O que está procurando?

X

BLOG

BLOG

Voltar

Conheça o Programa Aprendiz UNISUAM

Desenvolver as competências essenciais nos jovens para a inserção no mercado de trabalho é o principal objetivo.

  • Nota 10

24/05/2022 por Carolina Grimiao

Tempo de Leitura: 4 minutos

Aprendizes e professoras do Programa (Foto: Maurício Peçanha)

 

 

O Jovem Aprendiz é todo adolescente ou jovem entre 14 e 24 anos que trabalha formalmente obedecendo à Lei da Aprendizagem. Ou seja, ele atua na prática, de carteira assinada dentro de alguma empresa, compreendendo uma parte determinada da carga horária estabelecida pela Lei, e recebe o conteúdo teórico de alguma instituição formadora, completando a outra parte da carga horária total. Isso sem prejudicar os estudos: todo Jovem Aprendiz menor de idade deve obrigatoriamente estar devidamente matriculado e estudando no Ensino Fundamental ou Médio. Os jovens acima dos 18 devem estar concluindo ou ter finalizado o Ensino Médio. 

 

O contrato de trabalho do Jovem Aprendiz não é vitalício. Ele deve obedecer a um prazo de até dois anos. Durante esse período, ele precisa receber a capacitação teórica em paralelo com a prática, que compreende temas de formação profissional e social para o desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho. Dessa forma, o jovem une os conhecimentos práticos adquiridos na empresa e os teóricos adquiridos na instituição formadora para um crescimento completo. 

 

Essas e outras regras que competem ao jovem trabalhador estão previstas na Lei 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Essa Lei prevê que empresas com atuação no território nacional contratem aprendizes em seu quadro de funcionários para exercer funções que possam agregar positivamente a sua formação profissional. De acordo com a Lei da Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários. 

 

? Consulte o Manual da Aprendizagem do Ministério do Trabalho e Previdência e saiba mais sobre a legislação que regulamenta a implementação da Lei da Aprendizagem. 

 

Por que contratar um Jovem Aprendiz?

 

Aprendizes na UNISUAM (Foto: Maurício Peçanha)

Aprendizes na UNISUAM (Foto: Maurício Peçanha)

 

Existem inúmeras vantagens na contratação de um Jovem Aprendiz. Promover a inclusão social e inserir um jovem no mercado de trabalho é uma delas. Quando a empresa dá a um jovem as ferramentas para uma capacitação profissional e ao alinhamento da sua cultura organizacional, ela está promovendo uma oportunidade muito significativa e relevante na sociedade. 

 

Além disso, ela se beneficia em questões práticas e econômicas, como o pagamento de apenas 2% do FGTS, a isenção de multa rescisória e a dispensa de aviso prévio remunerado, uma vez que os contratos possuem tempo limite e já vêm com a previsão de término. Ainda assim, o Aprendiz vivencia todos os outros direitos de um trabalhador formal: férias, 13º salário e INSS são mantidos. 

 

Contar com novos talentos para a troca de experiências entre os profissionais do mercado é uma excelente oportunidade de formar perfis voltados para aquela organização. Ou seja,  além do viés social, é interessante considerar o trabalho com o desenvolvimento das habilidades, trazendo mentes novas para a rotina, observando e aprimorando o potencial que cada jovem pode oferecer. Isso sem contar que a empresa se mostra socialmente responsável, o que agrega muito valor. 

 

Para a aprendiz Roberta Valverde, de 20 anos, o Programa está fornecendo uma base importante para a sua entrada no mercado: “No início a gente aprendeu como se desenvolver numa entrevista. Depois, nos módulos mais técnicos, começamos a ver mais sobre empreendedorismo e apresentação. Isso é muito positivo porque está presente no dia a dia da empresa. Todo conhecimento que a gente recebe em sala de aula é colocado em prática durante a semana.”  Assim como Patrick Maciel, de 19 anos: “A maior diferença que faz pra mim é a oratória e a apresentação no dia a dia do trabalho. Posso dizer que eu não sou o mesmo de quando entrei. Os encontros fazem uma diferença enorme.”

 

 

Você sabia que a UNISUAM é uma Instituição formadora de Jovens Aprendizes?

 

Enquanto Instituição de Ensino, a UNISUAM tem como propósito transformar vidas por meio da Educação. São mais de 50 anos de História e tradição com um ensino de qualidade e acessível a todos. Em uma constante preocupação com as futuras lideranças da nossa sociedade, traz o conhecimento trabalhando performance e empregabilidade, buscando extrair o melhor que cada um pode oferecer.

 

O Programa Aprendiz UNISUAM tem como foco a profissionalização de jovens que precisam estar inseridos no mercado de trabalho sem abrir mão dos estudos, com oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento de competências. Apresentação Pessoal, Comunicação Corporativa, Responsabilidade Social, Ética, Rotinas e Serviços Administrativos são alguns dos conteúdos da capacitação teórica. 

 

Uma das responsáveis do Programa, Suzana Castro Brito reforça a importância desse trabalho: “A UNISUAM carrega a responsabilidade de preparar e capacitar o jovem para ser o protagonista de sua própria história: capacitando – o e  preparando – o  para desenvolver as competências exigidas pelo mercado de trabalho. Em parceria com a empresa em que o jovem atua, visamos construir, juntos, uma linda jornada com um propósito definido e alinhada ao crescimento pessoal e profissional do jovem.”

 

Sem contar a infraestrutura. De laboratórios e biblioteca até o apoio psicopedagógico, o Aprendiz conta com o suporte de um setor de Carreiras, que traz orientação vocacional e prepara para entrevistas. Devidamente registrada e certificada para o desenvolvimento do Programa de Aprendizagem, a UNISUAM presta toda a assessoria à empresa para a pré-seleção e elaboração dos contratos e mantém mecanismos de acompanhamento para controle de frequência e aproveitamento dos Aprendizes nas atividades práticas e teóricas.

 

Conheça mais sobre o Programa Aprendiz UNISUAM e recrute talentos para a sua empresa!

 

Outras sugestões de postagens pra você...

Pesquisadores do Mestrado em Desenvolvimento Local da UNISUAM criam Atlas Da Salubridade Ambiental do Rio de Janeiro em 2022
Pesquisadores do Mestrado em Desenvolvimento Local da...
A região metropolitana do Rio de Janeiro é formada por...
Veja mais
Descubra a influência da Pós Graduação de Direito em Concursos Públicos
A importância da Pós-Graduação em Direito para...
A Pós-Graduação em Direito é fundamental para quem deseja seguir...
Veja mais
Coordenador de Educação Física da UNISUAM comenta...
No último dia 29 de outubro, o Professor Jaime Torres,...
Veja mais

Por Carolina Grimiao

Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.

comentários

Vitoria Aparecida Da Silva Nascimento | 16/05/2023 à05 12:15

Ótimo texto e ótima explicação, queria muito uma oportunidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Entrada Formas de Ingresso
X
Home, Graduação, Formas de Ingresso, Vest Solidário
X
Entrada Graduação
X
X
X
X
Entrada Formas de Ingresso
X