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Educação de Qualidade: Conheça a ODS 04 da Agenda 2030 da ONU

Entenda a importância da ODS04 para garantir educação de qualidade e transformar vidas até 2030.

  • Institucional

17/04/2025 por Dianne Caamaño

Tempo de Leitura: 3 minutos

A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico. Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a ODS04 – Educação de Qualidade, com o compromisso de “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

O que é a ODS04 da Agenda 2030 da ONU

A ODS04 é mais do que um objetivo, é uma promessa global de que ninguém ficará para trás no acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento pessoal. Ela propõe um horizonte em que crianças, jovens e adultos tenham acesso a uma educação que não apenas ensine conteúdos acadêmicos, mas também desenvolva habilidades críticas, sociais e emocionais, fundamentais para a cidadania e o mundo do trabalho.

Até 2030, os países signatários da Agenda 2030 se comprometeram a atingir metas específicas dentro desse objetivo, entre elas:

  • Garantir que todas as crianças completem o ensino primário e secundário gratuito, equitativo e de qualidade;
  • Aumentar o número de jovens e adultos com habilidades relevantes para o emprego e o empreendedorismo;
  • Eliminar disparidades de gênero e garantir acesso igualitário a todos os níveis de educação;
  • Garantir que todos adquiram conhecimentos e habilidades para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo direitos humanos, igualdade de gênero, cultura de paz, cidadania global e valorização da diversidade cultural.

Como o Brasil está atuando para a ODS04

O Brasil tem adotado diversas ações e políticas públicas com o objetivo de cumprir os compromissos da ODS04, para oferecer educação de qualidade, conforme estabelecido pela Agenda 2030 da ONU. Essas ações envolvem desde programas de acesso à educação básica. Confira algumas iniciativas:

  • Plano Nacional de Educação (PNE): O PNE 2014-2024 está em fase de transição, na qual um novo plano foi apresentado ao Congresso em junho de 2024. Nele, havia uma proposta com 18 objetivos e 58 metas mais específicas.
  • Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), continua sendo uma das principais fontes de financiamento da educação básica no Brasil. Foi fundado em 2020, visando reduzir desigualdades regionais e garantir mais equidade na distribuição de recursos educacionais. 
  • Novo Ensino Médio: foi implementado em 2022 e propõe maior flexibilidade curricular. Em 2024, o modelo passou por reavaliações por meio de consultas públicas e discussões no Congresso Nacional, visando ajustes e melhorias em sua implementação.

Desafios presentes na ODS04

Apesar dos avanços significativos nas últimas décadas, especialmente no acesso à educação básica, o mundo ainda enfrenta sérios desafios. De acordo com a UNESCO, cerca de 250 milhões de crianças e adolescentes continuam fora da escola, e outros milhões frequentam instituições de ensino sem alcançar níveis mínimos de aprendizagem.

As desigualdades regionais, de gênero, étnico-raciais e socioeconômicas continuam sendo entraves significativos para o cumprimento pleno da ODS04. Além disso, a pandemia da COVID-19 aprofundou a crise educacional, com o fechamento das escolas e a dificuldade de acesso ao ensino remoto, especialmente em regiões mais vulneráveis.

Uma educação de qualidade é a base para a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável. Ao promover o pensamento crítico, o respeito às diferenças e o engajamento social, a escola se transforma em um espaço de transformação.

Caminhos possíveis para a ODS04 ser realidade

Para tornar realidade o compromisso da ODS04, é necessário:

  • Investimento contínuo em políticas públicas educacionais;
  • Formação e valorização dos professores;
  • Infraestrutura escolar adequada e inclusiva;
  • Incentivo à inovação pedagógica e ao uso de tecnologias de forma equitativa;
  • Parcerias entre governos, sociedade civil e setor privado.

A ODS04 é, antes de tudo, um compromisso com o futuro. Garantir uma educação de qualidade é garantir a oportunidade de que cada indivíduo possa desenvolver seu potencial, participar ativamente da sociedade e contribuir para um mundo mais justo e sustentável. Trata-se de um dever coletivo, que exige engajamento e ação imediata.

IV Simpósio Internacional Agenda 2030 da ONU

O ambiente universitário tem um papel estratégico na erradicação da pobreza, seja por meio da produção de conhecimento, formação de lideranças conscientes ou desenvolvimento de soluções sociais inovadoras. Aqui, cada pesquisa, projeto de extensão e ação comunitária pode ser um passo concreto para transformar realidades. Venha participar do IV Simpósio Internacional – Agenda 2030 da ONU, que irá acontecer nos dias 15 (Museu do Amanhã) e 16 (UNISUAM) de maio. Inscreva-se aqui!

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Por Dianne Caamaño

Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)

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