Nota 10
27/10/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 4 minutos
O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 e, após diversas mudanças, se tornou o principal vestibular do país, tendo como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes do Ensino Médio. Desta forma, ele é a principal porta de entrada de milhões de pessoas ao Ensino Superior.
Para garantir a segurança e a imparcialidade da prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do Enem, estabelece uma série de regras sobre o que os candidatos podem ou não podem levar para o local do exame.
É importante lembrar que o Inep tem o direito de revistar os candidatos e seus pertences antes deles entrarem na sala de prova. Assim, as pessoas que forem flagradas com itens proibidos serão eliminadas do exame.
O INEP disponibilizou, no último dia 24 de outubro, o Cartão de Confirmação de Inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio. Ele pode ser visualizado na Página do Participante e, além do local de prova, conta com número de inscrição, data e hora.
Segundo o estudo realizado pelo Sistema Poliedro e Plataforma da Educação SAS, esses são os temas mais presentes no Enem:
Sabemos que uma das etapas mais importantes da prova é a redação, que vale 1.000 pontos e pode fazer toda a diferença na nota final. Então, é importante estar atento aos possíveis assuntos que podem ser cobrados na prova. Abaixo, listamos 5 temas que podem ser abordados na redação do Enem 2023:
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, impactando a forma como nos comunicamos, aprendemos, trabalhamos e nos relacionamos. Dessa forma, o tema pode ser abordado sob diferentes perspectivas, como os benefícios e os riscos do uso das tecnologias, a necessidade de educação digital e a importância da ética no uso da internet.
O Brasil é um país com grandes desigualdades sociais que se manifestam de diversas formas, como na educação, na saúde, na moradia e no acesso ao mercado de trabalho. Assim, o assunto pode ser tratado sob o aspecto da necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão social e a redução das desigualdades.
O aquecimento global e as mudanças climáticas são problemas globais que já estão causando impactos significativos no meio ambiente e na sociedade. Logo, esse tema seja visto a partir da necessidade de ações urgentes para combater a crise climática e preservar o meio ambiente.
A saúde mental é um tema cada vez mais relevante em um mundo marcado por estresse, ansiedade e depressão. Políticas públicas que promovam a saúde mental e o bem-estar da população por ser cobrada como tema.
O Brasil é um país multicultural, rico em diversidade. O Enem pode trazer esse tema sob o ponto de vista da importância da valorização da cultura e da diversidade, como forma de promover a cidadania e a inclusão social.
Além desses temas, outros assuntos que podem ser cobrados na redação do Enem 2023 são:
É importante ressaltar que a lista acima contempla apenas possibilidades. O tema da redação do Enem 2023 será divulgado somente na data da prova.
Para se preparar para a redação do Enem, é importante estudar os temas citados acima e praticar a escrita de textos dissertativos-argumentativos. Também é importante estar atento às notícias e aos acontecimentos do mundo para desenvolver argumentos consistentes e relevantes.
Seguindo essas dicas, você estará mais preparado para escrever uma boa redação do Enem e conquistar uma boa nota na prova.
O INEP prevê que o gabarito oficial seja divulgado até o dia 24 de novembro, uma sexta-feira.
O resultado será divulgado em 2024, no dia 16 de janeiro.
O Enem é a maior porta de entrada para as principais faculdades do Brasil e é lógico que isso também se aplica à UNISUAM! E tem mais: a sua nota pode garantir percentuais de desconto de acordo com a pontuação alcançada. Demais, né?
Além de bolsas, só na UNISUAM o aluno sabe quanto vai pagar da primeira até a última mensalidade, já que somos a única faculdade do país com Preço Fixo de verdade!
#BoraFazer a vida acontecer!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário