Nota 10
26/02/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 3 minutos
Já tem algum tempo que o BBB é mais que um reality show, se tornando uma grande fonte de cases de sucesso para alunos de comunicação e marketing. E esta referência se tornou mais forte desde a participação da cantora Manu Gavassi na edição de 2020. Aquela edição em questão, marcava o público, por juntar pessoas anônimas, os “Pipocas” e artistas já conhecidos como “Camarote”.
A edição, que ocorreu no mesmo ano que a Pandemia de Covid-19, se tornou uma das edições mais vistas e mais lembradas pelo público, e um dos fatores é a presença da Manu. Até a edição de 2019, os participantes não tratavam as redes sociais como parte fundamental da estratégia de divulgação. E foi a partir da mente criativa de Gavassi que passamos a ter outro olhar sobre essa estratégia inovadora – pelo menos, para aquela época!
Manu Gavassi entrou no BBB 20 já com um plano de marketing estruturado, algo inédito até então. A cantora e influenciadora preparou uma série de conteúdos para serem publicados automaticamente enquanto estivesse confinada, garantindo sua presença digital e criando uma narrativa que engajava o público. Vimos ao vivo estratégias de transmídia bem aplicadas e que cativaram o público. Confira mais detalhes da estratégia:
Antes de entrar no programa, Manu produziu vídeos curtos e bem-humorados, divulgados em seu Instagram e YouTube durante sua participação. Os conteúdos eram como diários fictícios, que refletiam de forma criativa o que ela poderia estar vivendo dentro da casa. Essa estratégia fez com que sua audiência se conectasse ainda mais com sua jornada.
Diferente de muitos participantes, Manu construiu uma imagem autêntica, mantendo um tom espontâneo e coerente com sua personalidade. Ela se destacou com frases de efeito, looks icônicos e um comportamento carismático, que reforçaram sua identidade e tornaram sua marca pessoal ainda mais forte.
Enquanto Manu estava confinada, suas redes sociais se tornaram um espaço altamente interativo. Seus fãs e sua equipe de marketing alimentavam as redes com memes, interações com outros influenciadores e marcas, alavancando ainda mais seu nome.
Manu soube explorar a estratégia de marketing de escassez. Como estava sem acesso ao mundo exterior, sua comunicação era limitada, o que fazia com que cada momento de aparição sua no BBB fosse valioso, incluindo momentos do Raio-X. Essa expectativa gerou curiosidade e manteve seu público engajado até o final do programa.
Após o término do reality, Manu se consolidou como uma das participantes mais bem-sucedidas do programa. Ela fechou contratos publicitários com grandes marcas, impulsionou sua carreira musical e reforçou sua imagem como uma influenciadora autêntica e criativa.
A estratégia de marketing de Manu no BBB é um case de sucesso e pode ser aplicada em diversos contextos, confira:
Crie um storytelling envolvente: Construa uma narrativa autêntica para se conectar com o público. Histórias verdadeiras e bem contadas têm mais chances de gerar identificação. Seja autêntico! Posicionamentos verdadeiros geram identificação e lealdade.
Elabore estratégias digitais: Agende conteúdos para garantir presença contínua nas redes sociais. Invista em formatos diversificados, como por exemplo, explore carrosséis, vídeos curtos, stories e lives para aumentar o engajamento.
Monitore as suas redes: Use ferramentas como Google Trends e Analytics para entender o que está em alta e como você pode integrar isso à sua estratégia. Utilize ferramentas de gestão de redes sociais para agendar, criar e monitorar as redes com sucesso!
Engaje sua audiência: Transforme seguidores em fãs participativos. O conceito de comunidade precisa ser forte para gerar identificação com seu público cativo. Basta conferir o que a Manu Gavassi fez, e o mesmo feito foi conquistado pela Juliette, que venceu a edição 2021.
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Com essas lições, é possível replicar estratégias eficientes de marketing e branding em diferentes áreas. No BBB ou fora dele, planejamento e criatividade são essenciais para o sucesso!
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)