Stricto sensu
25/11/2024 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Para nós, é muito importante falarmos sobre os projetos realizados em sala de aula que saem do papel em busca de melhorar a vida da população. Hoje, abordaremos sobre a criação de uma solução sustentável para o problema de energia enfrentado pelos catadores do Antigo Lixão de Gramacho. Percebemos que a demanda por geração de energia, utilizando fontes renováveis está crescendo rapidamente. O impacto ambiental dos modelos nuclear e termelétrico, a crise hídrica que limita a geração em hidrelétricas e os esforços globais para reduzir as emissões de CO2, tornam essenciais as iniciativas que promovam o avanço das fontes renováveis, com impacto ambiental mínimo, até a sua inserção na matriz energética. Tal assunto foi tema do G20, realizado na capital fluminense, na última semana de novembro.
Uma alternativa é a utilização de energia solar fotovoltaica, por ser um modo de geração de energia limpa, renovável, com a vantagem de possibilitar a produção de energia no próprio local de consumo. Os aterros de triagem e transbordo de resíduos da construção civil (RCC) são áreas destinadas ao recebimento de resíduos volumosos, gerados e coletados por agentes privados. Esses empreendimentos podem realizar a segregação dos materiais, de acordo com sua tipologia, além da transformação e beneficiamento da fração mineral do RCC. Em uma das etapas da granulometria utiliza-se uma peneira elétrica, separadora de grãos finos. A falta de infraestrutura adequada no fornecimento de energia e o potencial solar no local do aterro, propiciaram a pesquisa, o projeto e a construção de um microgerador fotovoltaico, em uma plataforma móvel, com potência de geração suficiente para atender a demanda energética e necessária mobilidade de acordo com as características do terreno.
Essa tecnologia de conversão de energia utilizada em uma peneira elétrica separadora de RCC em um aterro de transbordo, torna o processo sustentável, com ganhos ambientais, econômicos, sociais e consequentemente contribuindo para o desenvolvimento local. Com a solução apresentada e concretizada, os catadores do antigo “Lixão de Gramacho” passaram a auferir cerca de um salário mínimo/mês, cada um.
Os resultados foram significativos para os catadores da ACEX – Associação Carioca de Catadores e Ex-Catadores, na medida em que antes do projeto os catadores utilizavam-se de uma peneira movida a bateria de antigo caminhão, movido a óleo diesel. Além da questão ambiental, pela queima do óleo diesel, que é muito poluente, havia o custo elevado com o combustível, sem contar as interrupções ocasionadas tanto pela necessidade do caminhão para outras finalidades, quanto para a manutenção pelo desgaste do uso do veículo. O projeto pode ser replicado para outras estações com as mesmas características.
1. Erradicação da pobreza
7. Energia limpa e acessível
8. Trabalho decente e crescimento económico
11. Cidades e comunidades sustentáveis
13. Ação contra a mudança global do clima
17. Parcerias e meios de implementação
São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
O Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local contribui para que você propague a diferença na sua região por meio da educação e pesquisa. Nosso mestrado capacita profissionais a identificar e potencializar as condições locais, sempre com foco em inovação, empreendedorismo e associativismo. Além disso, possui avaliação de excelência pela CAPES e promovendo ações transformadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável.
Durante o curso, você será preparado para realizar pesquisas aplicadas com o objetivo de resolver problemas concretos e contribuir para a redução das desigualdades sociais, melhorando a saúde, a moradia, a educação e a qualidade de vida da comunidade. São três linhas de pesquisa, sendo elas: Sociedade e Ambiente; Cadeias Produtivas e Sustentáveis; e Inovação e Empreendedorismo
Diferença entre Mestrado Profissional e Acadêmico
Com corpo docente formado por profissionais com experiência no mercado, oferecemos o mestrado com aulas presenciais que acontecem em nossa UNISUAM, campus Bonsucesso. É um programa interdisciplinar destinado a todos os profissionais que buscam aprofundar seu conhecimento. Faça sua inscrição agora mesmo em nosso site. O início do curso está previsto para fevereiro de 2025.
Case cedido pela Profª Patrícia Dusek
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário