Nota 10
07/12/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 4 minutos
Papel e caneta na mão, mas pode ser um celular, um tablet… quem sabe uma câmera? Quando pensamos em Comunicação todas essas ferramentas vêm à mente. E muitas outras também. Afinal, o que mais existe nesse ramo são áreas para trabalhar e infinitas possibilidades, principalmente porque se comunicar é uma ação cotidiana.
Vivemos em uma sociedade interconectada, de consumo e que a comunicação é a base para qualquer tipo de interação com o outro. Aliás, essa é umas das atividades que nos caracteriza enquanto sociedade. E, partindo do princípio que as sociedades se transformam o tempo todo, o que esperar do mercado para as profissões dessa área daqui a três anos?
✅ Social Media
A profissão queridinha do momento tem tido muita procura por empresas, negócios em geral e personalidades que buscam mais visibilidade. Este profissional é responsável por gerir, atualizar e gerar conteúdo e tráfego de informações, cuidando da imagem positiva do cliente e atraindo mais público para as suas redes sociais. Também é responsável em contornar situações negativas ou de crise que envolvam o cliente e responder o público para gerar um bom relacionamento.
É uma profissão estratégica, criativa e que envolve muito estudo de mercado, de comportamento do consumidor e dos mais variados perfis e a forma como se posicionam nas redes. Geralmente, são os profissionais de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda que atuam nessa carreira. Uma dica é se especializar em Produção de Conteúdo Digital para ampliar os conhecimentos e ter uma comunicação ainda mais eficiente e assertiva.
? Conheça a nova Pós da UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital
✅ Marketing Digital
Outra carreira que só tende a crescer! Se no Marketing o foco é o desenvolvimento de estratégias de comunicação para que as organizações alcancem os consumidores. O Marketing Digital faz isso através das redes sociais e dos buscadores do Google, utilizando os canais da internet para alcançar o público e vender cada vez mais.
✅ Designer Gráfico
A área de Design Gráfico é diretamente ligada à comunicação visual, como o layout de sites, flyers, banners , embalagens, campanhas e logotipos. Também é possível trabalhar com a diagramação de jornais e revistas, produção de infográficos, animações e até ilustrações. Com muitas possibilidades, o profissional consegue se destacar com as técnicas para desenvolver projetos e a funcionalidade de produtos, aliadas à criatividade e o gosto por referências de arte.
✅ Fotógrafo
A Fotografia envolve arte, técnica e um olhar apurado para fazer o melhor registro com a intensidade necessária. Esse profissional pode atuar no Jornalismo, registrando os fatos e produzindo imagens para as pautas das redações. Também pode atuar na Publicidade ou no Marketing, na produção de imagens de produtos e campanhas.
Outro campo é do de Eventos, como festas de casamentos, confraternizações corporativas e formaturas. No Turismo, com os registros nos pacotes de excursões e viagens. E até mesmo em arte, com fotografias mais conceituais e direcionadas à exposições. Além de fotografar, este profissional entende de iluminação e edição de imagens. Muitos ampliam a atuação para filmagem e conseguem se tornar filmmakers incríveis.
✅ Audiovisual
Já que falamos em filmagem, o setor audiovisual nunca sai do ranking. O Produtor Audiovisual cria conteúdos gerenciando todas as etapas do processo, como a pré-produção, o roteiro, a operação de equipamentos, o conteúdo em si, a edição e a pós-produção do seu produto. Seja no Jornalismo ou na Publicidade, entender as técnicas de captação de áudio e imagem, estudar os melhores ângulos para cada cena e pensar em novas formas de comunicar, faz parte do dia a dia desse profissional.
✅ Edição de Texto
O editor de texto trabalha com revisão, preparação e edição de textos para os mais variados veículos de comunicação, podendo atuar no Jornalismo, editoras de livros, agências de Marketing ou Publicidade. Para quem gosta de escrita e leitura, esse pode ser um ótimo caminho, que muitos profissionais de Letras também seguem. Atualmente e para o futuro, a função de Copywriter é a chance da vez. Este profissional é responsável por criar textos persuasivos, estudando os estímulos cerebrais que levam as pessoas a aderirem ideias ou produtos.
✅ Assessor de Imprensa e Relações Públicas
Essas carreiras têm muita relação com a imagem institucional das empresas e organizações. No caso de Relações Públicas, o objetivo é promover e divulgar ações que refletem a boa maneira como as instituições se apresentam e se comunicam para os seus públicos, trazendo um destaque positivo para as marcas.
Para isso, cria estratégias para transmitir os valores e objetivos da empresa, tanto internamente com os colaboradores, quanto externamente com clientes, fornecedores e em eventos. É possível atuar nessa área cursando Jornalismo ou Publicidade e Propaganda também. E também é possível atuar com Comunicação Institucional ou Corporativa.
Já o Assessor de Imprensa é o jornalista da instituição, que transmite notícias e comunicados para construir um vínculo entre a imprensa e o público alvo, fazendo essa interação diretamente com os veículos de mídia.
E aí, gostou das possibilidades?
Não perca tempo!
Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário