Atenção! Você tem
para garantir seu desconto!
Nota 10
09/02/2022 por Carolina Grimiao
Tempo de Leitura: 2 minutos
Apesar de ter relação direta entre si, essas duas áreas apresentam especificidades muito importantes para o bom andamento de qualquer empresa. São elas que vão garantir um olhar direcionado às questões dos colaboradores. Mas você sabe quais são as diferenças entre esses setores?
O DP é a área que administra os funcionários de uma empresa, ficando responsável pelas atividades referentes a admissão e demissão, como questões contratuais, férias, folha de pagamento e benefícios, por exemplo. No passado, esse setor possuía um viés apenas burocrático e atento às Leis Trabalhistas. Hoje, as gestões já podem trabalhar de forma mais dinâmica, comprometidas com os planos estratégicos das empresas, ocupando uma posição de destaque e com um perfil cada vez mais valorizado.
O RH planeja os processos e promove ações de desenvolvimento das equipes. É ele que vai realizar os processos seletivos (entrevistas, dinâmicas), os treinamentos (se for o caso) e vai orientar sobre a vaga e as primeiras informações, como ambientações nos setores e políticas de gestão daquela empresa. Temas como plano de carreira, clima organizacional e avaliação de desempenho, pensando na retenção desse funcionário, também estão no escopo desse profissional.
Para além dos processos que envolvem as questões trabalhistas, o profissional que atua nas áreas de gestão de pessoas, tanto no setor de Departamento Pessoal, quanto no setor de Recursos Humanos, precisa estar sintonizado com fatores que envolvem o comportamento e as emoções dos colaboradores de uma empresa. Habilidades como negociação e mediação de conflitos, percepção do mercado e boa comunicação também compõem uma rotina de quem está nessa função.
Resumindo, o RH trabalha focado na gestão estratégica de pessoas, enquanto o Departamento Pessoal, nos processos administrativos que envolvem os colaboradores. Ou seja, a parte humana de uma empresa é o que faz toda a engrenagem funcionar, por isso a importância de profissionais que saibam selecionar, treinar e gerir – seja com a parte documental e legislativa, seja entre as relações do indivíduo com o grupo – o organismo vivo de qualquer instituição pública ou privada. Afinal, oportunizar o crescimento das pessoas é uma missão e tanto!
Um caminho muito comum é a Graduação em Administração. De maneira mais ampla, o curso traz um olhar multidisciplinar das empresas e contempla vários aspectos importantes para uma boa gestão, entre eles o fluxo de contratação e as movimentações internas.
Outra possibilidade mais direcionada para treinamentos, orientações e feedbacks é o Curso de Gestão de Recursos Humanos, uma opção cada vez mais procurada por quem quer fazer a diferença com uma postura e uma liderança assertivas.
Agora, uma grande possibilidade de especialização na área é a Pós-Graduação em Gestão de Departamento Pessoal 4.0, onde são desenvolvidas as melhores técnicas de controles de prazos e estratégias de gestão seguras para as empresas.
Na UNISUAM, os futuros profissionais dessas áreas são instruídos por professores atuantes no mercado e com vasta experiência e performance. Sem contar a exclusividade do Preço Fixo do início ao final do curso, ou seja, a mensalidade não aumenta e você sabe exatamente o quanto vai pagar do início ao fim, e o combo de vantagens que vem junto com a matrícula.
Texto com a colaboração de Marcello Silva
Analista de Comunicação do Blog UNISUAM. Jornalista, Historiadora e Psicopedagoga. Mestranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da UFF. Apaixonada por Educação e Cultura Popular.
Deixe um comentário