Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Graduação
28/01/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 5 minutos
Você é apaixonado por História e está na dúvida se vale a pena ou não fazer uma Graduação EAD? Já adiantamos logo que você pode ter certeza que sim! Se você gosta de estudar eventos do passado e entender as mudanças da sociedade ao longo dos anos, essa é a escolha certa!
O profissional de História busca aprimorar o pensamento crítico, e dar enfoque em fatos importantes. Desta forma, você estará envolvido no universo de pesquisa, utilizando documentos e fontes históricas.
Então, separamos pontos importantes do curso de História para você saber mais. Vamos conferir?
Você vai realizar diversos tipos de pesquisas sobre os mais variados temas, grande acontecimentos, patrimônios, obras e empresas.
Assim, o estudante encontra duas opções: bacharelado e licenciatura. Sendo primeira, focada na formação de pesquisadores, e a segunda voltada para o ensino. Ambas, são costumeiramente cursadas em oito semestres, ou seja, quatro anos.
Um profissional formado no curso de História EAD encontra grandes possibilidades de atuação. Por exemplo, investigação do passado, datação, ensino e muito mais. Então, listamos algumas opções a seguir:
O historiador é responsável por produzir materiais didáticos utilizados na educação, ou seja, livros, apostilas, cadernos de exercícios e tudo que envolve componente curricular.
Dessa forma, seu objetivo é ser um facilitador de construção de conhecimento. A partir do momento em que compreender as demandas de aprendizagem, identificando o perfil dos estudantes e o material bibliográfico necessário, você se tornará um produtor de conhecimento.
Assim, é preciso tornar o material acessível para, focando na compreensão e engajamento do estudante. Logo, é necessário seguir métodos didáticos que serão desenvolvidos durante a Graduação.
Ensinar abre portas no mercado de trabalho. Dessa maneira, você encontra oportunidade no ensino fundamental, médio, cursos e faculdade. Por isso, há grandes perspectivas de empregabilidade.
O professor também é responsável por aplicar provas, trabalhos e atividades. Ou seja, você é responsável por avaliar e dar notas aos estudantes. Atuando principalmente nos anos que envolvem a infância e adolescência, pode ter certeza que sua atuação é de grande importância, uma vez que você cumpre o papel de formar cidadãos e participar das primeiras descobertas afetivas e sociais.
Essa área acaba passando um pouco despercebida para muitos profissionais, mas é de grande importância de e tem ótimas perspectivas de carreira. Isto porque, você será responsável por relatar a história de uma marca, produzindo materiais que serão utilizados em estratégias de comunicação.
Dessa forma, a redação de livros corporativos e o gerenciamento de centros de memórias são algumas das oportunidades que você vai encontrar na área, seja por contratação direta da empresa, ou por meio de agências e consultorias especializadas.
Aqui, você é o responsável por fontes para livros, artigos científicos e teses. Geralmente, esta forma de atuação já começa com projetos de iniciação científica durante a Graduação.
A pesquisa é utilizada para resolver necessidades de conhecimento em determinada área. Por isso, você precisa ficar de olho em formatação, referências bibliográficas e métodos de pesquisa.
A conservação de documentos é fundamental para preserva-los, garantindo a integridade e o acesso. Dessa forma, há a necessidade de atentar-se a cuidados como limpeza, temperatura, umidade, manuseio, entre outros.
Esse trabalho de documentação em museus foca na preservação e no resgate de certos dados. Assim, é fundamental proteger informações como autor, época, técnica de produção, materiais utilizados e demais informações de cada objeto do local.
Existem diversas agências de turismo focadas em rotas históricas. Dessa forma, o objetivo cultural e histórico explora tradições, arte, gastronomia e muito mais. Nada melhor que um historiador para garantir a uma imersão profunda, não é mesmo?
Assim como outras graduações digitais, o curso de História EAD conta com muita flexibilidade de horário e menos gastos de transporte. Dessa forma, é perfeito para você conciliar o trabalho com os estudos. Veja mais sobre como funciona:
As aulas são transmitidas por vídeo, no chamado ambiente virtual de aprendizagem (AVA). As aulas ficam armazenadas e podem ser acessadas quando você preferir. Dessa forma, você conta com bastante flexibilidade, para focar no estudo quando você realmente puder.
Além da versatilidade de horários, não há necessidade de deslocamentos. Você pode assistir da sua aula de onde estiver, bastando um aparelho, como smartphone, tablet ou computador conectado à internet.
Além disso, no ambiente virtual, você encontra quadros de avisos, fóruns para discussões e espaços para tirar qualquer dúvida com colegas e professores.
O curso a distância possui a mesma carga horária do modelo presencial. Porém, você tem total autonomia para acelerar o ritmo de estudo e assistir mais aulas por semana.
Outro fator de destaque é notar que o EAD segue a mesma matriz curricular do presencial. Além disso, você pode encontrar matérias de contextualização, como Introdução ao EAD, ajudando estudantes a não ficarem perdidos com a modalidade.
Além disso, o diploma EAD é exatamente igual ao presencial. Não há diferença entre eles. Isso porque o MEC define como válido ambos os certificados em todo o país.
O ensino 100% digital permite que os estudantes ajustem suas rotinas de estudos, se tornando um grande aliado para quem precisa conciliar o ensino, com a jornada de trabalho ou outras atividades.
Além disso, a flexibilidade de horários permite que o aluno faça adaptações para organizar o tempo de acordo com o ritmo de aprendizagem.
Já que não é preciso se deslocar até um local para estudar todos os dias, o estudante economiza dinheiro de transporte e alimentação, ganhando tempo e recursos para os estudos. Essa otimização permite maior controle sobre a rotina e contribui para a qualidade de vida.
Juntamente com a economia de transporte, os cursos EAD costumam ter preços mais acessíveis, o que contribui ainda mais com o alívio financeiro.
Os cursos a distância permitem que o estudante tenha acesso a conteúdos de diferentes formatos, produzidos por professores e especialistas de todo o mundo. Assim, o processo de aprendizagem se torna mais rico e dinâmico.
No ensino digital, você avança o conteúdo dentro do seu próprio ritmo, sendo possível concentrar-se mais em um determinado tema ou avançar mais rapidamente, caso encontre mais facilidade.
Além disso, assim como no ensino presencial, no EAD é possível interagir com professores e alunos para tirar dúvidas ou discutir assuntos.
Já pensou no estudante que mora em locais afastados dos centro urbanos? Para ele, é muito mais difícil, trabalhoso e custoso deslocar-se até uma universidade. Com o EAD, o aluno estuda de onde quiser, bastando ter acesso à internet.
O EAD exige o uso de tecnologias e ferramentas digitais para ter acesso às aulas e atividades. Assim, além de aprender sobre a área de estudo, o estudante tem a possibilidade de aprimorar as habilidades tecnológicas.
Muitas pessoas não sabem, mas guarde isso para você: os cursos EAD têm a mesma qualidade dos cursos presenciais!
Essa qualidade é uma exigência do MEC que, por meio de leis, portarias e decretos, garante a qualidade e eficácia do ensino a distância.
Você sabia que a UNISUAM oferece mais de 20 Cursos de Graduação EAD? São cursos nas áreas de Negócios, Meio Ambiente, Educação e Tecnologia. Além disso, são mais de 20 polos espalhados por 10 cidades do sudeste!
Com o modelo EAD mais moderno do Brasil, a UNISUAM conta com os Laboratórios Virtuais. Usando a tecnologia 360º, situações do dia a dia são simuladas em realidade aumentada, deixando sua prática profissional mais realista, didática e exclusiva!
Então, todos os caminhos te levam a uma das faculdades particulares mais queridas do Rio. Só aqui, você tem Preço Fixo até a sua formatura, programas de trabalhabilidade e um corpo docente super capacitado!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário