Você tem   

DIAS
HORAS
MINUTOS

para garantir sua vaga e participar do Evento de Volta às Aulas UNISUAM

O que está procurando?

X
X

BLOG

BLOG

Voltar

BBB: um fenômeno de Marketing

O BBB pode ser considerado uma grande vitrine pelas marcas que desejam alcançar o maior público possível e diversas classes sociais

  • Graduação

05/01/2024 por Fernando Moura

Tempo de Leitura: 2 minutos

É impossível ficar alheio ao Big Brother Brasil. No ar há mais de 20 anos, o primeiro reality de confinamento do Brasil é um sucesso absoluto na TV e nas redes sociais. Com diversas personalidades famosas e anônimas, o país para na hora de assistir o programa que marca o calendário do primeiro semestre.

Com a grande audiência na TV, o reality passou a pautar as redes e as marcas observaram uma grande oportunidade para se vincularem ao programa e aos participantes. Dessa forma, o BBB passou a lucrar cifras milionárias, batendo recordes de investimento a cada edição.

Vitrine BBB

O Big Brother Brasil passou a ser visto pelas empresas como uma vitrine que garante grande espaço, não apenas na TV, mas nas redes. Segundo Tatiana Schuchovky, CEO da Ademicon, em março de 2022, a empresa apresentou um crescimento de 40% de vendas em relação ao ano anterior.

 

Do mesmo modo que a Ademicon observou crescimento de vendas, o PicPay registrou um aumento de quase três vezes na simulação de empréstimos por meio do marketing de serviços financeiros do aplicativo, além de um aumento de 57% em pedidos do PicPay Card.





Além do retorno financeiro imediato, Gui Telles, Diretor de Marketing e Estratégia da PicPay, disse que o aumento da visibilidade nas redes fortalece de maneira positiva a associação da marca ao seus atributos tecnológicos e financeiros, garantindo credibilidade e confiança das pessoas.

É preciso tomar cuidado

No entanto, o investimento não é tão simples. Além das cotas de patrocínio serem altíssimas, é necessário possuir uma boa estratégia para evitar constrangimentos. Estar no BBB é mais que colocar apenas a marca em exposição, trata-se de saber desenvolver uma ação e estar pronto para responder às interações que, inevitavelmente, acontecerão nas redes. Situações inesperadas, como participantes que erram o nome da marca ou falam o nome da concorrente, são casos que acontecem com certa frequência e exigem preparo da marca para lidar corretamente.

Além disso, o BBB acaba funcionando como uma lente de aumento para a empresa que utiliza o programa para divulgar sua marca. O marketing precisa estar atento ao que ocorre na companhia como um todo, para não haver ruído entre a comunicação e a realidade.

Um exemplo disso é o aplicativo Quinto Andar, que funciona como imobiliária digital. Patrocinadora do BBB, a marca vivia um processo de demissões em massa e a aparição no programa, jogou luz à situação, o que rendeu diversas críticas por parte do público.

Portanto, percebe-se que não é necessário apenas investir e expor sua marca no programa de maior sucesso do país. É preciso desenvolver um trabalho completo, que leve em consideração o crossmedia e transmedia para comunicar-se de maneira correta e coerente em diferentes formatos e plataformas.


#BoraFazer a vida acontecer!

Outras sugestões de postagens pra você...

Melhores carreiras para 2023
Melhores carreiras para 2023
Ano novo, novas oportunidades. Todo início de ano dá aquela...
Veja mais
Mestrando em Desenvolvimento Local transforma cartela de...
Foto: Gustavo Calanca e Eudes da Silva, Presidente da ONG...
Veja mais
Alunos da Escola de Comunicação na premiação do Design Challenge da UNISUAM
Design Challenge Unisuam: Criatividade e Talento na...
 Os cursos de Comunicação Social da Unisuam completaram 50 anos...
Veja mais

Por Fernando Moura

Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X