Nota 10
30/10/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
A Redação do Enem pode ser o diferencial que vai garantir uma boa nota no maior vestibular do país. Assim, é fundamental se preparar bem para essa etapa da prova. Confira agora algumas dicas para arrasar na Redação do Enem.
O vestibular acaba sendo um momento que sobrecarrega o estudante que costuma estar no Ensino Médio e ainda precisa estudar diversas matérias para o Enem. A falta de concentração e até mesmo a negligência pode acabar por deixar o estudo de Redação de lado.
Dessa forma, a melhor maneira de evitar esse problema é desenvolver um planejamento de estudos. Assim, você pode criar estratégias que vão garantir um tempo reservado para o estudo de redações.
Dica bônus: conheça os métodos de estudo Pomodoro e Don’t Break The Chain!
Quanto mais você lê, mais conhecimento do universo das palavras conhece. Assim, é possível desenvolver um vasto repertório de palavras. O segredo de grandes escritores são as referências. Quanto mais leram, mais assimilaram, dessa forma, deram origem a novos escritos.
Além disso, a leitura também garante repertório de assuntos. No Enem, é fundamental obter conhecimentos multidisciplinares, principalmente na etapa de Redação. Conhecendo diferentes universos e, principalmente, sabendo combiná-los, você tem tudo para fazer uma Redação nota 1000!
Confira o noticiário. O que aconteceu no Brasil? E no resto do mundo? Temas como política, economia, podem ser o diferencial não apenas para a Redação, como para toda a prova. O que chamamos de atualidade, representa um apoio para que o aluno desenvolva textos e compreenda temas presentes no vestibular.
Se você estiver bem informado, vai conseguir desenvolver uma boa Redação do Enem. Os textos de apoio garantem contextualização do tema e, a partir dele, basta colocar seu conhecimento para fora.
A Redação do Enem fornece uma frase-tema, juntamente com textos de apoio que geralmente apresentam problemas da sociedade que precisam de intervenção. Assim, é exigido um texto dissertativo-argumentativo, constituído por introdução, desenvolvimento e conclusão. São disponibilizadas 30 linhas para você discorrer sobre o tema.
Observe temas de outras edições para entender o que costuma ser abordado. Faça simulados, pratique provas dos anos anteriores. O Enem costuma seguir um perfil, ou seja, quando se sair bem em uma edição, é provável que o desempenho se repita.
Busque redações que alcançaram nota máxima nas últimas edições e se atente a maneira de estruturação do texto e exposição das ideias. Aqui neste link, você pode encontrar algumas redações de destaque.
Existem elementos que não podem faltar de maneira alguma em sua Redação do Enem, como esses:
O Enem é a maior porta de entrada para as principais faculdades do Brasil e é lógico que isso também se aplica à UNISUAM! E tem mais: a sua nota pode garantir percentuais de desconto de acordo com a pontuação alcançada. Demais, né?
Além de bolsas, só na UNISUAM o aluno sabe quanto vai pagar da primeira até a última mensalidade, já que somos a única faculdade do país com Preço Fixo de verdade!
#BoraFazer a vida acontecer!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário