Nota 10
06/02/2023 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
Como você se imagina profissionalmente daqui há dez anos? Quais as atividades diárias você se vê fazendo? E, principalmente, o que mais te motiva a buscar uma carreira? Essas perguntas são importantes de serem respondidas quando buscamos por uma Graduação. Saber sobre a área de formação e as atividades de atuação diárias da profissão que sonhamos é o melhor caminho. Afinal, Educação Superior é um investimento que envolve a realização de uma parte da nossa vida com a qual vamos conviver, amadurecer e se reinventar ao longo de boa parte da nossa jornada diária por muito tempo.
➡️ Aproveite e veja também: Por que fazer uma faculdade em 2023?
O primeiro passo é analisar as suas preferências, bem como as áreas do conhecimento que você tem mais facilidade. Por exemplo, tem gente que é mais de Humanas, outros mais de Exatas e outros de Biológicas. A partir daí, começa a surgir um direcionamento para as opções existentes, que vai te levar para o segundo passo: conhecer as suas habilidades, identificar as suas características, bem como os pontos mais fortes.
Alinhamento de expectativas também é fundamental. Uma pessoa que deseja trabalhar na área médica, por exemplo, sabe que pode lidar com doenças e ferimentos. É desejável que ela tenha em mente que essa, provavelmente, vai ser uma rotina e que vai precisar lidar bem com isso. Outras expectativas estão relacionadas às possibilidades que a carreira oferece, como faixa salarial e lugares de atuação. Para isso, vale pesquisar bastante sobre os cursos pretendidos e conversar com pessoas que já estão na área para ter mais percepções do mercado de trabalho.
✅ Você sabe quais são os cursos de Graduação mais procurados no Brasil?
Outro ponto muito importante é a instituição de ensino que você vai escolher. Analisar a qualidade de ensino oferecida, a avaliação que possui no MEC (o Ministério da Educação sempre avalia as universidades), o currículo dos professores, como é composta a grade curricular, as atividades oferecidas, as modalidades de ensino e o custo-benefício da mensalidade são elementos primordiais para fazer a escolha certa.
Mas, se ainda assim, a dúvida permanecer, ou preferir ter a ajuda por métodos confiáveis sobre o que é melhor escolher, um teste vocacional sempre é uma ótima opção. Para isso, é importante buscar sites confiáveis, que possuam profissionais capacitados que desenvolvam essas perguntas e dêem uma orientação segura e precisa, como a Workalove, que é uma plataforma digital para gerenciamento de carreira.
A UNISUAM desenvolve, no Setor de Carreiras da universidade, o Vocacionar, que é para todos, alunos e não alunos. Se trata de um teste de orientação profissional gratuito, que através da plataforma interativa da Workalove, ajuda a identificar os interesses, valores e habilidades, combinando com as oportunidades e possibilidades dentro de cada área.
Mas não fica só no virtual. Ao final do teste, um profissional especializado em mentoria de carreiras vai auxiliar na compreensão do resultado, direcionando e tirando todas as possíveis dúvidas para indicar o melhor caminho. O agendamento do teste é feito direto na aba Vocacionar e tem auxiliado milhares de pessoas a descobrir um caminho de sucesso.
✅ Veja também: Como escolher a minha faculdade?
Venha para a UNISUAM e esteja preparado para definir a sua carreira!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário