Atenção! Você tem   

Horas
Minutos
Segundos

  para garantir seu desconto!

O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Comunicação: Profissões quentes para 2025

Vivemos em uma sociedade interconectada. O que esperar do mercado de Comunicação daqui a três anos?

  • Nota 10

07/12/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Papel e caneta na mão, mas pode ser um celular, um tablet… quem sabe uma câmera? Quando pensamos em Comunicação todas essas ferramentas vêm à mente. E muitas outras também. Afinal, o que mais existe nesse ramo são áreas para trabalhar e infinitas possibilidades, principalmente porque se comunicar é uma ação cotidiana. 

Vivemos em uma sociedade interconectada, de consumo e que a comunicação é a base para qualquer tipo de interação com o outro. Aliás, essa é umas das atividades que nos caracteriza enquanto sociedade. E, partindo do princípio que as sociedades se transformam o tempo todo, o que esperar do mercado para as profissões dessa área daqui a três anos?

Social Media

A profissão queridinha do momento tem tido muita procura por empresas, negócios em geral e personalidades que buscam mais visibilidade. Este profissional é responsável por gerir, atualizar e gerar conteúdo e tráfego de informações, cuidando da imagem positiva do cliente e atraindo mais público para as suas redes sociais. Também é responsável em contornar situações negativas ou de crise que envolvam o cliente e responder o público para gerar um bom relacionamento. 

É uma profissão estratégica, criativa e que envolve muito estudo de mercado, de comportamento do consumidor e dos mais variados perfis e a forma como se posicionam nas redes. Geralmente, são os profissionais de Jornalismo ou Publicidade e Propaganda que atuam nessa carreira. Uma dica é se especializar em Produção de Conteúdo Digital para ampliar os conhecimentos e ter uma comunicação ainda mais eficiente e assertiva. 

? Conheça a nova Pós da UNISUAM em Produção de Conteúdo Digital

Marketing Digital

Outra carreira que só tende a crescer! Se no Marketing o foco é o desenvolvimento de estratégias de comunicação para que as organizações alcancem os consumidores. O Marketing Digital faz isso através das redes sociais e dos buscadores do Google, utilizando os canais da internet para alcançar o público e vender cada vez mais. 

Designer Gráfico

A área de Design Gráfico é diretamente ligada à comunicação visual, como o layout de sites, flyers, banners , embalagens, campanhas e logotipos. Também é possível trabalhar com a diagramação de jornais e revistas, produção de infográficos, animações e até ilustrações. Com muitas possibilidades, o profissional consegue se destacar com as técnicas para desenvolver projetos e a funcionalidade de produtos, aliadas à criatividade e o gosto por referências de arte. 


Novas ferramentas e tecnologias auxiliam nas áreas da Comunicação

Fotógrafo

A Fotografia envolve arte, técnica e um olhar apurado para fazer o melhor registro com a intensidade necessária. Esse profissional pode atuar no Jornalismo, registrando os fatos e produzindo imagens para as pautas das redações. Também pode atuar na Publicidade ou no Marketing, na produção de imagens de produtos e campanhas. 

Outro campo é do de Eventos, como festas de casamentos, confraternizações corporativas e formaturas. No Turismo, com os registros nos pacotes de excursões e viagens. E até mesmo em arte, com fotografias mais conceituais e direcionadas à exposições. Além de fotografar, este profissional entende de iluminação e edição de imagens. Muitos ampliam a atuação para filmagem e conseguem se tornar filmmakers incríveis. 

Audiovisual

Já que falamos em filmagem, o setor audiovisual nunca sai do ranking. O Produtor Audiovisual cria conteúdos gerenciando todas as etapas do processo, como a pré-produção, o roteiro, a operação de equipamentos, o conteúdo em si, a edição e a pós-produção do seu produto. Seja no Jornalismo ou na Publicidade, entender as técnicas de captação de áudio e imagem, estudar os melhores ângulos para cada cena e pensar em novas formas de comunicar, faz parte do dia a dia desse profissional.

Edição de Texto

O editor de texto trabalha com revisão, preparação e edição de textos para os mais variados veículos de comunicação, podendo atuar no Jornalismo, editoras de livros, agências de Marketing ou Publicidade. Para quem gosta de escrita e leitura, esse pode ser um ótimo caminho, que muitos profissionais de Letras também seguem. Atualmente e para o futuro, a função de Copywriter é a chance da vez. Este profissional é responsável por criar textos persuasivos, estudando os estímulos cerebrais que levam as pessoas a aderirem ideias ou produtos. 


Comunicação é estratégia, técnica, criatividade e ação

Assessor de Imprensa e Relações Públicas

Essas carreiras têm muita relação com a imagem institucional das empresas e organizações. No caso de Relações Públicas, o objetivo é promover e divulgar ações que refletem a boa maneira como as instituições se apresentam e se comunicam para os seus públicos, trazendo um destaque positivo para as marcas. 

Para isso, cria estratégias para transmitir os valores e objetivos da empresa, tanto internamente com os colaboradores, quanto externamente com clientes, fornecedores e em eventos. É possível atuar nessa área cursando Jornalismo ou Publicidade e Propaganda também. E também é possível atuar com Comunicação Institucional ou Corporativa. 

Já o Assessor de Imprensa é o jornalista da instituição, que transmite notícias e comunicados para construir um vínculo entre a imprensa e o público alvo, fazendo essa interação diretamente com os veículos de mídia. 

E aí, gostou das possibilidades? 


Não perca tempo! 

Venha para a UNISUAM e seja um profissional cheio de oportunidades!

Outras sugestões de postagens pra você...

Intercâmbio UNISUAM
Alunos da UNISUAM se preparam para Intercâmbio
No último dia 11 de junho, aconteceu um encontro super...
Veja mais
Maior Congresso Brasileiro de Fisioterapia tem participação...
Com mais de 1800 congressistas e 200 palestrantes, o XXIV...
Veja mais
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da UNISUAM ganha Certificação Internacional
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da UNISUAM...
Mais uma grande conquista para a Pós-Graduação Stricto Sensu da...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X