Nota 10
08/05/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
O profissional de Direito está habilitado para trabalhar em diversos setores da sociedade. Ele está apto para orientar e defender clientes, empresas, organizações e até mesmo o estado, com objetivo de aplicar normas jurídicas.
O Direito sempre está em renovação. Novas leis, normas, tecnologias e mudanças da própria sociedade garantem ao profissional diversas oportunidades de atuação dentro do setor. Segundo o SINE (Site Nacional de Empregos), o salário médio desse tipo de profissional gira em torno de R$ 5.069,31. Dependendo da especialidade, pode facilmente ultrapassar os R$ 10.000,00.
Saiba tudo: Por que fazer Direito?
Conheça algumas possibilidades:
Os escritórios de advocacia são os locais onde os profissionais de Direito mais encontram oportunidades. As atividades vão variar de acordo com as áreas de atuação e o tamanho do escritório, além das posições ocupadas.
Ainda assim, nesses locais, algumas atividades em geral são comuns para a maioria dos profissionais, como atendimento ao cliente, pesquisa jurídica, preparação de documento, gerenciamento de casos e muito mais!
O departamento jurídico é responsável pelas operações das empresas, realizando a gestão de documentos e contratos, se atentando às mudanças de legislação e direitos trabalhistas, com o objetivo de manter a empresa em ordem com os dispositivos legais.
Nos últimos anos, o profissional que atua nesse setor ganhou ainda mais importância, fornecendo estatísticas por meio de indicadores e KPIs, identificando possíveis problemas na organização e soluções, que podem ser fundamentais para o crescimento da empresa.
Olha só: Você sabia que o Direito é um dos cursos de Graduação mais procurados no Brasil?
O profissional de Direito pode realizar diversas atividades no setor público, seja em órgãos governamentais ou entidades públicas autônomas. O trabalho desenvolvido nesses órgãos e entidades deve ser pautado pela manutenção do Estado de Direito, garantindo justiça e bem-estar dos cidadãos.
No setor público, os profissionais podem trabalhar com assessoria jurídica para elaboração de leis, fiscalização e controle de contas, além dos tribunais, atuando como defensor público, promotor, procurador ou juiz.
A consultoria ou assessoria jurídica tem como objetivo auxiliar pessoas físicas, jurídicas e até mesmo órgãos governamentais, fornecendo informações e opiniões sobre assuntos do universo jurídico. Entretanto, é importante entender que não é o consultor que vai representar o cliente.
O profissional que deseja atuar como consultor será responsável por realizar orientações jurídicas, revisão de contratos, análise de riscos e impactos regulatórios e fazer até treinamento de capacitação para clientes.
Uma especialização em Planejamento Tributário pode ser o diferencial para quem segue essa carreira esteja pronto para qualquer tipo de desafio. Na Pós-Graduação da UNISUAM, o profissional terá um sólido conhecimento tributário, se tornando um expert em análise e gestão de assuntos relacionados ao universo tributário.
O setor acadêmico também possui grande absorção de profissionais. Por meio da docência, seja graduação ou Pós-Graduação, ele tem como atividades das aulas, liderar pesquisas e publicações acadêmicas, organização de eventos e trabalhos de extensão.
Oportunidade: Direito está entre as melhores carreiras deste ano!
Venha para UNISUAM e decole sua carreira!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário