Nota 10
13/06/2024 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
Avaliar o desempenho de um investimento é uma decisão intrínseca e pessoal, baseada no perfil e objetivo de cada investidor. O perfil na grande maioria das instituições é dividido entre Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo.
Portanto, é fundamental conhecer o perfil e objetivo para avaliar de forma satisfatória o desempenho do investimento.
O objetivo tem relação com o que o investidor deseja fazer com o recurso, como por exemplo, aposentadoria; troca de imóvel ou veículo; viagem internacional com a família, qual o sonho ou desejo do investidor.
O ideal é dividir os investimentos em várias “caixinhas” e assim, avaliar o desempenho de cada um dos objetivos de forma isolada, obtendo assim uma maior assertividade no acompanhamento, avaliando se o investimento está com um desempenho satisfatório.
Por exemplo, investimentos realizados para sua aposentadoria, por terem uma visão de longo prazo, podem sofrer, teoricamente, uma maior volatilidade no curto prazo. Já no caso de um investimento para reserva de emergência, o investidor busca maior segurança e menos volatilidade. Um investimento pensando em uma viagem ao exterior, devemos buscar proteção com a variação cambial.
A grande maioria dos investidores, quando vão avaliar o desempenho da carteira, olham para a rentabilidade passada, pensando que essa vai se refletir no futuro. A grande maioria dos produtos levam a observação que “desempenho passado não é garantia de resultados futuros”, apesar disso, muitos realizam movimentações de curto prazo buscando um melhor desempenho.
O ideal é buscar e entender o que levou aquele ativo a ter tal rentabilidade, seja positiva ou negativa, e aí sim, realizar movimentações para buscar uma melhor alocação de seus investimentos e alcançar assim seu objetivo.
Uma outra forma que os investidores avaliam o desempenho de seus investimentos é comparar o rendimento com aplicações diferentes. Comparar investimentos pós fixados com produtos indexados à inflação.
Além dessa questão das classes, não podemos esquecer do risco que cada investimento traz com ele. Não deveríamos comparar um CDB pós fixado de liquidez diária, com Crédito Privado isento, ou um Fundo de ações ou uma ação diretamente. Cada produto financeiro possui um objetivo.
Portanto, eles podem ter rendimentos maiores por apresentarem maiores riscos. Lembre-se sempre: quanto maior o nível de risco, maior o nível de retorno. Um dos pontos mais importantes na análise é identificar a melhor relação risco-retorno.
Realizar o acompanhamento do desempenho dos investimentos com indicadores econômicos pode ajudar a avaliar se a aplicação que você ingressou está cumprindo seu papel, ou seja, se está entregando o desempenho que você precisa para chegar lá.
Também é importante destacar que ao longo da jornada, alguns de seus investimentos podem não caminhar em linha reta. Para isso, é fundamental contar com uma pessoa de confiança na análise, para saber se há necessidade de mudança ou se existe uma nova oportunidade para comprar mais barato.
Por fim, definir a periodicidade desse acompanhamento também é muito importante. Não é ideal ficar diariamente realizando esse acompanhamento, apesar que muitos investidores fazem essa avaliação diária. O ideal é acompanhar mensalmente e realizar ajustes periódicos (trimestral ou semestralmente), dependendo de algumas estratégias podemos até fazer ajustes anuais.
O mais importante é ter a ajuda de um especialista de confiança que vai auxiliar não apenas no acompanhamento como na alocação ou remanejamento de seus investimentos para que seus objetivos e sonhos sejam concretizados.
Texto produzido pelo
Professor Enilton Carlos
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Rodolfo Miranda | 29/08/2024 à40 21:40
Artigo muito esclarecedor, me deu um direcionamento muito importante avaliar os meus investimentos. É importante também saber os tributos sobre os investimentos, esse link abaixo é bem esclarecedor e É explicado através de vídeo. https://meumoney.com.br/index.php/2024/08/26/saiba-como-funciona-o-ir-sobre-o-tesouro-direto/
Deixe um comentário