Estude na UNISUAM
15/01/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Que a psicologia é uma área fascinante, isso nós já sabemos. Mas ela também é cercada de curiosidades, principalmente pelos pacientes, e por alguns estudantes da área. Entre clichês e perguntas curiosas, a verdade é que estudar psicologia vai muito além de ouvir pacientes no divã. Isso porque muitos atendimentos nem acontecem mais em divã! Desde a pandemia de Covid-19, o CRP registrou um aumento significativo de profissionais que inseriram a possibilidade de atender pacientes de forma remota.
Hoje, queremos desvendar os possíveis mitos e verdades mais comuns, para quem está considerando essa profissão ou já está mergulhado no universo das teorias comportamentais. Ou se você está procurando um atendimento, confira com a gente como é o incrível mundo da psicologia!
Conheça o curso de Psicologia da UNISUAM
Os psicólogos não podem contar casos de outros pacientes?
Verdade: Psicólogos não podem contar sobre casos de outros pacientes, conforme previsto no Artigo 9º. A quebra só pode ocorrer com consentimento do cliente ou quando houver previsão legal, conforme previsto no Artigo 10º. O princípio do sigilo profissional é fundamental na atuação dos psicólogos e garante a proteção das informações obtidas durante o atendimento.
Mito: Nada de superpoderes aqui! Psicólogos não conseguem ler pensamentos. O que eles fazem é interpretar padrões de comportamento e usar ferramentas científicas para ajudar seus pacientes a compreenderem e lidarem com suas emoções. Então, relaxa: nenhum psicólogo vai adivinhar o que você está pensando no almoço.
Um psicólogo pode recusar atendimento a um paciente?
Verdade: Sim, o Art. 1º, alínea c, menciona que o psicólogo deve oferecer seus serviços sem discriminação, mas pode recusar atendimentos em situações que comprometam sua segurança, seus valores éticos ou a qualidade técnica do serviço. Em tais casos, o profissional deve justificar eticamente e, se possível, encaminhar o paciente a outro profissional.
Mito: Freud é um dos nomes mais conhecidos na área, mas a psicologia vai muito além da psicanálise. O curso aborda teorias como Behaviorismo, Humanismo e Psicologia Cognitiva, entre outras. Além disso, as áreas de atuação incluem organizações, escolas, hospitais e até mesmo esportes. Psicólogos são muito mais versáteis do que se imagina!
Psicólogos podem quebrar o sigilo para prestar depoimento sobre crimes confessados por pacientes?
Verdade: O psicólogo pode quebrar o sigilo e prestar depoimento em caso de crimes cometidos pelo paciente quando há determinação judicial ou para evitar um dano maior. A justificativa está no Artigo 10 do Código de Ética do Psicólogo. Sabemos que está é uma decisão delicada, e que sempre se deve priorizar o respeito à ética profissional e ao contexto legal.
Mito: Se você acha que o psicólogo é um conselheiro profissional, é melhor repensar. O papel do psicólogo é guiar o paciente para que ele mesmo encontre suas respostas. Nada de frases prontas ou soluções mágicas!
Mito: Apesar de ser um curso voltado para o comportamento humano, psicologia exige conhecimento de estatística. Afinal, como validar estudos e compreender pesquisas sem fazer contas? Portanto, não subestime as aulas de metodologia.
Psicólogos não enfrentam problemas emocionais?
Mito: Psicólogos também são humanos e enfrentam desafios emocionais. Muitos deles inclusive fazem terapia, porque cuidar da própria saúde mental é essencial para exercer a profissão com empatia e eficiência.
A psicologia é muito mais do que uma profissão, é uma forma de impactar positivamente a vida das pessoas e contribuir para um mundo mais equilibrado. Se você quer fazer a diferença, esse é o caminho certo! O curso de Psicologia da UNISUAM contempla a diversidade de áreas de atuação do psicólogo. Desde o início, nossos alunos são envolvidos em projetos práticos, visitas técnicas e eventos, que unem teoria e prática através de um modelo de ensino modular, que valoriza a integração de conhecimentos, competências e habilidades. Ao longo dos módulos, são explorados temas essenciais como desenvolvimento humano, fenômenos sociais e coletivos, políticas de saúde, atenção psicossocial e avaliação psicológica, além de gestão e desenvolvimento de pessoas e inovações na área da psicologia.
São mais de 100 mil alunos formados ao longo dos 55 anos. Nosso ensino é modular baseado em competência, que representa um sistema de ensino por módulos onde o foco se concentra nas competências que o aluno desenvolve ao longo de cada etapa, em vez de disciplinas isoladas. Nosso corpo docente é experiente e renomado, com formações acadêmicas de especialização, mestrado e doutorado. Possuímos uma infraestrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, para realização de projetos práticos e interdisciplinares. E o mais importante, aqui nós temos a avaliação com nota máxima no MEC!
Calcule o seu desconto com a nota do ENEM agora!
Confira as formas de ingresso:
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário