Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

A contribuição da neurociência para uma rotina de estudos

Neste artigo, a professora Stella Silva mostra como o cérebro funciona quando o assunto é aprendizagem.

  • Nota 10

18/04/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 3 minutos

Cérebro, sinapses, plasticidade, são temas que tem aparecido nos noticiários nos últimos anos e você deve estar se perguntando o que esses assuntos têm em comum com a rotina de estudos.

 

A neurociência é o ponto em comum e tem se dedicado ao estudo do cérebro como órgão do corpo humano e como acontecem os mecanismos de compreensão “das emoções, pensamentos e ações, (…), aprendizado e esquecimento, sonhos e imaginação, fenômenos que nos definem e constituem”(RIBEIRO, 2013), que conduzem ao processo de aprendizagem.

 

Diferentes estudiosos da área apontam que o cérebro trabalha com rotina e costumes, assunto que já abordamos nos encontros passados. Na busca em garantir que o foco permaneça em diferentes situações, micromundos são criados. Quer um exemplo? Quando você precisa responder uma mensagem e entre o teclar das letras e a escolha adequada das palavras, se alguém te perguntar algo, possivelmente você não responderá, pois seu foco está neste micromundo que é o de responder a mensagem.

 

Espero que você tenha registrado a ideia de micromundo, pois será necessário que você crie um voltado para o seu auto estudo.

 

Para este micromundo é necessário que elementos como memória, atenção, emoção, motivação e plasticidade cerebral, elementos da neurociência estejam presentes, lá naquele seu momento de estudo.

 

A memória, um dos elementos fundantes do estudante se estabelece em uma relação que considera seu tempo destinado ao estudo, além da preservação do sono, de exercícios físicos, hidratação, alimentação adequada e horas dedicadas ao lazer. Um cérebro cansado não constrói memórias. Mas vale uma dica extra: é durante o sono que processos fundamentais da memória são estabelecidos e fazer aquela leitura antes de dormir é de grande valia.

 

Já a atenção também tem sido foco de estudo da neurociência, pois o sistema nervoso central só processa sobre o que está atento. Para que sua atenção esteja voltada para o seu processo de aprendizagem é necessário eliminar os “ralos” de atenção, tudo aquilo que tira o seu foco. Redes sociais, tarefas da casa, conversas paralelas com outras pessoas. Lembra-se da nossa conversa da semana passada? Busque seu micromundo de estudos.

 

A emoção ou a afetividade também fazem parte deste mundo estudantil. Este elemento está relacionado à memória, e quanta mais significativa e positiva, seu cérebro irá retomá-la com mais facilidade em um momento futuro. No momento do estudo, tente associar a temática com algo engraçado, afinal o humor é um canal de acesso fácil às emoções.

 

A motivação é outro fator importante para a construção do seu conhecimento. O que te motiva a estudar? Pois bem, se é apenas para garantir a aprovação na disciplina, possivelmente você terá que dedicar mais tempo ao estudo de determinado assunto. A motivação relaciona-se com a emoção, e se não é prazeroso o conhecimento não é estabelecido. Vale mais uma dica extra, pense na sua formação universitária como um campo interdisciplinar em que cada saber tem sua importância. Valorize o profissional que você deseja ser, as possíveis questões que você encontrará no mundo do trabalho.

 

Enfim, chegamos ao elemento plasticidade cerebral. Você sabe o que é? Resumidamente, é a capacidade adaptativa do cérebro de gerar a formação de novos neurônios e ampliar a arquitetura cerebral e/ou mesmo da estrutura neural se reorganizar a partir de uma experiência nova.

 

A neurociência enfatiza que o homem está em processo de desenvolvimento sempre e nas palavras de Paulo Freire (1921-1997), o ser humano é um ser histórico, cultural, inacabado que está em constante desenvolvimento. Essa relação do homem como ser biológico com o meio social e cultural é o que permite que o cérebro amplie as suas possibilidades.

 

Você deve ter percebido que para aprender não basta apenas abrir o material de estudo. Você pode ampliar a sua atenção para que a memória seja construída. Associar a motivação, a emoção adequada com certeza vai ampliar a sua arquitetura cerebral.

 

E aí, vai colocar em prática esses elementos?

Conta o que achou do texto.

 

Referência:

RIBEIRO, S. Tempo do Cérebro. Estudos avançados 27 (77), 2013

 

 

Profª Stella Silva é Coordenadora da Escola das Licenciaturas,

que envolve os Cursos de PedagogiaLetrasHistória, Biologia 

e  Educação Profissional e Tecnológica.

 

Outras sugestões de postagens pra você...

mulheres em cargo de liderança aumenta no brasil
Número de mulheres em cargos de liderança...
A participação de mulheres em cargos de chefia tem crescido...
Veja mais
Alunos da UNISUAM praticam aula de embalagem
Aula prática de embalagem desafia alunos de...
Os alunos de Design Gráfico da Unisuam, na unidade de...
Veja mais
PPGCR - UNISUAM
UNISUAM forma Doutores em Ciências da Reabilitação...
Em julho de 2023, o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Neilton Siqueira | 12/10/2023 à14 20:41

NeiltonSiqueira39@gmail Caro Mariano: acredito no inverso completamente. Se existe uma coisa que controla sua vida é sua mente inconsciente e esta vai te amarrar no mundo da rotina sem te deixar desenvolver coisas novas e crescer. De tudo aquilo que se passa em nossa mente 5% é mente racional ou seja mente consciente e 95% do nosso cérebro é tomado pela mente inconsciente que trabalha numa velocidade de mais de um milhão de vezes mais rapida que nossa mente consciente. Falo do lado da emoção onde estão nossas crenças e que nos mantém presos a rotinas sem que possamos sermos nós mesmos. Rotina é o que a mente inconsciente mais deseja, fazer que vc se acomode nas rotinas sem buscar coisas novas e crescer.

Adriano Moreira | 24/11/2022 à25 19:02

Uma área de estudo muito complexa porém muito importante o conhecimento do cérebro .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X