ENEM
05/01/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Após muita ansiedade, nervosismo e meses de estudo, chegou a hora de conferir a sua nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O resultado será disponibilizado pelo INEP a partir do dia 17 de janeiro e nós temos certeza que você está apreensivo pelo resultado. Para sanar todas as suas dúvidas, preparamos um manual explicando como conferir e usar a sua nota do Enem.
Primeiramente, você deve acessar a página do participante no site do INEP, que agora possui um design que simula um chat virtual.
Agora, basta colocar o seu CPF e a senha cadastrada para ter acesso às notas. Caso não se recorde da senha, clique em “Esqueci minha senha” e o sistema enviará um novo acesso para o seu e-mail.
Assim, na página seguinte, você terá acesso às suas notas separadas por prova e o resultado da redação.
Além disso, é possível visualizar o desempenho detalhado da prova de redação. Para isso, basta clicar em “Vista Pedagógica”.
O Enem utiliza um método conhecido como Teoria de Responsabilidade ao Item (TRI), que não leva em conta apenas o número de acertos. Dessa forma, o método se torna um pouco mais complexo que o tradicional.
A TRI qualifica a coerência das respostas, ou seja, quem erra questões muito fáceis, não deveria acertar as mais difíceis. Dessa forma, o sistema considera o acerto como um chute e atribui um valor inferior.
Por esse motivo, dois estudantes com a mesma quantidade de acertos podem ter notas diferentes, uma vez que depende das questões respondidas corretamente.
O Sistema de Seleção Unificado (Sisu) utiliza a nota do Enem para os candidatos concorrerem a vagas em universidades públicas.
A inscrição no Sisu deve ser feita no site e pode ser realizada em dois períodos do ano. Na página, é possível ver a nota de corte do curso selecionado, que pode ser alterada até o último dia da inscrição.
O Sisu 2024 abre suas inscrições no dia 31/02/2024 e encerra dia 03/02/2024. Para se inscrever no Sisu, acesse o site do Sistema de Seleção Unificado.
O Programa Universidade para Todos, conhecido como Prouni, funciona de maneira similar ao Sisu; entretanto, garante acesso à universidades privadas com bolsas de 50% a 100% de desconto.
De maneira idêntica ao Sisu, é possível visualizar as notas de cortes de faculdades particulares e até mesmo fazer alterações durante o período de abertura das inscrições.
Para se inscrever no Prouni, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 28/02/2024 e 03/03/2024.
O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil, programa destinado a financiar cursos de Graduação em faculdades privadas.
O estudante beneficiado de maneira parcial pelo Prouni pode fazer uso do Fies. Para se inscrever, é necessária a pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação.
As inscrições para o Fies devem ser realizadas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior entre os dias 01 e 15 de março.
A UNISUAM garante descontos especiais baseados em sua nota do Enem. Aqui você pode garantir bolsas de até 85% de desconto na Graduação. Além disso, só na UNISUAM você paga o mesmo valor da primeira à última mensalidade!
Você pode se matricular na faculdade nota 5 no MEC utilizando a nota do Enem a partir da edição de 2006. O processo inteiro pode ser realizado de maneira remota no site da UNISUAM.
Na UNISUAM, você pode estudar na modalidade que mais se sentir à vontade. Avaliada com nota máxima pelo MEC, aqui você encontra cursos de Graduação Presencial e EAD.
São 3 unidades, em Bangu, Bonsucesso e Campo Grande, para você estudar de maneira presencial, com professores experientes e renomados, além de laboratórios e estrutura de primeira linha.
Se você prefere o ensino à distância, o EAD UNISUAM conta com 20 polos educacionais espalhados por 10 cidades do sudeste brasileiro. É a flexibilidade e o conforto que você deseja, com a qualidade que você merece!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário