Nota 10
01/04/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 4 minutos
A jornada acadêmica é repleta de desafios, aprendizados e também de muita desinformação! Seja na graduação, no mestrado ou no doutorado, algumas informações erradas são disseminadas e podem até desmotivar quem quer ingressar na graduação ou fazer uma progressão acadêmica, seguindo estudos para mestrado e doutorado. Por isso, hoje, no famoso Primeiro de Abril, nós vamos desmascarar algumas das principais mentiras acadêmicas e mostrar a realidade por trás delas. Vamos com a gente?
Muita gente acredita que a graduação é apenas um papel que garante um emprego. Mas a verdade é que a faculdade oferece uma série de benefícios que vão muito além do diploma, como o desenvolvimento de habilidades, networking, aprendizado prático e acesso a oportunidades de estágio. Além disso, garante a possibilidade de atuar na área antes mesmo de se formar.
Aqui na UNISUAM, além de apoio dentro da sala de aula, nossos estudantes podem contar com espaços de desenvolvimento de práticas tais como: o Núcleo Hans Donner (NHD), direcionado aos cursos de Comunicação e Marketing; Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que permite aos alunos dos cursos de Direito e Serviço Social desenvolverem habilidades necessárias para a prática da profissão; Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM) prática dos alunos da área da saúde; e o Espaço Maker, oficina colaborativa de criação, produção laboratorial e prototipagem, que estimula a inovação por meio da fabricação digital.
Fake news detectada! O mercado valoriza profissionais que investem em especialização. Uma pós-graduação pode abrir portas para cargos mais altos, melhorar salários e tornar o profissional mais competitivo. Além disso, a pós pode ser decisiva para quem deseja atuar na área acadêmica e de pesquisa. Segundo estudo realizado pelo Instituto Semesp, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), revelou que profissionais com pós-graduação podem ter salários entre 150% e 255% superiores aos daqueles que possuem apenas graduação. Além disso, a pesquisa revelou que 88% dos estudantes matriculados em especialização já estão inseridos no mercado de trabalho.
Muitos acreditam que o mestrado é só para quem deseja seguir carreira na docência, mas isso não é verdade. O mestrado também prepara profissionais para atuar no mercado com mais expertise, aprofundando conhecimentos e desenvolvendo habilidades de pesquisa e análise, que são valorizadas em diversas áreas.
Você sabe a diferença entre o mestrado acadêmico e o profissional? O mestrado profissional foca na aplicação prática do conhecimento, já o mestrado acadêmico, atende àqueles que buscam principalmente aprofundar conhecimentos teóricos. Além disso, o título de mestre serve como pontuação para concurso público, te impulsionando na etapa classificatória, e em alguns editais, servindo de bônus ao salário.
Nada disso! O doutorado exige dedicação, sim, mas não é um privilégio de superdotados. O que realmente conta é a disciplina, interesse na área de estudo e comprometimento com a pesquisa. Muitos alunos conseguem conciliar os estudos com trabalho e outras atividades, desde que organizem bem sua rotina. Em muitos casos, o aluno de doutorado segue com o desenvolvimento da tese, a partir da dissertação trabalhada no mestrado.
Pode até ter festa, nós mesmos promovemos uma super festa de boas-vindas aos nossos corujas (O Ninho Tá On), mas achar que a faculdade é só isso é um grande erro! O ensino superior exige disciplina, organização e dedicação. Claro que momentos de lazer fazem parte da experiência universitária, mas o foco principal é o aprendizado e o desenvolvimento profissional.
Mito total! Não existe idade certa para começar um curso superior. Muitas pessoas entram na faculdade depois de alguns anos atuando no mercado de trabalho ou em busca de uma transição de carreira. Aqui na UNISUAM, a educação é para todas as idades, e foi pensando nisso que criamos a Campanha 50+, na qual concede ao candidato com idade superior a 50 anos, desconto de acordo com a sua idade. Basta conferir nossas formas de ingresso e vir para o ninho.
Seria um sonho, mas não é bem assim. A faculdade exige dedicação sim, através de leituras, pesquisas, trabalhos e empenho tanto dentro como fora da sala de aula. Quem estuda além do conteúdo dado em sala, se destaca e absorve melhor o conhecimento.
Hoje existem diversas formas de ingresso no ensino superior, tais como bolsas de estudo, financiamentos estudantis e programas de descontos tornam a faculdade acessível para muita gente. Aqui na UNISUAM, promovemos desde 2017 o Vestibular Solidário. Já foram concedidas, ao longo desse tempo, mais de 5 mil bolsas integrais, impactando famílias e transformando histórias de vida. Fique ligado em nossas redes, em breve, novidades sobre a próxima edição do Vest Solidário!
Muita gente acha que só consegue estágio nos últimos períodos, mas dependendo do curso, é possível começar a estagiar bem antes. Além disso, muitas empresas oferecem vagas para estudantes do início da graduação. Pensando em vocês, nossos corujas, que preparamos no blog dicas para conquistar uma vaga de estágio. Que tal contar pra gente depois se deu certo?
Se você quer investir no seu futuro acadêmico, não deixe que essas fake news te desanimem! Graduação, mestrado e doutorado são oportunidades reais de crescimento profissional e pessoal. Dê seu próximo passo agora mesmo, confira nossas condições especiais para ingresso.
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário