Graduação
12/07/2024 por Fernando Moura
[rt_reading_time label="Tempo de Leitura:" postfix="minutos" postfix_singular="minuto"]
Quando se trata de reabilitação e cuidados de saúde, Fisioterapia e Terapia Ocupacional são duas áreas frequentemente mencionadas. Apesar de compartilharem alguns objetivos comuns, como melhorar a qualidade de vida dos pacientes, as áreas possuem abordagens e finalidades distintas. Vamos entender essa diferença!
A Fisioterapia é uma profissão da saúde focada na avaliação, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados ao movimento e funcionalidade do corpo. Assim, os fisioterapeutas utilizam uma variedade de técnicas, incluindo exercícios terapêuticos, manipulações manuais, eletroterapia e hidroterapia, para ajudar os pacientes a recuperar ou melhorar suas capacidades físicas.
Dessa forma, o trabalho do fisioterapeuta é fundamental em situações de recuperação pós-cirúrgica, lesões esportivas, condições crônicas como artrite, e doenças neurológicas como Parkinson e esclerose múltipla. Além disso, os profissionais desenvolvem esse trabalho em diversos ambientes, como hospitais, clínicas, centros de reabilitação e academias.
A Terapia Ocupacional, por sua vez, é uma profissão que se concentra em ajudar as pessoas a realizarem as atividades cotidianas de forma mais independente e eficiente. Os terapeutas ocupacionais são responsáveis por avaliar as capacidades físicas, emocionais e cognitivas dos pacientes, para desenvolver planos personalizados para superar barreiras que dificultam a realização das atividades diárias.
Essa área abrange desde o auxílio a crianças com dificuldades de desenvolvimento, até o suporte a adultos que sofreram acidentes ou enfrentam doenças degenerativas. Os profissionais atuam em ambientes diversos, como escolas, hospitais, lares de idosos, e na comunidade, adaptando o ambiente e/ou as atividades para promover maior autonomia e qualidade de vida.
Dessa forma, percebe-se que embora a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional compartilhem o objetivo de melhorar a vida dos pacientes, elas o fazem de maneiras distintas e complementares. Portanto, compreender essas diferenças é crucial para escolher a carreira certa ou para saber qual tipo de profissional procurar dependendo das necessidades individuais. Ambas as profissões são essenciais no campo da saúde e desempenham papéis vitais na reabilitação e promoção da independência dos pacientes.
A UNISUAM tem mais de 55 anos de história no ensino superior e já transformou mais 100 mil vidas por meio da educação. São centenas de milhares de sonhos realizados, motivo de orgulho para a instituição.
Com três unidades no Rio de Janeiro, a UNISUAM conta com um modelo de ensino focado em proporcionar a atuação prática dos estudantes. Graças a uma estrutura de laboratórios moderna e diversos parceiros educacionais, os nossos alunos têm a oportunidade de colocar em ação todo o conhecimento obtido em sala de aula.
Além disso, a Graduação 100% Online é a mais moderna do país! Com a tecnologia 360º, os Laboratório Virtuais da UNISUAM proporcionam uma aprendizagem muito mais imersiva e dinâmica, deixando sua prática profissional mais realista, didática e exclusiva!
Então, todos os caminhos te levam para uma das faculdades mais amadas do Rio de Janeiro! Só aqui na UNISUAM você tem Preço Fixo DE VERDADE! É isso mesmo! Você paga o mesmo valor da primeira à última mensalidade, sem qualquer tipo de reajuste!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário