Graduação
27/06/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 3 minutos
Na jornada pela educação superior, muitos estudantes se deparam com a escolha entre cursos tecnólogos e bacharelados. Ambos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e oferecem caminhos distintos para o desenvolvimento profissional. No entanto, eles diferem em termos de duração, abordagem curricular, oportunidades e perfil de estudante.
O curso de tecnólogo é uma graduação voltada para a formação específica com foco na prática. Com duração média de 2 a 3 anos, esses cursos são mais curtos do que os bacharelados e focam em preparar o aluno para o mercado de trabalho de forma rápida e direta.
A principal característica dos cursos tecnólogos é a ênfase na prática e na aplicabilidade dos conhecimentos. Desde o início, os alunos são expostos a situações e desafios reais do mercado, facilitando a transição para o ambiente profissional. Dessa forma, o conteúdo prático permite que os estudantes tenham visão privilegiada em relação às necessidades da carreira, além de gerar uma visão empreendedora, compreendendo as necessidades do mercado
Os cursos tecnólogos são oferecidos em diversas áreas, como Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing, entre outros.
O bacharelado é um curso de graduação mais tradicional e abrangente, com duração média de 4 a 6 anos. Esses cursos proporcionam uma formação mais ampla e aprofundada, permitindo que o estudante adquira uma visão holística da área escolhida. Exemplos comuns incluem cursos de Administração, Direito, Engenharias e cursos da saúde.
Uma das principais características do bacharelado é a formação teórica sólida, complementada por experiências práticas ao longo do curso. Além de preparar os alunos para atuar em diversas funções dentro de um campo específico, o bacharelado também oferece uma base para quem deseja seguir carreira acadêmica, cursando uma pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Tanto o tecnólogo quanto o bacharelado são cursos de nível superior e conferem diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Ambos os diplomas têm o mesmo reconhecimento no mercado de trabalho, permitindo que o profissional participe de concursos públicos, faça registros profissionais em conselhos de classe e busque especializações e pós-graduações.
A UNISUAM possui os dois modelos de graduação. Avaliada com nota máxima no MEC, o centro universitário possui ensino baseado em competências, que privilegia o ensino prático durante toda graduação. Aqui, você encontra laboratórios de última geração e docentes experientes no mercado de trabalho.
Além disso, só a UNISUAM possui Preço Fixo de verdade! É garantia de tranquilidade para iniciar sua carreira com tranquilidade, sabendo que você vai pagar o mesmo valor até a última mensalidade!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário