o tratamento combinado de osteopatia e fisioterapia foi mais eficaz do que a fisioterapia sozinha para melhorar a fadiga e as limitações funcionais em pessoas com COVID longa”, explica Dra. Ana Curi. Os participantes foram divididos em dois grupos e avaliados antes e após dois meses de tratamento, com um acompanhamento três meses depois. O objetivo principal foi comparar os efeitos dos tratamentos na fadiga e nas funções físicas dos pacientes”, completa Ana Curi.
Dra. Ana Paula Ferreira apresentou o tema Validity and Reliability of C1 Transverse Process Palpation Method, com base em dois dos artigos sobre acurácia e confiabilidade de métodos palpatórios desenvolvidos na sua tese de doutorado.
“No estudo sobre acurácia, avaliamos com que exatidão a palpação localiza os processos transversos da primeira vértebra cervical e os músculos masseteres, usando tomografia computadorizada como padrão-ouro. Os resultados mostraram os métodos de palpação foram eficazes para identificar esses pontos anatômicos.”, comenta Ana Paula. “Já no estudo sobre confiabilidade, avaliamos a confiabilidade entre avaliadores de um método de palpação para localizar as mesmas estruturas anatômicas, além de investigar se características pessoais influenciam essa precisão. Concluímos com esse estudo que o método de palpação para localizar os C1TP é altamente confiável e preciso”, completa Ana Paula.
Na mesma oportunidade do evento, Dra. Ana Paula participou da residência do Programa Internacional de Liderança em Pesquisa Strengthening Osteopathic Leadership and Research (SOLAR) promovido pelo Australian Research Centre in Complemantary & Integrative Medicine da University of Technology Sydney. Participou também do Painel sobre Identidade Profissional Osteopática.
A presença de nossas ex-alunas e suas contribuições, como a apresentação de suas pesquisas e publicações em importantes periódicos, é um reflexo do compromisso do nosso Programa com a excelência acadêmica e a internacionalização. “É muito gratificante ver que nossos trabalhos estão sendo reconhecidos globalmente e contribuindo para o avanço do conhecimento”, comentou Prof. Arthur de Sá Ferreira, coordenador do Programa (e ex-orientador das egressas). “O acompanhamento contínuo dos nossos egressos, suas publicações e participações em eventos internacionais reforçam a importância do nosso programa, que se empenha não só em formar profissionais altamente qualificados, mas também em fortalecer a presença global da nossa pesquisa”, completa o Prof. Arthur.
Para saber mais sobre esses trabalhos e o PPGCR-UNISUAM, acesse o nosso Observatório CR.
Por Prof. Arthur Sá
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário