Nota 10
20/01/2025 por Dianne Caamaño
Tempo de Leitura: 2 minutos
No último domingo (19/01), o primeiro paredão do BBB foi formado, e com isso vieram as estratégias para escapar da berlinda. Afinidades, alianças, escolhas e um pouco de sorte determinaram quem enfrentará a votação popular.
Na vida acadêmica, a dinâmica não envolve líderes ou votação do público, mas também existe um paredão: aquele momento decisivo em que você pode se vê prestes a repetir de semestre ou, pior, precisar abandonar o curso. Assim como no BBB, evitar o paredão requer estratégia, organização e apoio.
Na faculdade, os “votos” que te colocam na berlinda podem vir da famosa procrastinação, aquela vontade de deixar para estudar ou fazer os trabalhos na última hora. O que pode ocasionar na falta de compreensão do que é preciso ser realizadas nas tarefas e dificultar seu aprendizado pleno da matéria; já sabe, as chances de resultar em notas baixas e frustração com aquele módulo é enorme!
As faltas excessivas também podem ser prejudiciais, tanto para seu desenvolvimento no aprendizado como também para o atingimento da % de presença necessária para aprovação. E atenção, essa não é apenas uma definição do game da instituição, e sim do big boss, o MEC.
E por fim, mas não menos importante, a falta de organização. Perder prazos estipulados pelos professores, não revisar os conteúdos previstos e estudar de forma desordenada podem contribuir para o “paredão acadêmico”. Trouxemos anteriormente aqui no blog a indicação de aplicativos de gestão de estudo que podem te ajudar a manter o foco e garantir sucesso no seu aprendizado.
Esses fatores, combinados, podem levar você ao “paredão” da reprovação ou até da evasão do curso dos seus sonhos. E como aqui o foco não é no Gshow, e sim em garantir que você não desista! Por isso, confira algumas estratégias para não cair na berlinda:
Lembre-se: se não cuidarmos das pequenas coisas no dia a dia, o paredão acadêmico pode se transformar em reprovação ou desejo de desistência do curso. Isso significa adiar sonhos, perder investimentos feitos no ensino e sentir o peso do “game over”. Mas a boa notícia é: dá para evitar esse cenário com organização, dedicação e foco. Aqui, você não desiste!
#BBBCoruja
Publicitária e Jornalista, especialista em Marketing e Designer Gráfico. Escrevo por aqui, manda pauta! ;)
Deixe um comentário