Estude na UNISUAM
18/02/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
Se você pensa que Educação Física é só virar personal trainer, temos uma notícia para você: essa é apenas uma das várias lendas urbanas que circulam sobre a profissão! Vem com a gente conhecer os mitos e verdades sobre Educação Física, nesta lista que preparamos.
Educação Física é só para quem quer dar aula em escola
Mito! A licenciatura permite atuar na educação básica, mas o bacharelado abre portas para diversas áreas, como personal trainer, preparador físico, gestão esportiva, reabilitação e até consultoria em qualidade de vida para empresas. O mercado é amplo e promissor!
Educação Física também é ciência!
Verdade! O curso não é só sobre prática esportiva. Os alunos estudam fisiologia, biomecânica, psicologia do esporte, anatomia e até estatística aplicada ao movimento humano. Não é só suor, é muito estudo!
Qualquer um pode ser personal trainer, é só treinar bem e entender de músculo
Mito! De acordo com o Código de Ética do Profissional de Educação Física, é proibido exercer a profissão sem registro no Conselho Regional (CREF). Além disso, a formação acadêmica é essencial para garantir treinos seguros e eficientes. Um bom personal trainer não se baseia só na própria experiência, mas sim em estudo, técnica e conhecimento científico. Esteja sempre acompanhado de um personal qualificado e autorizado para tal atividade!
O mercado de trabalho para Educação Física está em alta
Verdade! Cada vez mais pessoas estão preocupadas com a saúde e a qualidade de vida. O crescimento das academias, clubes, centros de reabilitação e do setor de bem-estar só aumenta as oportunidades para os profissionais da área.
Quem faz Educação Física está sempre em forma
Mito! O corpo de um educador físico não é cartão de visitas. O foco está na saúde, na educação e no bem-estar dos alunos. Cada profissional tem um biotipo diferente e não é obrigatório seguir um padrão estético (daqueles estabelecidos pela sociedade..). A ciência por trás do movimento é muito mais importante do que a aparência!
Educador físico trabalhou em pacientes para reabilitar da Covid-19
Verdade! Muitas pessoas tiveram sequelas como fadiga extrema, falta de ar, perda de massa muscular e dificuldades motoras, tornando essencial um acompanhamento especializado. Nesse cenário, os educadores físicos desempenharam um papel fundamental na reabilitação, auxiliando na retomada da mobilidade e da qualidade de vida
Educador físico pode prescrever dietas
Mito! Essa é uma responsabilidade dos nutricionistas! O educador físico pode orientar sobre hábitos saudáveis, mas a prescrição alimentar é exclusiva de profissionais habilitados. Aí entra aquela história: cada profissional no seu quadrado!
Agora que você já desvendou alguns dos principais mitos e verdades da Educação Física, que tal dar o próximo passo? Aqui na UNISUAM, você encontra uma formação completa para atuar em diversas áreas do mercado. Utilize sua nota no ENEM ou nosso modelo de transferência ou segunda graduação, para começar agora mesmo os seus estudos. Inscreva-se e comece sua jornada na Educação Física!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário