Nota 10
03/05/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
Geralmente quando se pergunta onde trabalha o engenheiro mecânico, a maioria das pessoas relaciona a profissão apenas a trabalhos com sistemas de veículos, mas na verdade, a área é bastante diversificada e possibilita ao profissional um campo de atuação muito mais amplo.
A Engenharia Mecânica é um dos ramos mais antigos da engenharia. Hoje, o setor tem como responsabilidade desenvolver projetos de construção e manutenção de máquinas e equipamentos.
De acordo com o CAGED, o profissional tem um salário médio de R$ 9.220,00, para uma carga horária de 44h e um índice de empregabilidade de aproximadamente 90%, o que indica uma grande absorção de egressos, no mercado de trabalho.
?Saiba tudo: Por que fazer Engenharia Mecânica?
Vamos conhecer as possibilidades?
O profissional de Engenharia Mecânica encontra diversas oportunidades de atuação dentro do setor automotivo. O engenheiro tem a possibilidade de trabalhar com projetos, desenvolvimento, fabricação e até montagem de sistemas de automóveis, motos e máquinas agrícolas.
Também é responsabilidade do engenheiro mecânico se dedicar à dinâmica, desempenho, ergometria e viabilidade, tanto técnica, quanto financeira, dos processos de desenvolvimento dos automotivos.
A indústria aeronáutica é outro setor de grande absorção dos profissionais formados em Engenharia de Produção. É responsabilidade dos engenheiros projetar, fabricar e realizar manutenção de aeronaves e veículos aeroespaciais como aviões, helicópteros e planadores.
O profissional que atua nesse setor, vai desenhar as estruturas, definir materiais utilizados e inspecionar motores, sistemas de combustível e de controle de voos.
?Conheça possibilidades: Engenharia: profissões quentes para 2025
O profissional que atua como engenheiro mecânico naval está envolvido em todo o processo de vida dos veículos de transporte marítimos. Então, é responsabilidade do profissional cuidar da construção, manutenção e reparo de todos os equipamentos de grandes e pequenas embarcações. O engenheiro também é responsável por projetar estruturas e exploração, como plataformas de petróleo.
Além de embarcações e plataformas, o profissional formado em Engenharia Mecânica também é responsável pela construção de guindastes para portos, desenvolvimento de tecnologias contra naufrágio e a administração do tráfego de embarcações.
A indústria de energia é outro setor de grande absorção de profissionais formados em Engenharia Mecânica. Nessa área, o engenheiro é responsável por desenvolver turbinas eólicas, sistemas de energia solar, centrais hidrelétricas e diversos outros sistemas de energia.
O engenheiro mecânico também é peça fundamental na indústria de máquinas, equipamentos e outros tipos de materiais. É responsabilidade desse profissional, projetar e fabricar equipamentos como bombas, geradores, ventiladores e diversos outros equipamentos.
Os equipamentos podem conter diversos tipos de materiais, como metal, plástico e borracha, cabendo ao profissional, a escolha dos mais adequados.
Oportunidade: Faça sua graduação sem reajustes
Em um mercado tão competitivo, uma especialização pode ser o diferencial para sua carreira decolar. A Pós-Graduação em Engenharia de Controle e Automação da UNISUAM é perfeita para o profissional que busca se destacar no mercado e trabalhar com o que há de mais moderno na atualidade.
Os sistemas de automação para residências, comércios e indústrias são a realidade do momento em que vivemos. Com essa especialização, o profissional estará totalmente capacitado para tornar os sistemas produtivos muito mais eficientes, seguros, energeticamente responsáveis e menos onerosos.
Venha para a UNISUAM e esteja pronto para desafios!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário