Nota 10
09/08/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
Você conhece as áreas da Biomedicina? Esse ramo da saúde está em alta nos últimos anos e se apresenta como uma carreira muito promissora e em ascensão. O profissional que atua na Biomedicina encontra mais de 30 habilitações, que vão desde exames laboratoriais até o desenvolvimento de pesquisas.
A Biomedicina Estética é uma nova área que utiliza métodos e técnicas não cirúrgicas. O profissional aplica procedimentos faciais, corporais e até capilares para disfunções relacionadas ao envelhecimento da pele, tecido adiposo e metabolismo. Portanto, a Biomedicina Estética trata da saúde, bem-estar e beleza do paciente, utilizando bases farmacológicas e cosmetológicas.
Nesse sentido, o profissional da área vai atuar em centros e clínicas de estética, bem como laboratórios. Além disso, ainda pode atuar na área de pesquisa, produzindo e desenvolvendo novos produtos e procedimentos.
👉 Por que fazer Biomedicina?
O profissional que atua nessa área da Biomedicina é responsável por coletar materiais, analisar, interpretar, assinar laudos e pareceres técnicos. Ou seja, realizar exames, análises de amostra de sangue, sorologia, além de gerenciamento de laboratórios são algumas das funções realizadas.
O profissional vai atuar sobretudo em laboratórios de análises clínicas, bioquímicas, hematológicas, microbiológicas, entre outros.
Essa área é voltada para examinar células coletadas no colo do útero. Portanto, o profissional é o responsável técnico, realizando laudos e identificando possíveis anomalias que podem estar associadas ao desenvolvimento de câncer.
A busca pela reprodução humana assistida apresentou um crescimento de 37,5% em 2022. Ou seja, a área se apresenta de maneira bastante promissora para profissionais que desejam atuar em laboratórios, clínicas de fertilização e bancos de sêmen.
O biomédico atua na classificação de óvulos, processo seminal, espermograma, manipulação de gametas e muito mais.
Esta área está associada a tratamentos de leucemia, trombose, linfoma e anemia. Ou seja, a carreira Biomédico Hematologista é de grande importância, pois o profissional será responsável por atuar em praticamente todas as áreas desse campo, como processamento de sangue, exames pré e pós transfusionais, bancos de células e cordão umbilical, bancos transplante de medula, entre outros. No entanto, o ato transfusional fica a cargo apenas de um médico especialista em Hemoterapia e/ou Hematologia.
👉 Onde trabalha o Biomédico?
A Perfusão é responsável por apoiar cirurgias cardíacas. Mas, apenas biomédicos especialistas em circulação extracorpórea podem atuar, sendo responsáveis por desviar o sangue para um aparelho que substitua o coração, quando há a necessidade de paralisar o funcionamento do órgão.
Assim, o perfusionista monitora parâmetros como, oxigenação, temperatura, pressão, volemia e coagulação.
Por fim, temos a Informática da Saúde, campo científico que lida com recursos, dispositivos e métodos de armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas. Ou seja, os novos processos, juntamente com os tradicionais, auxiliam o profissional na tomada de decisão.
Assim, o profissional dessa área biomédica está apto para atuar com sistemas de informação da saúde, prontuário eletrônico, telemedicina, sistemas de apoio à decisão e muito mais.
👉 Biomedicina Estética é o novo módulo da área biomédica da UNISUAM
Venha para a UNISUAM e tenha uma carreira de sucesso!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário