Nota 10
18/04/2023 por Fernando Moura
Tempo de Leitura: 2 minutos
O Brasil possui o 5º maior mercado farmacêutico do mundo e em 2018 foi a terceira profissão com mais contratações do país. Ao escolher a Farmácia, você vai poder trabalhar em mais de 130 especialidades, desde a indústria até o setor de estética e cosmética.
Algumas curiosidades são que a área de Farmácia é considerada um serviço essencial e é protegida por um conselho profissional bem atuante.
Há uma diversidade de opções de oportunidades bem distinta no mercado de trabalho, onde o farmacêutico costuma ser bastante exigido e também, bem remunerado.
Vamos conhecer alguns locais onde você vai trabalhar após a sua formação.
Veja: Por que fazer Farmácia?
Desde 2014 a presença do farmacêutico é obrigatória durante o período de funcionamento de farmácias e drogarias, então, o setor se mostra como a maior oportunidade para formados, correspondendo a mais da metade das contratações.
O profissional que atua nesse tipo de estabelecimento tem como responsabilidade comercializar medicamentos, orientar clientes sobre o uso correto, além de conferir a prescrição.
O farmacêutico que optar por atuar em hospitais e clínicas será responsável por gerenciar os medicamentos, ou seja, garantir a armazenagem correta, bem como a distribuição e administração para os pacientes.
Conheça mais: Farmácia e suas diversas possibilidades: saiba mais sobre esse mercado
Os farmacêuticos industriais encontram diversas oportunidades para trabalhar em toda cadeia dos setores de cosmética, farmácia, alimentos e farmoquímica, por exemplo.
O profissional tem atribuições bem variadas, que vão desde a observação de normas e instruções diretas que são emitidas pela Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Farmácia, até as atividades ligadas ao SAC.
Esse setor exige muita responsabilidade e ética dos profissionais e clínicas no cumprimento de suas funções, seguindo com máxima atenção as regras e normas da ANVISA.
O profissional farmacêutico vai atuar na realização de exames laboratoriais e toxicológicos, pesquisa e extensão, gerenciamento de laboratório, planejamento e gestão de serviços, garantia de qualidade, docência em bioquímica clínica e muito mais!
Saiba mais: Como entrar na área da saúde
O farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, desenvolvendo e produzindo pesquisas de medicamentos, compras, distribuição e garantia de qualidade, buscando sempre a melhoria da qualidade da população.
Esse trabalho na promoção de saúde e prevenção de doenças será desenvolvido nos órgãos públicos e secretarias de saúde.
Venha para a UNISUAM, a Faculdade que é a sua cara!
Analista de Marketing das redes e Blog UNISUAM. Jornalista e Pós-Graduado em Comunicação e Marketing em Mídia Digitais.
Deixe um comentário